Pessoas confiam cada vez menos nas igrejas, e fiéis doam cada vez mais, diz pesquisa

18

Os seguidos escândalos no meio cristão vêm manchando a reputação das igrejas de acordo com uma pesquisa recente, mas em contrapartida, as doações feitas por fiéis aumentaram nos últimos anos.

Uma pesquisa realizada com igrejas evangélicas nos Estados Unidos, pelo instituto Giving USA averiguou que, em 2014, os fiéis doaram o equivalente a US$ 114,9 bilhões em dízimos e ofertas, o que representa um terço do total doado pelos norte-americanos.

De acordo com informações do Christianity Today, mais de US$ 11 bilhões foram doados somente às igrejas da Convenção Batista do Sul, a maior denominação protestante do país. Esse valor é considerado o triplo do que foi doado à maior instituição de caridade da América, a United Way.

Esse cenário mostra uma situação curiosa, pois o Instituto Gallup, um dos mais conceituados nos Estados Unidos, mostra que apenas 42% dos norte-americanos confiam nas igrejas e outros grupos religiosos.


Em pesquisas anteriores, esse índice era superior a 55%, e há três anos, o percentual de pessoas que olhavam para as igrejas com confiança era de 44%.

A pesquisa questionou os cidadãos sobre outras instituições e descobriu que os militares têm a confiança de 72% da população, enquanto 67% disse confiar nas pequenas empresas e 52%, na polícia, em geral.

Mesmo com as constantes quedas na avaliação popular, as igrejas ainda são uma instituição de prestígio, ficando em quarto lugar e à frente da comunidade médica, que tem a confiança de 37% das pessoas, os bancos, 28%, e o Congresso do país, com apenas 8%.

O Conselho Evangélico de Contabilidade Financeira (ECFA, na sigla em inglês) anunciou que os resultados preliminares das doações está sendo “muito positivos” em 2015, e que em 2014, as doações feitas pelas mais de 600 igrejas ligadas à entidade para a caridade subiram 5,9%, o que representou um aumento líquido de receita de 4,2%.

18 COMENTÁRIOS

  1. O importante é não deixar de confiar em Deus e em seu evangelho,as igrejas são dirigidas por pessoas de carne e osso e sujeitas aos erros e ao pecado,se deixarmos de confiar em Deus por causa de um e de outro aí vamos ser simplismente chamados e não escolhidos.E infelizmente ta acontecendo muito isso de a pessoa ficar desacreditada em Deus por causa dos homens.
    mais ta escrito que por causa do aumento da iniquidade no mundo a fé de muitos esfriará.
    agora sobre ofertá na igreja eu oferto na minha congregação e uma vez por mês também oferto no templo de salomão.

  2. Pessoal Cristãos o mau testemunhos de muitos não deve ser impecilio para se deixar abalado com sua fé, visto que cristo disse: “muitos serão chamados mais poucos os escolhidos”, dessa forma ainda são poucos os escândalos comparados com a quantidade dos fies.Que Deus os abençoem.

  3. QUANTO MAIS O DIABO TRABALHA PARA ACABAR COM A IGREJA INCLUSIVE COM A GRANDE AJUDA DESTE SITE PRODUZINDO NOTÍCIAS MALEVOLAS DEFENDENDO GAYS E ATEUS, É LÓGICO OS ESCANDALOS MULTIPLICAM ESTÃO APLAINANDO O CAMINHO PARA SEU MESTRE O ANTI- CRISTO, MAS NÓS CRISTÃOS SABEMOS JÁ ESTÃO DERROTADOS

  4. Parafraseando a Bíblia, “quem é inteligente, torne-se mais inteligente, quem é burro fique cada vez mais burro.” E assim tem sido: quanto mais se comprova a falsidade das seitas evangélicas, mais ainda otários dão seu salário para enriquecer vendilhões do Evangelho.

    • Celia Mulata, eu posso até vislumbrar, sensível que sou, o quanto de bençãos você recebe por ser assim tão dadivosa, tão generosa, tão meigamente aberta ao doar de si àquele que ungistes pastor amado, que das contingências da vida de proteje com forte presença e rígido cajado. Dê, querida Celia Mulata, dê muito, mesmo, ao teu ungido, pois o dar com amor é receber de volta mais amor, e ele vem em grandes bençãos, e isso porque, como diz a Bíblia, Deus ama quem dá com alegria.

      • ao analisarmos isso, vemos que vcs estão comprando suas bençãos, afinal, quanto mais vc dá ($$) mais recebe…

        eu pensava que xessus tinha ensinado a amar ao próximo para se achegar mais a ele, e não ofertar ($$$) para ganhar bençãos!!!

  5. O anti cristo surgirá quando todas as igrejas dirigidas por homens e as religioes forem destruídas, e isto já esta acontecendo o verdadeiro evangelho está sendo esquecido, as pessoas em sua grande maioria esta soltando o reino dos céus e agarrando o reino do mundo, engana se aquele que pensa que Deus olha para numeros, a biblia relata que Deus derrotava exercitos com poucos homens, o que quero dizer é que hoje as igrejas estao abarrotadas de pessoas em busca de riquezas e melhora de vida, mas poucos estao interessados no abençoador, e muitos estao e serao enganados pela propia cobiça, muitos maus testemunhos que trazem vergonha e impedem as pessoas de entrarem no reino dos céus, já viram quantas pessoas estiveram em uma igreja e sairam por causa do mau testemunho? Ninguem é perfeito, mas será que a igreja hoje é a mesma de ontem, o apocalipse diz que quando vir a apostazia entao virá o homem da iniquidade, resumindo quando todos estiverem desacreditados de tudo , entao virá o anti cristo, o poder do dinheiro e as disputas estao cegando a muitos sem querer estao acelerando o que está escrito.

  6. “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.” (2 Pedro 2:1-3)

    Uma dessas palavras fingidas é dizer que o não “dizimista” está debaixo de maldição! Perceba, isso é um retrocesso na fé, pois Cristo morreu para nos resgatar da maldição da lei (Gálatas 3:13)! Reviver uma maldição que não existe mais é o mesmo que negar o Senhor, que nos resgatou de todas as maldições!

    O colaborar descrito na Bíblia para o período da nova aliança é muito diferente do que é amplamente praticado no meio denominacional, que costuma ser rico materialmente, porém ainda miserável aos olhos de Deus (Apocalipse 3:17).

    Em Cristo, ninguém é mais obrigado a dar 10% de uma renda ou qualquer outro valor padronizado a uma denominação! Isso não se harmoniza com o colaborar descrito por Paulo:

    “Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não segundo o que não tem.
    Mas, não digo isto para que os outros tenham alívio, e vós opressão, Mas para igualdade; neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros, para que também a sua abundância supra a vossa falta, e haja igualdade; Como está escrito: O que muito colheu não teve demais; e o que pouco, não teve de menos.” (2 Coríntios 8:12,15)

    Dízimo surgiu antes da lei, mas a forma de o entregar foi definida na lei. Segundo a lei, embora já existisse dinheiro no passado (Gênesis 17), o dízimo deveria ser sempre dos frutos do campo, apenas! O dízimo poderia ser comido, porém o dinheiro não o pode. Em Deuteronômio 14, está claro que Deus não aceitou dinheiro no lugar do dízimo! Você sabia disso?? Você sabia que apenas os sacerdotes que dentre a tribo de Levi são chamados têm ordem para receber os dízimos das gentes? Você conhece algum sacerdote da tribo de levi aqui no Brasil? Mesmo assim, proceder desta maneira é querer reviver a antiga aliança. Nem mesmo em Israel é possível dizimar, pois não há mais templo, nem casa do tesouro! Igreja (prédio) não é casa do tesouro. Hoje, a casa do tesouro é você mesmo, pelo menos se o tesouro habitar em você, isto é, o Espírito de Deus. Vamos estudar e perder o medo de aprender. O caminho da verdade agradece.

    “Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?” (Gálatas 4:16)

    Evangelismo.blog.br

  7. Creio somente em Deus e homem nenhum me controla e engana. Nem pastor e padre e bispo tem autoridade sobre minha vida.No passado era um babaca, mas agora não.

DEIXE UMA RESPOSTA