Esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Rosângela Lula da Silva, mais conhecida pelo apelido “Janja”, fez uma curta publicação que acabou gerando diversas reações nas redes sociais, ao decidir exaltar um suposto “encontro de orixás”.
A publicação de Janja foi em referencia a um jantar na casa do cantor Chico Buarque e da sua mulher Carol Proner, realizado na última quarta-feira. Na ocasião, figuras da esquerda se reencontraram em um momento de troca de afagos publicamente compartilhados.
“Reencontrando amigos e amigas, pessoas muito importantes para a cultura brasileira e a história da América do Sul”, postou Lula nas redes sociais. Entre os presentes estavam Dilma Rousseff (PT), ex-presidente do Brasil e atual chefe do Banco dos Brics.
Também participaram do jantar o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante, e o ex-presidente da Colômbia Ernesto Samper, segundo informações do Poder360.
“Orixás”
Do encontro realizado entre as figuras do Brasil e do exterior, contudo, chamou atenção o destaque dado por Janja em sua publicação. Nela, a atual primeira-dama do Brasil escreveu, incluindo emojis: “Encontro de Orixás!!! Vem coisa boa por aí”.
Orixás são supostas entidades ligadas às religiões de matriz africana como o candomblé, tradição religiosa conhecida por diferentes nomes pelo Brasil, como Xangô ou Catimbó e, de forma mais controversa, a Umbanda e Quimbanda.
Não é a primeira vez que Lula e Janja sinalizam aproximação com as religiões de matriz africana. Em 2021, o atual presidente da República chamou atenção ao receber uma “benção” de uma mãe de santo.
“Ninguém vence a força de Xangô. Você, como um homem de Xangô, enfrentou o que muita gente não enfrentaria: a justiça batida na porta, a dor sofrida e as noites na prisão”, declarou ela em um rito com o atual presidente. Confira:
Lula recebe ‘Zé Pilintra’ em evento com mãe de santo no Ceará