O ativismo LGBT tem conquistado um espaço cada vez maior no universo infantil. Marcas de empresas famosas que há décadas estiveram isentas desse tipo de cenário, como a Mattel, fabricante das bonecas Barbie, agora promovem explicitamente uma agenda em prol do movimento de lésbicas, gays, bissexuais e transsexuais.
Um exemplo recente disso é o lançamento da primeira boneca transexual Barbie, anunciada como uma homenagem à atriz americana Laverne Cox, uma ‘mulher trans’ negra que já atuou em séries como “Inventando Anna” e “Orange Is the New Black”.
Em nota, a Mattel argumentou que a “Laverne foi escolhida pela Barbie® por toda a sua contribuição, impacto, autenticidade e legado”. Segundo a Folha de S. Paulo, a intenção da fabricante da Barbie “é incentivar as crianças a se descobrirem”, neste caso, obviamente quanto à própria sexualidade.
A atriz americana comemorou o anúncio da Barbie trans em sua homenagem, ressaltando que a boneca poderá fazer com que as crianças possam “sonhar grande”.
“Espero que todo mundo possa olhar para esta Barbie e sonhar grande, assim como eu. O espaço de sonhar e manifestar é uma fonte tão poderosa e pode nos levar a alcançar mais do que você mesmo imagina”, disse ela em comunicado.
LGBT no mundo infantil
Assim como a Mattel, a Disney também vem investindo pesado na promoção das pautas identitárias no mundo infantil. Karey Burke, executiva de produção da gigante do entretenimento, por exemplo, declarou que o objetivo da empresa é ter ao menos 50% dos seus personagens LGBTs até o final desse ano.
Charlee Disney, que é transexual e uma das herdeiras da empresa, também se posicionou em favor da pauta LGBT, dizendo que a partir de agora irá cobrar no âmbito político, medidas em prol da causa.
“Eu não ligo para senadores ou tomo medidas. Senti que poderia estar fazendo mais”, declarou Charlee recentemente. Saiba mais, na matéria abaixo:
Herdeira da Disney se declara “homem trans” e defensora da pauta LGBT+