Protagonismo em Movimento: projeto promove conscientização sobre desenvolvimento sustentável em comunidades carentes de Manaus

0

O projeto Protagonismo em Movimento é uma ação social voltada a crianças e adolescentes da Associação para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável (ADEIS).

A ADEIS é uma organização não governamental sem fins econômicos, registrada desde agosto de 2002, que surgiu de um projeto piloto de acompanhamento social e urbano em áreas de extrema carência da cidade de Manaus, com financiamento do Ministério Assuntos Estrangeiros da França e União Europeia/EU. O projeto piloto foi realizado entre os anos de 2002 a 2005.

Com as experiências adquiridas durante esses primeiros anos, foram estruturadas ações voluntárias nas comunidades, para atender áreas como Educação Sanitária e Ambiental, Protagonismo Juvenil, Educação de Jovens e Adultos, Formação Profissional e Geração de Trabalho e Renda, Protagonismo Feminino, Prevenção às DST e AIDS, Fortalecimento Comunitário e Desenvolvimento Institucional, segundo informações do site do programa Criança Esperança.

A ADEIS atua com o propósito de construir coletivamente os processos de inclusão social, econômica e cultural com as comunidades, sempre de forma sustentável, e tem como visão, a ideia de ser referência em sua área de atuação.


Atualmente, a atuação da ADEIS é voltada para comunidades que surgiram da ocupação irregular de terra no estado do Amazonas, e utiliza como metodologia de inclusão a participação dos indivíduos dessas comunidades em programas de capacitação de lideranças e mobilização social, assim como planejamento, monitoramento, avaliação e sistematização de novos voluntários.

Os beneficiados diretamente pelo projeto Protagonismo em Movimento somam atualmente 475 pessoas, e indiretamente outros 1.662 moradores de áreas de risco.

O projeto foi reconhecido pela Unesco e este ano, receberá verbas provenientes das doações feitas ao programa Criança Esperança, para a aquisição de material pedagógico e de consumo para oficinas, e custear o pagamento de profissionais para o projeto, além de ampliar a divulgação de informação nas comunidades e escolas públicas sobre o enfrentamento à exploração e o abuso sexual de crianças, adolescentes em Manaus.

Para saber mais, acesse o site adeis.org.br ou entre em contato através do e-mail coordenacao@adeis.org.br.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Ciente de seu papel junto à sociedade, o Gospel+ disponibilizou um espaço voltado para divulgação de projetos sociais focados em ajudar ao próximo.

Acreditamos que a transformação da sociedade acontece não só através da palavra, mas também de ações efetivas e eficazes, com demonstração de amor ao próximo.

Se você conhece ou desenvolve um projeto social que precise de divulgação, entre em contato conosco através do endereço redegmais.com.br/contato e nos conte! Informe as áreas de atuação, formas de colaboração, meios de contato e visitas, para que possamos colaborar e servir ao Pai, servindo seus filhos.


SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA