Ele faz parte da história da TV brasileira, especialmente do jornalismo. Cid Moreira ficou conhecido não apenas pelo seu trabalho atrás das câmeras, mas também pelo seu timbre de voz icônico. Foi com ele que o apresentador e radialista gravou a Bíblia Sagrada em áudio, mas que também espera anunciar o Evangelho até o fim da sua vida.
“Quando eu saí do Jornal, depois de 27 anos, fui convidado para gravar os editoriais e me convidaram para gravar o Novo Testamento. Eu topei a parada e gravei. Então já ficou marcado na área bíblica”, disse Cid Moreira em uma entrevista para o programa “Nova Talk”, do pastor e apresentador Maurício Fragale.
“Na sequência, recebi um outro convite para gravar passagens bíblicas. Seriam CD’s, na época áurea do CD. Esses CD’s seriam vendidos em bancas de jornais por um preço bem acessível”, completou.
Cid falou de como foi um desafio gravar a Bíblia Sagrada, uma vez que no áudio é preciso transmitir ao ouvindo todas as emoções narradas pelo texto, uma habilidade que só profissionais gabaritados como ele são capazes de desenvolver ao longo dos anos.
“O locutor, preocupado com voz e articulação, foge do status de um ator, por exemplo, que imprime o que ele está sentindo. O locutor fica preocupado com que os outros entendam o que ele está falando. Então, para você desvincular isso da sua mente leva muito tempo. Não é assim de estalo. Muita gente não consegue”, disse ele.
Hoje com 92 anos, Cid Moreira lembra de uma das suas primeiras gravações da Bíblia e se orgulha de ter feito um trabalho que anuncia o Evangelho de Cristo, algo que ele pretende continuar fazendo até o fim da sua vida.
“Na capa do vinil eu escrevi: ‘Há 25 anos, 1/4 de século, eu levo aos lares do país notícias nem sempre boas, que eu procuro amenizar com um ‘boa noite’. Mas a partir de agora eu quero levar o Evangelho, as notícias de Deus até o última dia da minha vida. E é o que eu estou fazendo. Com a ajuda de Deus, estou sentindo esta força imensurável”, disse ele. Assista: