Rede Fale lança campanha contra o “voto de cajado”: “Foco é combater curral eleitoral em igrejas”

31

As indicações de candidatos com tom de determinação feitas por pastores evangélicos é uma prática recorrente nas igrejas, e a Rede Fale iniciou uma campanha para coibir a ocorrência desses casos.

A proposta de conscientização do público é baseada no slogan “Diga Não Ao Voto de Cajado”, numa referência ao instrumento utilizado pelos pastores de ovelhas para guiar seu rebanho.

Com o objetivo de tornar o eleitor evangélico um pouco mais consciente do peso do voto, a campanha quer combater o uso da fé como ferramenta de manipulação eleitoral: “Nosso foco é trabalhar para combater a estratégia de angariação de votos dos membros da igreja como curral eleitoral”, afirma a secretária-executiva da Rede Fale, Morgana Boostel, 27 anos, que é psicóloga e fiel da Igreja Batista.

A Rede Fale reúne membros de diversas igrejas evangélicas, e na entrevista concedida por Morgana ao jornal Estado de Minas, a psicóloga


Um dos cartazes da campanha
Um dos cartazes da campanha

afirmou que a entidade é contra o uso do espaço religioso como plataforma eleitoral. Segundo ela, além da prática não ser um exemplo da “melhor tradição cristã de participação política”, também é proibida pela legislação eleitoral vigente, que proíbe pastores, bispos e padres de fazer propaganda eleitoral e fixar ou distribuir material de campanha nos templos.

Um manifesto divulgado pela Rede Fale pondera que um dos equívocos que podem ser facilmente cometidos por cristãos que se lançam na política é achar que, por ser “crente”, tem uma benção divina para exercer um mandato.

“Essa é a concepção que leva milhões de brasileiros a votar no ‘pastor’ ou no ‘irmão’ abençoado pelo pastor. Como consequência, muitos parlamentares são eleitos sem compromisso com a justiça ou a democracia, e sem coerência partidária, programática ou ideológica, e se tornam ‘despachantes de igrejas’ – gente que vota sempre para a expansão do poder de suas igrejas, associações, rádios e empresas”, alertou a Rede Fale.

 


31 COMENTÁRIOS

  1. Anular o voto só favorece quem está na frente, hoje, a Dilma. Os votos nulos e brancos não entram na conta dos votos válidos, sendo assim o candidato que está na frente precisa de um número menor de votos para levar no primeiro turno. Leia o art. 77, §2º e §3º, Constituição Federal. Este item da CF fala em maioria absoluta, não computando os brancos e nulos. Se vc tem um universo de 100 eleitores, o candidato precisa fazer 51 votos para ser eleito. Mas se 20 anularem, os votos válidos são reduzidos para 80, assim o candidato precisa fazer 41 para ser eleito.

  2. Essa tal rede é satânica e trabalha contra as coisas de DEUS.
    Pois a própria bíblia ensina:

    Quando entrares na terra que te dá o SENHOR, teu Deus, e a possuíres, e nela habitares, e disseres: Estabelecerei sobre mim um rei, como todas as nações que se acham em redor de mim, estabelecerás, com efeito, sobre ti como rei aquele que o SENHOR, teu Deus, escolher; homem estranho, que não seja dentre os teus irmãos, não estabelecerás sobre ti, e sim um dentre eles.
    Deut. 17.14-15

    Moises instruiu o povo de israel a não escolher alguém que não fosse dentre seus irmãos para governar sobre eles.
    É TRABALHO DO PASTOR INSTRUIR DE FORMA CORRETA, O seu povo a votar na pessoa certa.
    É trabalho do pastor conduzir as pessoas a votarem em políticos que possam trabalhar em favor do evangelho, e proibir certas leis de serem aprovadas, e causando assim o impedimento da pregação do evangelho….

    DIGO DE NOVO, ESSA REDE É SATÂNICA, E OS QUE CONCORDAM COM ELA TAMBÉM SÃO FILHOS DAS TREVAS, POIS Querem que o povo da igreja votem em qualquer um,
    MAS A PALAVRA DE DEUS É CLARA:
    estabelecerás, com efeito, sobre ti como rei aquele que o SENHOR, teu Deus, escolher.

    E AINDA CONFIRMA QUE NÃO DEVEMOS VOTAR EM PESSOAS CONTRARIAS A NOSSA FÉ.
    homem estranho, que não seja dentre os teus irmãos, não estabelecerás sobre ti, e sim um dentre eles.

    • E esta Mulher tem coragem de dizer que é cristã ? observando oque escreveu , ela esta mais pra uma ateia e esquerdista ! e diz que é BATISTA !!! não tem a minima noção de reino !
      alguem precisa avisar ela que o partido dela é que esta usando o programa bolsa família como voto de cabresto ! ésta sem noção vem pousar de paladina da verdade ! só Jesus nesta causa viu !

    • Essa é a Rede Fale, eles recebem alguma mamata do PT, lembra-se que eles foram recebidos pela Dilma?? Não quiseram recebem o Feliciano, Malafaia, mas receberam esta desgraça da Rede Fale!!!

  3. Essa Rede FALE, só fala bobagens, não passam de uns esquerdistas aliados do PT, por isso estão engajados nesta campanha, pois sabem que a grande maioria dos evangélicos estarão votando na Marina, e a Dilma perdendo eles também perderão a mamata que recebem do PT. Cala a boca REDE FALE!!!!

    • E ainda exigem respeito, nos ofendem e ainda exigem respeito, os evangélicos devem pedir uma lei especial para eles, já que os ativistas gays querem uma e nós também queremos!!!

  4. Este Rede fale,melhor calar a boca,querendo ferir a democracia com essa desculpa meia-boca,q perda de tempo.Até pq com pastor ou sem pastor,VOTO EM QUEM EU QUISER! So falta dizer que o pastor ta do lado da urna com a gente,ignorante.kkk

  5. ah regis nem vem com essa vc é contra qlqr evangelico, e não posta com pena da sociedade é por preconceito mesmo,ate pq pra mundano todo pastor é ladrão. E estou certa vc sabe…

DEIXE UMA RESPOSTA