A edição de janeiro de 2013 do jornal Mensageiro da Paz, da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), trouxe uma matéria intitulada “Pentecostalismo manterá protestantismo vivo”, na qual afirma que o crescimento do segmento pentecostal irá sustentar a existência das igrejas cristãs protestantes ao redor do mundo.
O relatório aponta que 70% dos 900 milhões de protestantes no mundo são pentecostais. O estudo diz ainda que, em 2025, os pentecostais serão mais de um bilhão em todo o mundo, o que representaria 45% de todos os cristãos, incluindo católicos, ortodoxos e protestantes em geral.
No Brasil, as igrejas pentecostais estão apresentando uma grande expansão, de acordo com Censo 2010 realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com crescimento na casa de dois dígitos em relação ao levantamento de 2000.
O Censo constatou o aumento em todas as regiões do Brasil. Outra pesquisa, realizada em (2006) pela Pew Research Center, relata também que a maioria dos evangélicos no Brasil foi identificada como pentecostal.
De acordo com o portal Noticia Cristiana, a reportagem do jornal da CPAD, repercute uma estimativa já antiga do Instituto Hartford de Pesquisa Religiosa, publicada pelo MP em janeiro de 2006, relatando o crescimento dos pentecostais no mundo.
Por Dan Martins, para o Gospel+