Conseguir manter um ministério pastoral longo e próspero, segundo a vontade de Deus, é o desejo de todo pastor comprometido com o Evangelho de Jesus Cristo. Sobre isto, Rick Warren pode estar de consciência tranquila, já que após 43 anos de atuação, ele resolveu anunciar a sua aposentadoria.
O pastor da Igreja Saddleback, na Califórnia, já havia anunciado a intenção de se aposentar, conforme o noticiado pelo GospelMais em 3 de junho deste ano. Agora, a decisão foi comunicada e é oficial.
No lugar de Warren, assumirá a liderança da Saddleback o pastor Andy Wood e a sua esposa. Ambos passaram por um longo processo de avaliações e conversas. Outros 100 nomes também foram considerados.
“Kay e eu acreditamos muito nesse casal. Nós os amamos muito e estamos confiantes de que Deus os preparou e os escolheu para pegar o bastão e correr a próxima etapa da maratona da [Igreja de] Saddleback”, disse Warren em um comunicado.
Última pregação
No dia 28 de agosto, Rick Warren fez a sua pregação de despedida em sua igreja. Para isso, ele pregou o mesmo sermão que fez quando assumiu a denominação, palavra por palavra. Contudo, antes disso o pastor ficou emocionado.
“Você vai me fazer chorar. Eu já te disse ultimamente que eu te amo?”, disse ele para a igreja, que atualmente possui uma frequência semanal de 24 mil pessoas. Com o apoio da sua denominação, Warren já levou o evangelho a 197 países, batizou cerca de 56 mil novos crentes e conseguiu arrecadar US$ 1 bilhão para a obra missionária.
Na pregação de despedida, ele destacou os efeitos positivos do seu livro best-seller Uma Vida com Propósitos, explicando que a sua aposentadoria é parte disso. Agora, os propósitos para a sua igreja se seguirão, e ele exemplificou o que sonha para ela nessa nova fase.
“É isso que significa ser dirigido por um propósito: comece com o fim em mente. Saiba para onde está indo (…). Sucesso não é tamanho. Sucesso é vida transformada. Você vai me ouvir dizer isso mil vezes nos próximos anos”, declarou, segundo a CHVN Rádio.
“É o sonho de um lugar onde os feridos, os desesperados, os desanimados, os deprimidos, os frustrados e os confusos encontrarão amor, aceitação, cura, esperança, perdão, orientação, encorajamento e apoio. É um sonho de compartilhar as boas novas de Jesus Cristo, que mudam vidas, com centenas de milhares de residentes no condado de South Orange”, concluiu o pastor.