A chamada Igreja-mãe das Assembleias de Deus no Brasil irá celebrar os 108 anos de sua fundação no próximo dia 13 de junho, e o pastor Samuel Câmara confirmou a presença do presidente Jair Bolsonaro (PSL) na festa.
Nas redes sociais, Câmara – que é irmão do pastor Silas Câmara, presidente da bancada evangélica e um dos apoiadores de Bolsonaro na Câmara dos Deputados – compartilhou um resumo do evento, que se estenderá até o dia 15 de junho.
O local das principais atividades durante a celebração dos 108 anos da Assembleia de Deus em Belém serão realizadas no Centenário Centro de Convenções, na avenida Augusto Montenegro.
“Glória a Deus! Há 108 anos, no Brasil, começou o maior movimento pentecostal da atualidade, um dos mais importantes movimentos da história da fé cristã. Glória a Deus! Pois começou no meio dos crentes em Jesus, os quais começaram a indagar sobre o poder do Espírito Santo e acerca dos dons espirituais citados nas Escrituras: essas promessas registradas na Bíblia são para nós hoje? E quando Deus respondeu a essa indagação sincera de corações sedentos com o derramamento do Espírito Santo, o fez do mesmo modo que no princípio da Igreja de Jesus Cristo, em Jerusalém. Foi assim que se formou a Assembleia de Deus, em Belém do Pará”, escreveu o pastor em sua página no Facebook.
Na publicação, o pastor contextualizou o cenário do surgimento da denominação no Brasil: “São passados 108 anos, e temos um exército de irmãos abençoando a nação! O fato de a pequena Belém, do início do Século XX, ter sido o alvo da escolha divina para iniciar esse grande movimento pentecostal é algo surpreendente. Belém era uma cidade de economia decadente, com o fim do ciclo da borracha”, afirmou.
“Glória a Deus por causa das muitas outras denominações evangélicas, pelo bendito trabalho que têm realizado”, acrescentou o pastor.
Confira a íntegra da publicação:
Glória a Deus! Há 108 anos, no Brasil, começou o maior movimento pentecostal da atualidade, um dos mais importantes movimentos da história da fé cristã. Glória a Deus! Pois começou no meio dos crentes em Jesus, os quais começaram a indagar sobre o poder do Espírito Santo e acerca dos dons espirituais citados nas Escrituras: Essas promessas registradas na Bíblia são para nós hoje?
E quando Deus respondeu a essa indagação sincera de corações sedentos com o derramamento do Espírito Santo, o fez do mesmo modo que no princípio da Igreja de Jesus Cristo, em Jerusalém. Foi assim que se formou a Assembleia de Deus, em Belém do Pará.
Glória a Deus, pois são passados 108 anos, e temos um exército de irmãos abençoando a nação!
O fato de a pequena Belém, do início do Século XX, ter sido o alvo da escolha divina para iniciar esse grande movimento pentecostal é algo surpreendente. Belém era uma cidade de economia decadente, com o fim do ciclo da borracha. Além disso, por não dispor de saneamento adequado, sua população sofria terrivelmente por causa dos surtos de febre amarela, malária, lepra e tuberculose, assim como de muitas outras doenças tropicais.
Deus começou essa obra com dois estrangeiros, Daniel Berg e Gunnar Vingren, que vieram sem nenhum apoio financeiro ou suporte missionário; além disso, nem mesmo sabiam falar a nossa língua. O pequeno rebanho que conseguiram reunir contava menos de vinte crentes, sem personalidades de destaque em qualquer área.
Glória a Deus! Pois foi exatamente nesta cidade e com esse pequeno grupo que o Senhor começou esta obra vitoriosa, que depois se expandiu vigorosa para abençoar o Brasil e o mundo. Hoje, esta obra está presente em cada recanto deste imenso País e já alcançou cerca de 180 países do mundo!
Glória a Deus porque os crentes avivados pelo poder do Espírito resolveram viver como agentes da bênção de Deus, orando e pregando, levando milhões ao conhecimento do amor de Deus por intermédio de Jesus Cristo!
Glória a Deus por causa das muitas outras denominações evangélicas, pelo bendito trabalho que têm realizado! Mas temos de glorificar o nome do Senhor Deus, pois que, sem a Assembléia de Deus, a história da evangelização do Brasil ainda estaria escrita de modo débil e inexpressivo. Mas, longe de nos vangloriarmos, isso é motivo de glorificarmos ao Senhor Deus, pois a glória pertence a Ele!
Glória a Deus! Pois chegamos à grande celebração dos 108 anos da Assembleia de Deus em Belém e no Brasil.
Veja, abaixo, a programação da nossa festa, para que você possa agendar a sua participação conosco, com a permissão de Deus.
● Dia 08 de Junho: 10h00, Casamento Comunitário, para 300 casais, no Templo Central.
● Dia 10 de Junho: 10h00, Sessão Solene em Homenagem aos 108 anos, na ALEPA.
● Dia 13 de Junho: 09h00, Sessão Solene em Homenagem aos 108 anos, na Câmara Municipal; 16h00, Convenção da CIMADB, no Centenário; 20h00, Solenidade Cívico Religiosa de Abertura das Celebrações, no Centenário Centro de Convenções (Av. Augusto Montenegro) com presença confirmada do Excelentíssimo Senhor Presidente da República Jair Messias Bolsonaro.
● Dia 15 de Junho: Pela manhã – 08h00, Concentração, na Escadinha e Av. Presidente Vargas; 09h00, Grande Culto ao ar livre de Abertura das Festividades de 108 anos com Reconstituição da Chegada dos Missionários, na Praça da República; Tarde e Noite – 16h00 e 19h00, Cerimônia de Celebração, no Centenário.
Glória a Deus pelos 108 Anos da Assembleia de Deus! Temos um exército de irmãos e irmãs abençoando a nação! Estamos prontos para servir à nossa geração. Nesta festa, com certeza, provaremos um pouco mais do poder de Deus para cumprirmos essa bendita tarefa!
Glória a Deus porque marchamos avante na certeza de que o melhor da bênção de Deus ainda está por vir. Glória a Deus!
Samuel Câmara
Pastor da Assembleia de Deus em Belém