A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) lançou uma edição especial da Bíblia com comentários de Martinho Lutero, chamado pai da reforma protestante. A edição especial foi lançada em outubro, mês em que se comemora o aniversário da Reforma Protestante.
Os textos foram traduzidos há anos do vasto acervo deixado pelo teólogo. O texto bíblico foi impresso na tradução de Almeida Revista e Atualizada.
A obra está voltada para a compreensão histórica e exegética dos textos bíblicos, e também para uma orientação pastoral e prática.
As reflexões e comentários de Martinho Lutero estão direta ou indiretamente relacionadas ao texto bíblico. Elas foram extraídas das obras do teólogo publicadas em português pela Comissão Interluterana de Literatura (CIL), instituição formada por representantes da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).
As obras consultadas pela SBB foram o devocionário Castelo Forte, de 1983, a obra Pelo Evangelho de Cristo, de 1984 e a coleção Martinho Lutero – Obras Selecionadas, volumes 1 ao 11.
A contribuição de Lutero na caminhada do cristianismo é reconhecida por diferentes correntes cristãs, e citada por muitos escritores do meio juntamente a outros reformadores, como João Calvino, Phillip Melanchthon, Ulrico Zuínglio, Thomas Müntzer, Martin Bucer, entre outros.
Por Jussara Teixeira para o Gospel+