O humorista Danilo Gentili foi censurado pela direção do SBT em relação às piadas que seu programa fazia sobre pastores. A decisão seria resultado de uma suposta pressão da TV Record, que pertence ao bispo Edir Macedo.
O talk-show The Noite costuma receber pastores para entrevistas, e geralmente são montados esquetes com piadas sobre características da religião. O próprio Gentili já fez troça com os pedidos de dízimos que são feitos nos cultos evangélicos.
De acordo com a jornalista Keila Jimenez, do portal R7, “Danilo Gentili deve passar longe das piadas sobre religião. Todas as religiões”. E o motivo para essa limitação seriam as piadas feitas justamente com os evangélicos.
“Fontes do SBT garantem que o humorista foi enquadrado pela direção após fazer graça com evangélicos em seu programa. Por sinal, foi isso o que realmente pegou quando a Record resolveu não liberar os seus artistas para o Teleton. Claro que as gracinhas de Danilo com Xuxa não foram bem-vindas na emissora. Mas o fato do humorista debochar dos evangélicos, religião da mulher e das filhas de Silvio Santos, foi o real motivo da confusão”, escreveu Jimenez.
A decisão do SBT foi tomada de maneira rápida para contornar o mal-estar com a Record, que chegou a dizer que não liberaria seus artistas para participarem do Teleton justamente por conta das piadas de Gentili.
Após conversas, a Record anunciou que vai liberar Xuxa, Luiz Bacci, César Filho e Gugu para participarem da maratona beneficente promovida pelo SBT em prol da AACD.
“Não é a primeira vez que Gentili arruma encrenca ao falar sobre religião. Em 2011 , ele fez uma piada infeliz sobre os judeus e depois pediu desculpas publicamente. Silvio também tem dado indiretas no ar que não quer os apresentadores do SBT fazendo graça sobre políticos”, escreveu Jimenez, lembrando uma indireta dada pelo dono da emissora sobre as críticas que Gentili costuma fazer contra o PT.
Relembre uma piada feita com pastores pentecostais no dia em que Silas Malafaia foi ao programa: