Pastor Silas Malafaia explica que temer a Deus não é ter medo d’Ele: “É confiar em Seu infinito amor e abominar o pecado”

19

No meio cristão, o temor a Deus é pregado como forma de conselho que, se seguido, resulta em boa conduta e bem-aventurança.

Este temor, no entanto, é facilmente confundido com medo, pois as palavras possuem significados muito próximos. O conceito, porém, é bastante distante do medo, diz o pastor Silas Malafaia.

“Biblicamente falando, temor não é medo. Se assim fosse, o temor a Deus não seria a causa de grande prazer para o justo, pois o medo não traz prazer, alegria, felicidade; traz inquietação ante a percepção de um perigo real ou imaginário, de uma ameaça”, elucida o pastor.

O artigo sobre o tema escrito por Malafaia afirma que “temer a Deus não é ter medo de Deus, como se Ele fosse um Ser iracundo, perverso, que está sempre pronto a exercer o juízo, e nunca misericórdia”.


O pastor explica: “Esse não é o Deus justo, amoroso, bondoso e misericordioso revelado na Bíblia. Ele ama a justiça e o juízo, a terra está cheia da bondade do Senhor (Salmo 33.5). Sendo assim, o medo não é adequado em relação a Ele, nem é comum a quem o conhece bem”.

O líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) afirma em seu texto o que é temer a Deus: “É reconhecê-lo como o Deus único, verdadeiro, Criador e Senhor absoluto sobre tudo e todos. É ter a consciência de que a nossa vida e tudo quanto existe depende daquele que vive e reina para sempre, que Ele tem o controle sobre tudo”.

Ainda nesse contexto, Malafaia diz que temer ao Senhor “implica obediência” e “confiança absoluta no Seu infindo amor (Provérbios 14.26) e aversão às coisas que Ele condena: o mal, a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa (Provérbios 8.13). Devido à Sua natureza santa, Deus abomina o pecado”.

Silas Malafaia diz que a forma de reconhecer se uma pessoa teme a Deus ou não é “pelas palavras, escolhas e atitudes dela”, e resume: “Uma pessoa que teme a Deus e reconhece a soberania do Senhor aparta-se do mal, busca o bem, promove a paz e tem sabedoria, alegria, vida, porque guarda os mandamentos divinos e submete-se à orientação e vontade dele, sendo bem-aventurada, bem-sucedida em tudo, recebendo do Senhor sabedoria, cuidado, vida e provisão (Provérbios 10.27; 14.27; 15.33)”.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

19 COMENTÁRIOS

  1. A DIFERENÇA DO QUE SERVE E NÃO SERVE DO IMPIO E DO JUSTO…ESQUECEU ELE DE DIZER QUE O TEMOR É O PRINCIPIO DA SABEDORIA…É POR ISTO QUE MUITOS CAEM ACHAM QUE NADA TEM PERIGO E SE ARRICAM EM COISAS QUE DEVERIAM NEN CHEGAR PERTO

  2. O temor do Senhor e o principio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino,pois também o temor do Senhor e o principio da sabedoria e o conhecimento do Santo e a prudência, pois se es sábio, para te mesmo es, se es escarnecedor tu somente tu o suportaras, pois o temor do Senhor conduz a vida, aquele que o tem ficara satisfeito e mal nenhum o visitara, AI Pastor e assim que eu gosto palavras sabias e ensino correto, quando o Silas fala a luz da Palavra com certeza eu apoio, e para aqueles que vao com certeza criticar de antemão já deixo também este aviso devemos apoiar o que e bom o que e ruim lancemos aos porcos, A TESTEMUNHA DE BELIAL ESCARNECE DA JUSTIÇA I A BOCA DOS PERVERSOS DEVORA A INIQUIDADE, PREPARADOS ESTAO OS JUIZOS PARA OS ESCARNECEDORES E OS AÇOITES, PARA AS COSTAS DOS INSENSATOS

  3. Temer a Deus é ser Fiel a Ele, é acreditar que mesmo quando tudo estiver ruim, mesmo assim Ele não deixará de nos carregar no colo! É ter FÉ!!! É saber que Ele está no controle de tudo e não nós; pode saber que quem não teme a Deus acaba se frustrando com muitas coisas, simplesmente pq não consegue acreditar em algo que não consegue ver! Mas a Bíblia diz: Bem aventurado os que não viram mas mesmo assim creram!!!

  4. Eu tenho temor a Deus mas tenho medo do Silas, quando ouço o nome dele me dá uma sensação de perigo e procuro proteger minha carteira já que tenho cleptofobia klkkkkk

    • SEJA verdadeiro, você pode ser gay como você mesmo afirmou, agora vir falar esta asneira, ai tu saltaste Corguinho, você tem medo e das falas dele em relação as verdades bíblicas em relação ao homossexualismo então seja sincero em seus motivos, pois você não e obrigado a gostar de ninguém que seja contrario a isto, pois você bem sabe que ele nunca te roubou nada, e nem tao pouco e um batedor de carteira, se você tem queixa contra ele por roubo então vai a uma delegacia e registra a ocorrência A e outra não seja também mentiroso em dizer que tem temor de Deus porque se você tivesse você não diria que prefere seus filhos como gays a ser um evangélico, então não fiques a falar bobagens

      • hahaha, como você sabe o que eu sinto? Não é porque sou gay, que não gosto desses projetos de pastores, que discordo muito da Bíblia, que não gosto de religião e que não sou trouxa, isso faz de mim um ateu? Wrong! eu creio em um pai justo, que observa tudo o que se passa no coração de todos, uma pessoa que cuida de nós sem pedir dinheiro, que realmente ama seu próximo e estende a mão, que quer que façamos boas ações, esse é Deus pra mim, não sei se ele é homem, mulher, negro, branco, gay, hétero, criança ou idoso. É um ser movido de sentimentos!

        • Você não deve olhar pelo que ele e, mas sim pelo que ele afirmou QUE E BIBLICO E CORRETO, ou então você não leu o meu comentário bem lido, eu estou ai concordando e com a Palavra que foi falada não com quem esta falando, se você como um gay falar da Palavra e ela esta a luz da Palavra de Deus e evidente que vou concordar com a sua Palavra, ai eu não estou concordado com sua condição de vida, estou concordado com o que você escreveu ou o que saiu de sua boca, ai que esta a diferença entre o que cre e o que não cre, nem tudo que um pastor fala eu concordo seja ele quem for, eu ando e pela Palavra não por falas de homens, seria difícil compreender isso, não importa de quem vem a Palavra se ela esta A LUZ DA PALAVRA DE DEUS eu aceito se não esta eu jogo fora, entendeu senhor Diogo,

  5. eu creio… deus é poderoso para me direcionar à sua obra.
    quantos de nós já erramos?
    é hora de acertar. aceite jesus como seu único salvador.

    As igrejas evangelícas são projeto de Deus.

    mas infelizmente tem poucos que fazem falsas doutrinas e ainda espalham que é igreja evangelíca. pois não cabe a nós jugar, e sim, distanciar indo para uma verdadeira doutrina (evangelíca).

    para cada um de nós identificar primeiro:
    1- a palavra de Deus é a base de uma igreja, que incentiva a ler e refletir. e mais não é só deus, não é só jesus e não é só espirito santo. são todos: pai, filho e espirito santo.
    2- cultos de adoração e sacrifícios para Deus.
    3- trabalhando para vitoria. fazendo bons atos, dando o ótimo testemunhos e em tudo colocando a deus em primeiro lugar até o fim na terra e no céu.

    perguntas para você refletir:

    1- para que imagens sendo que deus pedi a exaltar dizendo o teu santo nome?

    2- Jesus veio e nos ensinou a ler a biblia. por que você rejeita-la?

    3- se você ficou nervoso em ler as duas primeiras questões? se Deus diz amar uns aos outros. Deus, Jesus e o espirito santo te amam, entregue a sua vida a Jesus e perseverá até o fim.

    gloria a Deus

    que a paz estejam com todos vocês, em nome de Jesus. Amém.

  6. OS FALSOS PROFETAS UTILIZAM-SE DE MEIAS VERDADES PARA ENGANAR O POVO. UMA PESSOA QUE JÁ ENSINOU QUE SEXO ANAL ( SODOMIA ) NÃO É PECADO, COMO DISSE SILAS MALAFAIA, NÃO TEM MORAL PARA DIZER MAIS NADA. PERDEU O CRÉDITO.

  7. Em proverbios 3:5 diz “confie no SENHOR de todo teu coração e não se apóie na sua própria inteligência”
    Tema o Senhor Deus Salmo 111:10 mas confie somente no Senhor

  8. Enquanto vcs brigam e falam asneiras:

    para cristãos: pessoas ainda morrem ser conhecer jesus o único q é vida. e cuida da sua vida tbm.

    para ateus/ou seja lá oque for: cuida da sua vida e veja oq e bom p vc mesmo além de cuidar da vida dos outros.

    o inferno existe e cada dia milhares de pessoas vai p lá, cuide para que vc não seja mais um, não desejo isso pra ngm.

  9. Não gosto de religião…amo a DEUS e acredito em uma força espiritual, acredito em Jesus Cristo…
    tenho fé e me sinto melhor quando minha fé está forte…não gosto de igrejas….o maior pastor de todos os tempos não pregava em templos…pregava nos montes…em barcos…e não possuía riquezas…morreu em uma cruz para salvar a humanidade…o grande problema das religiões, eu digo todas….só visam bens materiais , seus líderes não acreditam em Deus e nem tem medo do inferno…todos são milionários e são falsos e muitos deles deveriam estar presos…a igreja católico foi a mais criminosa… matou milhares de pessoas e até hoje é responsável de vários crimes pedofilia entre outros…os evangélicos são outra raça ruím e alienada…eles acreditam que só eles são salvos…que os demais todos vão para o inferno…
    as igrejas evangélicas foram criadas a pouco mais de 200 anos…e quem morreu antes?? foram todos para o inferno??
    eles vivem em conflitos entre eles…brigam por fieis ( pelo dizimo)….cada um que dizer que a sua é que é a certa….
    a mulher que cortar o cabelo vai para o inferno…congregação ( bocado de maluco)
    se doar sangue vai para o inferno….testemunho de Jeová…
    quanto maior a doação maior o milagre….universal, Deus é amor….entre outras..
    quer dizer que a bondade de Deus é medida pelo valor ofertado….
    os fieis em todo o mundo é lesado descaradamente…e nada pode mudar..o evangélico que ler o que eu escrevo vai dizer que eu estou no inferno….
    Eu sei o que eu estou falando…tenho amigos pastores ,,,,poderia falar muitas verdades aqui más passaria muito tempo aqui digitando…
    Religião é o maior problema da humanidade…prova disso veja até que ponto pode ir os extremistas….tenham sua fé…ajudem seu próximo sem precisar ser roubado por malandros oportunistas…saiam fora de pastores …são todos malandros.

    • José Filho, sou evangélica e não tiro a sua razão de pensar desta forma. De fato há muitas coisas que desagrada o coração de Deus acontecendo dentro das igrejas hoje. Concordo com você quando diz que não precisamos de templo. em atos 2:42 temos o verdadeiro sentindo do que é a igreja de cristo, nós somos a igreja. Também não precisamos de religião porque o senhor não é religioso, nós possuímos uma placa na frente da igreja porque precisamos nos identificar mas isso não determina quem nós somos. Hoje não vivemos mais no tempo da lei mas no tempo da graça e nossas ações hoje não são baseadas pela ” punição” do Senhor, não mesmo, vivemos com ele porque o amamos loucamente e buscamos nos moldar ao caráter dele por amor, e essa mudança é progressiva porque é o espírito santo que agi no tempo e na forma dele. um prédio é o local que nos encontramos para adorá-lo juntos, mas não é o local que nos torna igreja. Em relação as pessoas você sabe que onde existe pessoas tem aqueles com caráter e as sem caráter, e por isso nossa imagem como cristão é abalada hoje em dia, por causa dos mornos, em Apocalipse 3:15;16 diz ” Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!. Assim, porque és morno, e não és quente nem frio , vomitar-te-ei da minha boca”. Meu coração se alegra por saber que compartilhamos a mesma fé.

    • Vejo que nao conheses a Biblia Jesus pregava em todos os lugares casa montes ruas onde ele pasava e nos templos ele curou um homem que tinha um dos braćos .. aiaaiiiaiiia

  10. Shalom,

    Irmãos, não se queixem uns dos outros, para que não sejam julgados. O juiz já esta as portas! Tiago 5:9 – Biblia.

    A baixo alguns versículos que fala sobre templo (Igreja),
    Templo é lugar de adoração, de oração, busca pelo Senhor, exaltação…etc.

    E estavam sempre no templo (e como se fosse as igrejas), louvando e bendizendo a Deus. Amém. Lucas 24:53
    E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. Mateus 24:1
    E foram ter com ele no templo cegos e coxos, e curou-os. Mateus 21:14

    Amados, precisamos ler toda a palavra do Senhor e não apenas os versículos que mais falam.
    Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Tiago 1:22 – Bíblia

DEIXE UMA RESPOSTA