O canal de televisão turco CNBC-E foi multado em € 22,6 mil por exibir um episódio do desenho animado Os Simpsons em que Deus é retratado servindo uma xícara de café a satã.
De acordo com o jornal Hurriyet, no episódio Deus também encoraja os jovens a consumir álcool por ocasião do Ano Novo e a morte é incentivada por “ordem divina”.
A multa foi determinada pelo Alto Conselho do Audiovisual da Turquia (RTUK), que justificou sua decisão afirmando que o episódio de Os Simpsons “debocha de Deus”.
O país é majoritariamente muçulmano, religião que possui tolerância zero em relação a manifestações consideradas desrespeitosas a símbolos religiosos. Há também completa aversão ao consumo de álcool, que é sugerido no episódio em questão.
“A Bíblia é publicamente queimada e Deus e satã são mostrados sob a forma de humanos”, diz um trecho da denúncia feita pelas autoridades turcas citadas pelo jornal Hurriyet, conforme informações da Agência France Presse.
O RTURK já é conhecido por sua rigidez e por tomar outras decisões controversas, como na ocasião em que condenou um outro canal de televisão por mostrar o capitão Haddock, personagem do desenho Tintin, fumando um cachimbo.
Por Dan Martins, para o Gospel+