Líderes evangélicos publicam tese de que guerra civil na Síria seria cumprimento da profecia de Isaías sobre o país

9

A guerra civil na Síria é vista por alguns líderes evangélicos como cumprimento de uma profecia bíblica do livro de Isaías, que prevê que Damasco, atualmente capital do país e sede de um dos 14 distritos sírios, se tornaria um monte de ruínas.

Segundo a jornalista Elizabeth Dias, colunista do portal Time, essa hipótese vem sendo difundida por lideranças evangélicas norte-americanas através da internet.

“Com os grupos terroristas que operam fora de Damasco construindo esconderijos de armas na fronteira de Israel, em antecipação a nova guerra num futuro próximo, não pode faltar muito para que esta profecia de Isaías 17 se torne um fato histórico”, diz um dos textos relatados pela jornalista.

A interpretação acima, no entanto, não é unânime entre estudiosos e teólogos, que veem a profecia como uma passagem de alta complexidade, por ter sido levada ao povo judeu há mais de 2.500 anos, e provavelmente referia-se aos inimigos de Jerusalém, que à época sofria com uma invasão assíria, que envolvia além do povo sírio, nações atualmente extintas, como Moab, Babilônia e Tiro, além do Egito.


“Você não pode ler a Bíblia dessa maneira. É um antigo poema sobre um contexto antigo”, afirmou Walter Brueggemann, professor emérito do Seminário Teológico de Columbia e especialista no livro de Isaías. “Se nós formos contemporizar com uma conexão tão fácil, então temos que aprender a ler o texto contra os Estados Unidos, porque os Estados Unidos desempenham agora o papel de Babilônia, e todos aqueles super-poderes antigos. Temos que andar com muito cuidado sobre como fazer essas conexões tolas”, alertou.

A melhor interpretação dessa passagem, segundo Bruggemann, seria entender que todas as nações serão julgadas ​​perante o Deus da justiça: “Nenhum país tem superioridade moral. Essa é uma mordida contra toda excepcionalidade, incluindo o ‘excepcionalismo’ americano”, criticou.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


9 COMENTÁRIOS

    • Pitagoras, ai vc está pedindo demais, os caras são profetas não são a mãe Diná hahahaha

      Mas esqueça a Síria, eu quero saber é dos números da Sena da semana que vem kkkkkkkkkkk

    • E Pitágoras so tu mesmo, todas as profecias contidas na Biblia foram cumpridas e as que ainda não cumpriu a seu tempo iram se cumprir meu amigo, o rejeitar das profecias so faz demostrar que você não tem nenhum entendimento Biblico e se os tem você não cre no que nela esta escrito, pode ter certeza muitas já se cumpriu e muitas estão se cumprindo na integra mas teras umas que serão de estarrecer os seres humanos e queira Deus que você esteja vivo para você mesmo constata-las ao vivo e a cores, e com certeza muitos quando ver a caroba torcer o rabo correram para os pez do Senhor Jesus pois sera o único porto seguro na hora de tao grandes aflições espere e veras o tempo tudo a seu tempo elas estão ai se cumprindo muitos não percebem porque lhes falta o discernimento, mas desejo de todo o coração que você venha a entender que o Deus Vivo e Poderoso e esta no controle de tudo e ate uma folha seca de uma arvore não cai sem sua permissão, entendeu meu velho amigo você precisa conhecer a Jesus de verdade antes que seja tarde demais sabe porque porque o minuto seguinte de tua vida você e nem ninguém de sobre a face da terra tem controle, veja bem em 60 segundo de tua vida no futuro não te pertence pois em 60 segundos na sua frente você pode bater as botas, pode ser atropelado, pode levar um tombo e ficar em uma cadeira de roda, uma batida de carro ou de moto ou de bicicleta uma bala perdida ou em um assalto um mal subto, pode ser atingido por um raio estar passando na calçada um pedaço de qualquer coisa cair bem em sua cabeça um choque elétrico, ou um cair de um avião, uma batida de um trem de ferro mordida de uma cobra ate mesmo uma ferroada de uma abelha, esta vendo ai como e que e, isto em 60 segundo na tua frente, e você precisa de Jesus eu preciso de Jesus toda os seres humanos de debaixo do sol precisa de Jesus porque coloque na sua cabeça você eu e todos os seres humano de debaixo do sol somente sera salvo da perdição eterna somente através de Jesus não existe outro meio e pegar ou largar e ir para a perdição eterna, depois você não poderá dizer que não foi avisado, corre o que você esta esperando vai esperar a morte chegar, ela chegando ai já era para você, corre para Jesus para eu poder ter o prazer de te chamar de meu irmão

  1. Cada asneira que os evangélicos pregam! Estão assim “profetizando” uma guerra de homens onde tanto culpados como inocentes irão morrer. A profecia de que falam já teve seu cumprimento no passado. Babilónia conquistou essas nações no passado. Onde está hoje Babilónia para conquistar a Síria? Me parece que esses evangélicos tem ódio no seu coração e com suas interpretações literais das profecias estão incentivando os EUA a entrarem em guerra! Isso é vergonhoso meus senhores! Tenham juízo e vergonha!

  2. Profecia contra Damasco e Efraim, Sentença contra Damasco, Eis que Damasco deixara de ser cidade e sera um montão de ruinas,– na altura em que esta profecia foi pronunciada, Israel ou seja as des tribos do norte Israel havia se confederado com damasco, como medida de proteção contra a Assiria, para se defender das ameaças da coligação de Israel e damasco, as duas tribos benjamim e juda que compunha o reino do sul juda se viu forçado a procurar a proteção dos Assírios, pois tinham que opitar ou pela guerra contra a Assiria, ou pela paz com aquele império assírio, conservando assim uma independência que não incluiria o direito de fazer grande figura na politica internacional da época, Damasco, de todas as cidades que ate hoje se habitam na terra original, talvez Damasco seja a mais antiga no mundo atual pois já em gêneses 15,2 a mesma e mencionada, A profecia se cumpriu como se cumpriram as contra jerusalem , que foi destruída o que não impediu que fosse reconstruída posteriormente, AS cidades de Aroer seram abandonadas hao de ser para rebanhos que ai se deitaram sem haver quem os espante, Aroer ficava a 22 km ao leste do mar morto conforme Jr 48,19 Js 13, 16,25 A fortaleza de Efraim desaparecera como também o reino de Damasco e o restante da síria serão como glorias dos filhos de Israel diz o Senhor dos Exercitos , gloria aqui significa abundancia em cereais vinho e gado, como no verso 5 o sacudir no método da colheita das azeitonas o que na época era muito plantada e na colheita os trabalhadores sacudiam o pe de oliva ai sempre fica alguma que não vale apena subir na oliveira para arranca-la ou colhei-la semelhantemente o reino de juda seria reduzida a um estado tao desprezível que os exércitos dos estrangeiros não se dariam mais ao trabalho de ver se sobrou alguma coisa vou parar por aqui mas ao que tudo indica esta profecia de Isaias 17 já foi cumprida

  3. A profecia é encontrada em Ezequiel 38, Gogue(presidente síria), terra de Magogue, que é Israel, sendo que a Síria é o país mais próximo de Armagedon-norte de israel(guerra final). O presidente sírio foi príncipe, agora rei/presidente, bem assim chefe dos terroristas do Líbano, que se veja todo o capítulo, sendo que a seguir segue o nome de Pute, ou seja, Putim. Bom que todos os países acabem com essa história de reis até o final da vida, onde somente quem manda é uma família, inclusive a igreja católica e as protestantes, por exemplo, acabem com uma vez eleito, eleito até a morte. As guerras do mundo sempre se dá em vista da perpetuação no poder de uns em detrimento dos demais, principalmente quando governam contra os interesses do povo.

    2 Filho do homem, dirige o teu rosto contra Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque, e Tubal, e profetiza contra ele.

    3 E dize: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal;

    4 E te farei voltar, e porei anzóis nos teus queixos, e te levarei a ti, com todo o teu exército, cavalos e cavaleiros, todos vestidos com primor, grande multidão, com escudo e rodela, manejando todos a espada;

    5 Persas, etíopes, e os de Pute com eles, todos com escudo e capacete;

    6 Gômer e todas as suas tropas; a casa de Togarma, do extremo norte, e todas as suas tropas, muitos povos contigo.

    7 Prepara-te, e dispõe-te, tu e todas as multidões do teu povo que se reuniram a ti, e serve-lhes tu de guarda.

    Adiante desses versículos se vê outra coisa que está acontecendo, a briga entre irmãos(egípcios, iraquianos, libios, paquistanes, afegãs) todos inimigos de Israel e se matando, Deus fazendo que usem do próprio veneno, esfraquecendo-se um a um, depois quando forem lê a bíblia aí vão vê que foram personagens dos escritos de Deus.

  4. Esses líderes evangélicos são rápidos em buscar justificativas bíblicas para os fatos recentes mas até agora não vi nenhum deles propondo algo de concreto para minimizar o sofrimento do povo (e principalemente das crianças sírias)!
    Entre 1935-39, durante a Guerra Civil Espanhola, ainda não tinhamos a ONU, a internet, a televisão, a CNN, mas as nações neutras se reuniram e retiraram do cenário da gerra, centenas de crianças espanholas. Famílias da França, Bélgica, URSS receberam centenas de crianças, alimentaram-nas, as criaram como filhos e filhas…
    E nossos líderes religiosos e religiosos-políticos, oque estão fazendo para minimizar o sofrimento das crianças sírias?
    Onde estão os Josés Wellingtons, os Malafaias, os Felicianos, os Waldemiros Santiagos, os Caios Fabios? os Billy Grahrans?
    Estamos assistindo em tempo real a morte de inocentes e não vemos nenhuma reação de líderes religiosos americanos, europeus ou brasileiros…
    Sempre me ensinaram que a Igreja cristã é a consciência do planeta terra mas noto que isso é uma falácia…
    Até quando a Igreja permanecerá apática perante tudo isso?

  5. Esses líderes evangélicos são rápidos em buscar justificativas bíblicas para os fatos recentes mas até agora não vi nenhum deles propondo algo de concreto para minimizar o sofrimento do povo (e principalemente das crianças sírias)!
    Entre 1935-39, durante a Guerra Civil Espanhola, ainda não tinhamos a ONU, a internet, a televisão, a CNN, mas as nações neutras se reuniram e retiraram do cenário da gerra, centenas de crianças espanholas. Famílias da França, Bélgica, URSS receberam centenas de crianças, alimentaram-nas, as criaram como filhos e filhas…
    E nossos líderes religiosos e religiosos-políticos, oque estão fazendo para minimizar o sofrimento das crianças sírias?
    Onde estão os Josés Wellingtons, os Malafaias, os Felicianos, os Waldemiros Santiagos, os Caios Fabios? os Billy Grahrans?
    Estamos assistindo em tempo real a morte de inocentes e não vemos nenhuma reação de líderes religiosos americanos, europeus ou brasileiros…
    Sempre me ensinaram que a Igreja cristã é a consciência do planeta terra mas noto que isso é uma falácia…
    Até quando a Igreja permanecerá apática perante tudo isso?

  6. Esses líderes evangélicos são rápidos em buscar justificativas bíblicas para os fatos recentes mas até agora não vi nenhum deles propondo algo de concreto para minimizar o sofrimento do povo (e principalemente das crianças sírias)!
    Entre 1935-39, durante a Guerra Civil Espanhola, ainda não tinhamos a ONU, a internet, a televisão, a CNN, mas as nações neutras se reuniram e retiraram do cenário da gerra, centenas de crianças espanholas. Famílias da França, Bélgica, URSS receberam centenas de crianças, alimentaram-nas, as criaram como filhos e filhas…
    E nossos líderes religiosos e religiosos-políticos, oque estão fazendo para minimizar o sofrimento das crianças sírias?
    Onde estão os Josés Wellingtons, os Malafaias, os Felicianos, os Waldemiros Santiagos, os Caios Fabios? os Billy Grahrans?
    Estamos assistindo em tempo real a morte de inocentes e não vemos nenhuma reação de líderes religiosos americanos, europeus ou brasileiros…
    Sempre me ensinaram que a Igreja cristã é a consciência do planeta terra mas noto que isso é uma falácia…
    Até quando a Igreja permanecerá apática perante tudo isso?

    • Vc é maluco ou é doente??
      vc quer que eles viajem pra esses paises a qual vc citou para fazer a obra?
      pois sim… As igrejas as quais eles pertencem ja é cheias dessas obras sociais, ao qual leva a palavra de DEUS ao mundo inteiro, e salvam vidas.
      vc nao tem que cobrar isso de evangélicos, o que tem feitos por esses que sofrem nessas guerrras, cobrar dos outros é muito bom né ?

      cai na real meu amigo, para de ficar usando a ligua para chicotear, e bota a mão no arado…
      fikadika***

  7. Esses líderes evangélicos são rápidos em buscar justificativas bíblicas para os fatos recentes mas até agora não vi nenhum deles propondo algo de concreto para minimizar o sofrimento do povo (e principalemente das crianças sírias)!
    Entre 1935-39, durante a Guerra Civil Espanhola, ainda não tinhamos a ONU, a internet, a televisão, a CNN, mas as nações neutras se reuniram e retiraram do cenário da gerra, centenas de crianças espanholas. Famílias da França, Bélgica, URSS receberam centenas de crianças, alimentaram-nas, as criaram como filhos e filhas…
    E nossos líderes religiosos e religiosos-políticos, oque estão fazendo para minimizar o sofrimento das crianças sírias?
    Onde estão os Josés Wellingtons, os Malafaias, os Felicianos, os Waldemiros Santiagos, os Caios Fabios? os Billy Grahrans?
    Estamos assistindo em tempo real a morte de inocentes e não vemos nenhuma reação de líderes religiosos americanos, europeus ou brasileiros…
    Sempre me ensinaram que a Igreja cristã é a consciência do planeta terra mas noto que isso é uma falácia…
    Até quando a Igreja permanecerá apática perante tudo isso?

    • Caro Argonauta, vc fala demais sem saber, a ongue evangélica Portas Abertas está ajudando os sirios e deve haver outras entidades cristão ajudando, pesquise antes de escrever besteira. Se vc está tão preocupado ajude financeiramente as ongues que trabalham em favos dos sirios, é facil é só entrar no site da ongue Portas Abertas, eles pedem alem de ajuda finaceira oração mas isso vc não sabe fazer.

  8. estas pessoas que não respeitam os evangélicos, chamando-os de evanjegues, não sabem nada
    sobre profecias , porque não estudam a bíblia e não temem a DEUS. É lógico que nos, os evangelicos torcemos pela paz np oriente medio e no mundo

DEIXE UMA RESPOSTA