Sociólogo afirma que jogos online podem substituir a experiência em grupos religiosos

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O sociólogo americano William SimsBainbridge publicou recentemente seu livro eGods – Fantasy versus Faith in Computer Games (não publicado no Brasil), no qual publica sua pesquisa sobre a relação da fé com o mundo dos RPGs online de múltiplos jogadores, como World of Warcraft. Na publicação, o estudioso afirma que tais jogos poderiam tomar, aos poucos, o papel social da religião.

– A substituição da religião não é perfeita, mas essas novas formas de arte podem trazer compensação psicológica para desejos ainda desconhecidos, melhoria de status social e até aumentar o sentimento de que a vida tem um significado – afirmou SimsBainbridge, em entrevista à revista Galileu.

– O admirável é que o artista [que desenhou o game] faz isso criando ficções, deixando claro que está inventando, enquanto padres e religiosos mentem sem vergonha alguma – completou o sociólogo.

No livro, o sociólogo mapeou também as religiões existentes dentro de Três grandes jogos do segmento: World of Warcraft, Everquest II e Fallen Earth.


Veja um resumo desse mapeamento:

Everquest II: Existem 18 deuses vaidosos e caprichosos que abandonaram o mundo e voltaram. A devoção traz vantagens no jogo.

Fallen Earth: Os cogs, uma das várias facções, são devotos da tecnologia e consertam aparelhos quebrados com orações. Querem acabar com toda a humanidade, porque acreditam ser possível “reiniciar” o mundo.

World of Warcraft: Entre as 19 seitas e grupos há a Churchof The Holy Light, que prega a existência de uma grande força protetora e fazer boas ações. São mais de 800 mil membros. Outro é o culto à Moongoddess: a deusa da lua, que não permite violência

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A opinião de William SimsBainbridge é compartilhada também pela estudiosa de games Jane McGonical, que afirma que a experiência dos games pode ajudar a “consertar alguns dos nossos problemas sociais mais graves”.

– A cooperação vista em jogos como World of Warcraft pode ajudar a melhorar o mundo e consertar alguns dos nossos problemas sociais mais graves. É possível sim estipular que a experiência nesse tipo de jogo possa impactar a vida do jogador em vários sentidos – afirma McGonical.

Mais cuidadoso ao abordar o assunto o brasileiro João Beraldo, designer de Taikodom, afirma que, com sua experiência nos games, “o jogador pode criar uma nova imagem de si mesmo ao se identificar com o personagem, e aprender a cooperar com outros”.

Por Dan Martins, para o Gospel+


7 COMENTÁRIOS

  1. A VERDADE É SÓ UMA NÃO PRECISA SER JOGOS, PODE SER QUALQUER COISA NOVELAS FILMES, FAMILIA EMPREGO, QUALQUER COISA QUE TOME NOSSO TEMPO ATENÇÃO E AMOR PODE NOS AFASTAR DE DEUS, POR ISTO O MANDAMENTO AMARÁS TEU DEUS DE TODO TEU CORAÇÃO DE TODA TUA ALMA E DE TODO TEU ENTENDIMENTO …NADA PODE OCUPAR O LUGAR DE DEUS, O NOME PARA ISTO É IDOLATRIA

    • Acho que vc não entendeu. Mas tá bom, não vamos substituir seu “ídolo” por outro! uHAuhahuauhauha
      Vc deve ser mais um zumbi-robô comandado pelos Pa$tore$ religio$o$… Chega a dar pena da tua cegueira irmão. Junte mais grana e pague mais dízimo, talvez teu pa$tor te cure dessa cegueira… Ah é, não é bom negócio pra ele! kkkkkkkkkk
      Sinto muito, vc vai continuar assim!

      • daniel quantas mulheres não aceitam que seus maridos sirvam a DEUS quantos maridos impedem mulheres de servir a Deus, quantos filhos fazem os pais se desviarem …eu conheço muitas pessoas assim, acho bom ir para o deserto mesmo, em que mundo vives, nos de faz de conta nos nas fabulas, caia na real, familia, é uma bençaõ quando podemos dizer, eu e minha casa serviremos ao senhor…do contrario

  2. Quanta bobagem. Negar a existencia de Deus é loucura, nada pode substituir o relacionamento da criatura com se Criador atraves da pessoa bendita de Jesus Cristo. Coisas não substituem pessoas.

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