Stephen Hawking afirma que “Deus não é suficiente para explicar a criação do universo”

37

A criação do universo é uma das questões que mais alimenta as discussões entre a fé e a ciência. Para a maioria dos religiosos, Deus é o responsável pela criação do universo e de tudo que nele há. Porém, os cientistas afirmam que esta explicação não é válida, ou “não é suficiente”, como afirmou o físico Stephen Hawking.

Hawking participou recentemente de uma conferência no Festival Starmus en Tenerife, nas Ilhas Canárias, onde causou euforia no público presente no evento quando declarou sua posição ateísta sobre o surgimento do universo.

– Deus não é suficiente para explicar o surgimento do universo – disse o cientista, sendo aplaudido por todos os presentes.

– É necessário um criador para explicar como o universo começou? Ou o estado inicial do universo é determinado por uma lei da ciência? – questionou.


Hawking afirmou que a teoria do Big Bang é a melhor maneira de explicar como tudo começou, e fez várias piadas relacionadas à religião para entreter o público. Uma dessas piadas foi de que conhece outra explicação para o surgimento do universo, mas não fala por medo do clero.

– Eu não gosto da ideia de que eu poderia começar a Inquisição, como com Galileu – ironizou.

Em outro ponto Hawking citou Santo Agostinho, quando questionou o que Deus estava fazendo antes de criar o universo. Para o cientista, Deus “estava preparando o inferno para aqueles que fazem essas perguntas”.

Hawking também falou sobre a descoberta dos sinais de fundo de microondas, que seriam o “eco do Big Bang”, o que pode indicar que o universo não existe desde sempre. O físico também se referiu à primeira evidência direta para o Big Bang, descoberta na Antártida e que pode provar que o universo nasceu a partir de uma explosão cósmica, ao contrário do que a Bíblia diz.

37 COMENTÁRIOS

  1. A Física ou a Química não têm valor nenhum, quando existia somente o vácuo!
    Não pode haver reações físicas ou químicas no nada!
    Se não houver um Criador não haveria nem leis da física e nem da química.
    Não haveria sequer um único átomo.
    Uma única corrente elétrica.
    Nada.
    E o nada por si só, só pode produzir mais nada.
    Coloque uma bateria ao lado de uma lâmpada, conecte os fios, mas não ligue o interruptor, sabe quando essa lâmpada irá acender? Nunca.
    Se não houver uma intervenção, não haverá lâmpada acesa.
    E olha que eu estou sendo bonzinho com a ciência, já dei lâmpada, bateria, fios e um interruptor, mas antes disso, não havia nada e então Deus disse, haja.
    Sem fé é impossível agradar a Deus e compreender o seu poder.
    Saudações em Cristo!

  2. Quem é o homem para querer entender os desígnios do senhor, ele fez o universo,ele é o criador.
    Todo o conhecimento humano não é capaz de explicar a sua criação,a curiosidade mata,é melhor saber somente o necessário.

    • Atitude de acomodado intelectual (se é que pessoas que adotam esta postura tem algum intelecto). A humanidade é composta de dois grupos: o grupo descendente de Adão e Eva e o grupo que evoluiu do Homo sapiens. O segundo grupo pensa, por isso, evolui; o primeiro grupo não.

      .

  3. Parece que faltou um pouco de criatividade no físico, piadas velhas parecendo uma cruzada contra a religião, ridicularizando crenças. Atitude nada sábia para mim… Até parece que acreditar em teorias não envolve FÉ.

    • Nada a ver. Teorias são baseadas em evidências científicas. A ciência não tem que provar nada, tanto que nem cogita o fato de a humaidade ter sido gerada por Adão e Eva. Nem se Eva botasse ovos, em vez de parir, teria condições de chegar aos mais de 7 bilhões de pessoas que hoje povoam a Terra.
      .

      • José Cláudio,

        Teorias científicas são baseadas no conjunto da observância de fatos naturais e hipóteses científicas adequadas aos fatos. No entanto uma “teoria” científica difere-se de “lei” científica, “teorias” não há comprovação, são apenas idéias ou hipóteses ao fato, SEM comprovação.

        Enfim, vc crê que o homem veio de amebas, nós cremos que veio de Adrão e Eva, simples.

        • Tudo tem a ver com a metodologia cientíica empregada. Quanto à sua origem (e não a minha), a consanguinidade, por si só, jamais permitiria que a espécie humana proliferasse. Isso a ciência comprova sem necessidade de nenhuma teoria. Contra fatos não há argumentos.
          .

          • José Cláudio,
            Como eu disse antes, as metodologias científicas “empregadas” não passam de hipóteses (SEM comprovação). Se houvesse comprovação seria “lei” científica e não apenas uma “teoria”. Casamento entre irmãos consanguíneos não prova nada, rsrsrs. Até hoje tem irmãos consangúineos casando-se e proliferando.

            Enfim, eu creio que viemos de Adão e Eva e há os que crêem que vieram de amebas. É questão de fé.

  4. Mês passado foi lançado um ótimo filme que aborda esta questão: “Deus não está morto”.
    Recomendo assisti-lo, muito bom.



    Assine o Canal
  5. A Bíblia fala de que Deus criou o universo e a ordem que ele criou. Fala também que ele ordenou que existisse. Mas não fala como a ordem de Deus foi obedecida. Como a Terra apareceu. O big bam pode estar certo, ou não.

  6. A biblia responde:

    “Salmos 10:4 – Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a Deus;”TODAS” as suas cogitações são que não há Deus.”

    Com certeza foi o big bang que curou esse menino, ou alguma ação cósmica…

    Assistam youtube.com/watch?v=nblPW2Oiqq4

  7. A questão da consanguinidade, além da vulnerabilidade genética, pode gerar pessoas com síndrome de Down. Tá explicado. Encerfro aqui meu comentário.

    .

  8. Quando as pessoas não compreendem que os pensamentos de Deus são infinitamente mais elevados do que os nossos, quando não consegue aceitar “racionalmente” suas limitações, debilidades e imperfeições, prefere negar a existência de Deus do que aceitar que a criatura é simples imagem e semelhança(um mero rascunho) do Criador!

    Perdoem o clichê: Deus sem Stephen Hawking continua sendo Deus, e Stephen Hawking sem Deus?!

    O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, é a ilusão de conhecimento.
    Stephen Hawking

    Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia/estultícia.
    1 Coríntios 3:19

    Abraço fraternal,

    Pr Marcos José

  9. Cara, Deus fez o Big Bang, quem disse isso foi um PADRE CATÓLICO, chamado Lemaitre.

    Sinceramente, ou são cínicos ou ignorantes.

    “Hawking também falou sobre a descoberta dos sinais de fundo de microondas, que seriam o “eco do Big Bang”, o que pode indicar que o universo não existe desde sempre”

    Logo teve uma causa, e essa causa, necessariamente seria um Motor Imovel, que não se submete a nenhuma Lei, e seria ela a fundamentadora de toda Lei no universo, então Deus.

    Sinceramente, é mais fácil ser ateísta falando que o universo sempre existiu (no ponto de vista budista por exemplo é assim) do que dizer que o universo teve um início, afinal de contas, neste último caso, propõe que não existe o acaso.

    Se o Big Bang vira Lei, só comprova o que um padre católico falou, se este foi instrumento do Espirito Santo, só afirma uma verdade que preexistiu a existência humana e que só Deus saberia dizê-lo, só isso.

    Gente, não tem nada demais no que o cientista falou. Só falou coisas que já sabia e outras novas que só comprova minha via de pensamento.

    Engraçado que Galileu Galilei era amigo do Papa daquela época, ele ia ser queimado por proposição de arcebispos fanáticos,, mas ao inves disso, o Papa deu prisão domiciliar, dando a chance de Galileu escrever. Poisé, um neoateu de má fé distorce bem a historia, o que resulta hoje numa piada pública que só afirma certos preconceitos com religião.

    Esse cientista deficiente físico, aproveitando do seu estado, fala todas as bostas e aberrações, e ainda diz que a Filosofia é morta. Como se esquecesse que precisou da Filosofia para que os homens pudessem refletir com razão, deixando os mitos gregos, para analizar a Physis.

    Ou seja, sem Filosofia não haveria o desenvolvimento das ciência com os gregos. Esse cara é um cientista hipócrita e ignorante.

  10. Não confundir Big Bang com Evolucionismo.
    Não necessariamente um acompanha o outro, para você cristão. Além disso, creio que seu Deus, por não ser autoritário na escolha humana, não poderia se expor na matéria a todo momento e à todo mundo, senão iria quebrar o livre-arbítrio do humano em escolher, certo? porque iria ficar obvio demais a existência dele seja para quem é de outra crença, ateu, e até mesmo para quem é cristão e ainda tem dúvidas de fé. Deus, segundo vocês, quer que o creia de coração, e não porque viu como um apostolo de Jesus fez, não é assim?
    Para o outro…
    “A ciência não tem que provar nada, tanto que nem cogita o fato de a humanidade ter sido gerada por Adão e Eva.”

    Primeiramente, se a ciência não comprova, não é conhecimento, mas opnião. Se ela realmente tem o objetivo de reafirmar seus pensamentos, ela deve provar que ela está certa. Ela tem instrumentos metodológicos para quê?
    No seu argumentou, você consciente ou não, deu a entender que a ciência não é obrigada a provar Deus, e consequentemente, Adão e Eva, blablabla…
    Então, pelo meu argumento, se a ciência não pode comprovar nem desaprovar a existência de Deus, o tempo todo os discursos dela em respeito a este Ser, não passaria de Doxa, opinião, pelo simples fato de não se chegar ao conhecimento.
    A ciência é neutra nesse assunto, nem é contra, nem é a favor. Se fosse a favor, seria autoritária como foi na Idade Média. Se fosse contra, seria etnocentrista, como ocorreu nos séculos XIX e XX com antropólogos que queria impor superioridade de raças, etnias e culturas umas sobre as outras, resultando em mortes e degradação da dignidade humana sob a óptica atual.

    Não preciso falar do nazismo que utilizou de “ciência”, mas na verdade pseudo-ciência para fazer experimentos sociais (socialistmo científico em rumo ao utópico comunismo) e biológicos (homossexuais, judeus e outros que eram alvo de experimento, não só de extermínio em campos de concentração, mas para analisar seus “genes inferiores”).

    Além disso, Hitler fez como Alexandre, o Grande, fez um estudo na salada de credos e religiões como forma de puxar pessoas para seu império. Dito muitas vezes como católico por neoateus, mas ele afirmou uma vez que um católico que crê na eucaristia é inferior a um negro (lembrando que naquela época, o racismo era mais vívido).

    Enfim, extremos de um lado e de outro devem ser evitados. Religião não se mistura, mas pode andar ao lado da ciência, e vice-versa. Não foi Albert Einstein que disse que “Religião sem ciência é cega, e ciência sem religião é coxa”?

  11. Que pena ! Quando mais inteligente parece ser, mais leigo se torna. Deus utiliza coisas tão pequenas e simples para confundir a mente dos entendidos e eles não admitem ! Deus continua despreocupado com a incredulidade deles e se algum dia, estiverem no sufoco e gritarem o nome do Senhor Deus, Ele com toda certeza ouvirá e estará pronto para salva-los. Deus é assim… simples….

  12. Jeann, você me desculpe, mas eu nunca ouvi falar em lei científica. Mesmo porque, como falei antes, as conclusões científicas se baseiam em evidências científicas, que podem ser alteradas por outras evidências mais fortes ou complementares. Não existem leis científicas. De onde você tirou esta ideia?

    .

  13. O PADRE Georges Lemaitre (e não Edwin Hubble) descobriu a expansão do Universo. Ele foi um grande cientista. MAS ERA UM RELIGIOSO. Suas teorias foram preconceituosamente rejeitadas pelos cientistas ateus. Preconceito muito parecido com o deste físico Stephen Hawking.

  14. Em outro ponto Hawking citou Santo Agostinho, quando questionou o que Deus estava fazendo antes de criar o universo. Para o cientista, Deus “estava preparando o inferno para aqueles que fazem essas perguntas”.

    Esse é o cara o homem mais inteligente do mundo.

  15. Visitem o meu face e vejam a resposta, que Deus deu a todos aqueles, que não acreditam neles. Cientistas estou a suas disposições, para interagir, e caminhar descobrindo se Deus existe ou não. Comprei a briga fui a pesquisa porque sou uma escolhida. Agora não pedem mais negar a existência de DEUS.

DEIXE UMA RESPOSTA