As justificativas usadas por televangelistas para possuírem jatos particulares são, na maior parte do tempo, criativas. No caso de Kenneth Copeland envolve até a “cura” de uma corrosão na aeronave.
O televangelista Kenneth Copeland afirmou na última semana que ouviu de Deus uma ordem para impor as mãos sobre um jato particular para que a aeronave fosse “curada” de sua ferrugem.
Copeland – que já justificou a compra de um jato porque não daria “para voar com um bando de demônios” – contou que um membro do conselho da denominação que ele dirige tinha uma jato “velho” que estava sem voar nos últimos anos depois que uma equipe de especialistas identificou pontos de corrosão na fuselagem através de um raio-x.
“Eu estava orando sobre isso. E tão claro, o Senhor disse para mim: ‘Coloque as mãos sobre ele. Eu vou curá-lo’”, afirmou o televangelista. “Ele disse: ‘Kenneth … corrosão vem da maldição’. Ele disse: ‘Eu forneci um avião para você, não é?’ Eu disse: ‘Sim, senhor’. Ele disse: ‘Coloque as mãos sobre ele’”, acrescentou o líder neopentecostal.
Segundo o relato de Copeland, ao começar a orar com as mãos sobre a aeronave, ele ordenou o fim da ferrugem em nome de Jesus: “Eu coloquei as mãos em cima de tudo e é um grande avião velho e demorou um pouco para fazer”, contou o pregador da teologia da prosperidade
De acordo com informações do portal The Christian Post, o televangelista afirmou que a equipe fez novos diagnósticos usando raio-X na fuselagem, e comprovaram que havia sobrado apenas um pequeno ponto de corrosão. Copeland, então, disse que orou sobre aquele pequeno lugar corroído e ouviu de Deus a justificativa: “Eu queria lembrar-lhe [que os opositores] poderiam ter dito que talvez os [aparelhos de] raios-X estavam com defeitos”.
Após a nova oração, Copeland contou que a corrosão desaspareceu do local. O televangelista citou ainda a passagem de Jeremias 33:6: “Eis que eu trarei a ela saúde e cura, e os sararei, e lhes manifestarei abundância de paz e de verdade.”
Recentemente o televangelista anunciou que havia comprado o jato Gulfstream V que pertencia ao ator e diretor Tyler Perry. O valor de US$ 5,9 milhões foi alcançado graças a doações de seus seguidores, mas Copeland pediu que os fiéis “semeassem” outros US$ 2,5 milhões para que ele fizesse atualizações na aeronave, de acordo com o portal Kansas City.