Um dos locais mais destrutivos e aterrorizantes para um ser humano viver é na prisão. Em países como o Brasil e outros que não estão inseridos na categoria de “primeiro mundo”, então, as prisões ainda não são locais de reabilitação, sendo apenas para punição. Entretanto, em El Salvador, um dos países mais violentos do mundo, essa realidade está dando sinais de melhoria, mas graças ao evangelho de Jesus Cristo que está se alastrando entre os detentos.
Oficialmente chamado República do Salvador, ou simplesmente El Salvador, é um país localizado na América Central e que possui algumas das “gangues” mais perigosas do mundo, sendo por isso um dos territórios onde há altos índices de violência e assassinatos entre a população de aproximadamente 6 milhões de habitantes.
O que está ajudando a mudar essa realidade, no entanto, é o alcance do evangelho cristão aos membros das gangues, dentro dos presídios. Rivera, por exemplo, é um ex-assassino da temida gangue “Barrio 18”. Ele paga por seus crimes na prisão de San Francisco Gotera, mas a sua visão atualmente é outra, pois ele foi transformado por Cristo e agora é um dos detentos que evangelizam dentro da prisão:
“Costumávamos dizer que a gangue era nossa família, mas Deus tirou a venda dos nossos olhos”, disse ele, segundo informações da agência Reuters. Rivera contou que muitos entram para o mundo da criminalidade através das gangues e nelas permanecem até o final da vida, visto que não é permitido sair do grupo. Ao se converterem ao evangelho, os detentos recebem uma espécie de “passe-livre”, onde é permitido sair do grupo para se dedicar a nova vida.
A pregação do evangelho nos presídios é uma forma de libertação espiritual, mas também social, visto que os detentos ganham a oportunidade de abandonar as gangues. O impacto dessa transformação é tão grande, que segundo o diretor da prisão em Gotera, Oscar Benavides, a maioria dos 1.500 detentos manifestaram o desejo de mudar de vida ao ouvirem a Palavra de Deus.
Os resultados na prisão são tão positivos que já chamou atenção do Presidente de El Salvador, Salvador Sánchez Ceren. Ele disse que deseja utilizar o presídio de Gotera como exemplo de reabilitação, sugerindo que a pregação do evangelho de Jesus Cristo será incentivada em todos os presídios do país.