Totem que consagra cidade à Jesus é pichado com frase “é de exu também”

6

Um totem localizado na entrada da cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, foi pichado na última segunda-feira, 12 de agosto, em protesto ao teor religioso do monumento.

Com a frase “Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo”, o totem amanheceu com um complemento: “exu tb”, fazendo referência à entidade cultuada em religiões afro, além dos “Ss” das palavras Senhor Jesus Cristo terem sido transformados em cifrões.

O monumento vem sendo alvo de polêmica desde que dois estudantes solicitaram ao Ministério Público uma ação para que o Estado laico seja respeitado e o totem removido de uma área pertencente ao poder público.

A colocação do monumento foi aprovada pela Câmara Municipal em 2006, após uma proposta do então vereador Carlos Cézar, que é evangélico e posteriormente se tornou deputado estadual. De acordo com informações do G1, o processo para a retirada do totem ainda tramita na Justiça.

Antes da pichação mais recente, o totem já havia recebido outro protesto, com a frase “Estado laico #SQN”, usando a hashtag que significa “Só que não”.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

6 COMENTÁRIOS

  1. gostaria que entrassem também na justiça requerendo o direito de não receberem socorro policial ao serem roubados feridos ou mortos, pois estas leis foram extraidas da bíblia

  2. Está certíssima essa pichação! Está até na bíblia…!!!

    Quem disse isso para Jesus em Mateus 4:9? Para ele poder dar, é porque é dele!
    “… e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares”. (Mateus 4:9)

    Quem é o deus desse século?
    “… nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” (II Coríntios 4:4).

    O apósatolo Pedro nos exorta como ‘de passagem’ neste mundo!
    “Amados, exorto-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências da carne, as quais combatem contra a alma” (I Pedro 2:11)

    Basta ler a bíblia pessoal, está tudo lá…

  3. Se durante seu tempo aqui, Cristo não se interessou em conquistar terras ou cidades, por que o faria agora? Ele não está nem preocupado com isto, e não deu esta responsabilidade à igreja.
    Isto é um entendimento errado da bíblia e uma tentativa de obrigar todos a fazerem o mesmo. É fruto de uma falsa visão teonomistica e reconstrucionista, achando que Deus está interessado ou vai impor agora a lei civil baseada no que foi dado a Israel no passado, ou vai conquistar cidades ou regiões por declarações feitas pela igreja ou seus supostos preponentes. É fruto de uma visão triunfalista, baseado num evangelho que enfatiza o “aqui e agora”, contrariando o “buscai as coisas do alto”. Ser sal e luz não significa dominar pelo poder, por imposição, mas por influencia e persuasão. O amilenismo impregnado na mente de muitos (mesmo que não conheçam a definição teórica) leva-os a achar que a igreja tem que conquistar o poder civil, governar o mundo, impor seu pensamento. Não foi isto que o Mestre determinou, não é esta a função da igreja, nunca ela vai dominar este mundo, pelo contrário, dele será tirada! Portanto, é falta de cultura bíblica ficar discutindo/declarando que “tal lugar é do Senhor Jesus”; é falta de conhecimento do plano e propósito de Deus para as épocas, conforme ensinado na bíblia. Tentar impor a lei dada a Israel no A.T. a este período é anacronismo!

  4. Deus não precisa de totens nem placas com dizeres de a cidade fulana de tal é dele, ou de outra pessoa, o Universo pertence a Deus, os homens querem agradar a Deus de uma forma errada. É só amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Se o cristão, o ateu, o gay, ou qualquer outro respeitar seu próximo como um cidadão já é um bom caminho andado.

DEIXE UMA RESPOSTA