O último capítulo da “novela bíblica” Os Dez Mandamentos será levado ao ar nesta segunda-feira, 23 de novembro, pela TV Record, com algumas inovações em relação aos folhetins tradicionais.
Como já foi anunciado que a novela terá uma segunda temporada e uma continuação, A Terra Prometida, o final de Os Dez Mandamentos seguirá o formato de séries de TV norte-americana, com detalhes a serem revelados apenas na próxima fase.
De acordo com o diretor Alexandre Avancini, os telespectadores não terão grandes surpresas, afinal é uma história conhecida, mas verão novidades: “Não é um final típico de novela, pois ela continuará no ano que vem. Seguimos um padrão de série americana, deixando um gancho para a próxima temporada”, declarou.
De acordo com informações da Folha, o capítulo que irá ao ar hoje mostrará Moisés chegando ao monte Sinai e recebendo de Deus as tábuas da lei, com os Dez Mandamentos. Na descida do monte, o líder hebreu terá dificuldade para reencontrar seu povo, em êxodo pelo deserto.
Nesse ponto, a autora Vivian de Oliveira introduzirá a passagem bíblica sobre o bezerro de ouro que os hebreus construíram para adorar. Arão, irmão de Moisés, cederá às pressões do povo e derreterá todos os objetos de ouro dos hebreus para moldar o ídolo, a quem chamarão de “deus da salvação”.
Moisés vai perceberá o que está acontecendo e receberá de Deus uma ordem de execução dos idólatras que estiverem adorando o falso deus. Nesse ponto, os personagens Apuki, Judite e Jairo são condenados à morte, mas a cena com o desfecho será mostrada apenas no primeiro capítulo da segunda temporada, prevista para março de 2016, com mais detalhes sobre o tempo que o povo passou no deserto, incluindo o “desaparecimento” de Moisés.