A Igreja Universal do Reino de Deus vem, nos últimos anos, expandindo sua presença na mídia, com programas em diversas emissoras de TV aberta. Na Globo, que é a principal concorrente da Record (empresa do bispo Macedo) e fechada a locações de horários, isso parecia impossível. Parecia.
A denominação neopentecostal encontrou um meio de marcar presença em uma emissora da rede Globo: no interior de São Paulo, a Universal comprou espaços publicitários nos intervalos da TV TEM, afiliada da emissora carioca, para anunciar suas reuniões na região de Sorocaba.
O jornalista Ricardo Feltrin, colunista do Uol, informou que a emissora confirmou a veiculação do anúncio e frisou que o espaço foi negociado com a Universal como “um espaço publicitário como outro qualquer”.
A TV TEM ainda considera a possibilidade de estender a parceria comercial, veiculando os anúncios nas regiões de Itapetininga, Bauru e São José do Rio Preto, cidades consideradas polos no interior de São Paulo.
“Por ora os anúncios da Universal apenas têm convidado os fiéis a comparecer aos cultos na cidade de Sorocaba, bem como seus horários. A TV Tem disse que no passado também já aceitou publicidade de outras igrejas, como a evangélica Quadrangular, e mesmo em casos de eventos da Igreja Católica”, comentou Feltrin.
A presença da Universal em comerciais da afiliada da Globo, no entanto, deve ficar por aí: “Apesar do anúncio liberado, as emissoras ou afiliadas do Grupo Globo em todo o Brasil continuam proibidas de vender horários da grade de programação, não só para a Universal, mas para qualquer outra igreja”, concluiu o jornalista.