A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) inaugurou recentemente um templo para 2,4 mil pessoas sentadas em Montevidéu, capital do Uruguai. No último domingo, o bispo Edir Macedo esteve no local e atraiu mais de 3 mil pessoas ao culto.
O Uruguai é o país com menor número de fiéis católicos da América do Sul, e aproximadamente 13% da população é evangélica. Desse montante, a maioria é ligada à igrejas neopentecostais.
De acordo com o portal Terra, os fiéis ouviram Macedo pregar um sermão sobre a teologia da prosperidade, convidá-los a fechar um pacto com Deus por sua mudança de vida, e ofertarem como prova de compromisso a esse pacto.
Fiéis entrevistados pela reportagem disseram estar felizes com a presença do bispo: “A visita de Macedo significa que os olhos de Deus estão sobre nós”, disse María del Carmen Carapé, voluntária na igreja. “Não entendo por que tanta segurança”, disse Pedro Musculiato, um fiel adventista que foi à celebração.
O site da IURD destacou as características da nova sede da denominação, que pode ser considerada um megatemplo para os padrões uruguaios. O prédio, com uma fachada de vidro de mais de 30 metros, é o maior templo religioso do país, que tem forte tradição laicista.
A imprensa uruguaia destacou em suas manchetes o poderio econômico de Edir Macedo, proprietário da TV Record e acionista do Banco Renner, além das investigações do Ministério Público contra o bispo.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+