A Igreja Mundial do Poder de Deus acertou com o Grupo Spring, proprietário da TV Ideal, um contrato para a veiculação de seus programas na TV aberta. A emissora ocupa o espaço da antiga MTV, que pertencia ao grupo Abril e transmite em sinal aberto UHF.
Essa foi solução do apóstolo Valdemiro Santiago para voltar a ampliar suas transmissões, após ter perdido vários horários de locações em emissoras como Band, Canal 21, RedeTv! e Gazeta para a concorrente, Igreja Universal do Reino de Deus.
Segundo informações do jornalista Flávio Ricco, do portal Uol, a Mundial passará a ocupar quase toda a grade de programação da TV Ideal, repetindo assim, a estratégia usada tempos atrás no Canal 21.
Os valores da negociação entre a denominação do apóstolo Valdemiro Santiago e a direção do Grupo Spring não foram revelados, nem o tempo de contrato. De acordo com Ricco, o Grupo Spring é uma organização internacional e possui a marca da revista Rolling Stone, que daria nome à emissora que substituirá a TV Ideal a partir de 2015, quando uma programação de música volta a ser exibida no canal.
Além de arrendar a programação da TV Ideal pelo menos até 2015, Valdemiro também está investindo num canal de TV por assinatura, com 24 de programas da Mundial. Essa estratégia é semelhante à usada pelo missionário R. R. Soares e sua RIT TV.
Antes de perder espaço na programação das emissoras de TV aberta, a Mundial alugava até 1.600 horas por mês e baseou sua estratégia de expansão na veiculação de cultos e programas voltados aos públicos das classes sociais C, D e E.
Após o início de uma crise financeira motivada por desvio de até 30% dos dízimos e ofertas, a Mundial perdeu contratos com as emissoras de TV por conta de atrasos nos pagamentos e viu a Igreja Universal, liderada pelo bispo Edir Macedo, ocupar todo o espaço que antes era seu.