A morte do jornalista e apresentador Marcelo Rezende no último sábado, 16 de setembro, ressuscitou a polêmica em torno de declarações feitas por Valdemiro Santiago em tom de vingança, meses atrás.
Quando Marcelo Rezende revelou estar doente, a notícia levou o autointitulado apóstolo, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, a expressar toda a mágoa que guardava do jornalista por causa das críticas feitas na televisão contra seu trabalho à frente da denominação.
“Uma vez um malfeitor me maltratou tanto, que me deixou tão transtornado, tão triste… Toda hora chegava uma notícia: ‘Olha, ele está falando mal de você. Põe lá [no canal]’. Eu botava lá e ele falando… ‘Corta pra mim. O Valdemiro é papapá, pepepé e pipipi’. E pá no Valdemiro… O Valdemiro perdeu a paciência e falou ‘a mão de Deus te pesa hoje’. Você sabe o que está acontecendo com ele, ou não? Quem sabe?”, disse o líder neopentecostal, durante um dos cultos da Igreja Mundial.
Críticas
As críticas a Valdemiro Santiago foram intensas e amplas nas redes sociais, com críticas inclusives da parte de outros líderes evangélicos. Um dos que se manifestaram foi o pastor e escritor Renato Vargens, que produziu um artigo lamentando a postura do líder neopentecostal.
Destacando que os “apóstolos verdadeiros ensinavam o perdão aos adversários”, Vargens pontuou que o raciocínio de amaldiçoar adversários é uma cultura arraigada em parte do meio evangélico: “Infelizmente não são poucos os líderes que ao se sentirem incomodados com os questionamentos doutrinários, amaldiçoam os que lhes questionam”, observou.
“O ‘apóstolo’ afirmou que o câncer que sobreveio a um jornalista se deveu a uma maldição por ele enviada […] Era o que faltava, crentes em Jesus absortos em ódio proferindo pragas evangélicas contra aqueles que deles discordam”, comentou Vargens.
Retratação
A repercussão negativa das afirmações de Valdemiro o levaram a se retratar posteriormente, afirmando que acreditava na cura de Marcelo Rezende: “Tá vendo Marcelo Rezende, meu Deus vai tocar na sua vida… Leva pra ele a cura”, disse o apóstolo. Assista: