A Moldávia, um pequeno país no leste europeu, recebeu uma cruzada da Associação Evangelística Billy Graham, com a presença de mais de 19 mil pessoas nos dois dias. A pregação ficou por conta de Will Graham, neto do veterano evangelista, e aproximadamente 1.100 pessoas se renderam a Cristo.
Localizada entre a Romênia e a Ucrânia, a Moldávia é um país de maioria religiosa de cristãos ortodoxos russos. No primeiro dia da cruzada com Will Graham, 25 de junho, milhares de pessoas lotaram a Arena Chișinău para ouvir a pregação do Evangelho.
O espaço ficou lotado, e uma multidão ouviu a pregação do lado de fora: “Qual é o seu propósito? É ter um emprego? É casar e ter uma família? Seu propósito na vida é apenas se divertir? Veja, seu propósito na vida é ter um relacionamento com Deus”, disse o evangelista Will Graham, de acordo com informações da entidade organizadora.
“Jesus Cristo é a resposta para o que você está procurando em sua vida. O pecado destrói a paz que temos com Deus. Quando você quebra as leis da Moldávia, há um preço a ser pago. Quando você quebra as leis de Deus, há um preço a pagar”, ilustrou Will, que em seguida anunciou a salvação em Jesus através de seu sacrifício da cruz.
A BGEA relatou o caso de uma refugiada ucraniana, já idosa, que foi identificada como Eugenia (um nome fictício para resguardar sua segurança) e se entregou a Jesus Cristo às lágrimas e está sendo acompanhada pela entidade pois deseja ser batizada nas águas.
Dentre os convertidos havia também adolescentes. Um deles, a menina Caroline, de 11 anos, contou que já havia lido a Bíblia mas não havia compreendido. Durante a cruzada, a mensagem foi transmitida de uma forma que ela entendeu e isso a levou a entregar a vida a Jesus.
O segundo dia de eventos foi no último domingo, 16 de julho, quando Will Graham pregou a parábola do Filho Pródigo, oferecendo a oportunidade dos que estavam longe de Deus a voltarem para a casa do Pai: “Esta noite estou pedindo a vocês que voltem para casa, para Jesus. Se você não tem essa alegria ou essa paz em sua vida esta noite, você pode ter”.
Um dos primeiros dentre a multidão presente a responder ao apelo foi um adolescente de 15 anos, Alexandru, que contou que frequentava a igreja, mas ainda não havia se arrependido de seus pecados: “Me sinto muito feliz. Eu queria voltar para casa. Eu sei que Deus me perdoou”.