Uma homenagem à vida e ministério do evangelista Billy Graham foi feita pelo Congresso dos Estados Unidos, com a inauguração de uma estatueta de 2,1 metros que reproduz os traços do pregador em uma pose muito conhecida sua: segurando uma Bíblia.
A estatueta – planejada desde 2020 – foi inaugurada no Capitólio dos EUA, sede do Congresso, na última quinta-feira, 16 de maio, com a presença de lideranças evangélicas, políticos dos partidos Republicano e Democrata, e artistas cristãos.
O cantor Michael W. Smith participou da cerimônia cantando I Surrender All (“Entrego Tudo”), e o filho mais velho do evangelista, pastor Franklin Graham, também participou da homenagem: “Meu pai ficaria um pouco desconfortável com esta presença aqui porque ele gostaria que o foco estivesse naquele que Ele pregou. Ele gostaria que o foco estivesse no Senhor Jesus Cristo, o filho de Deus”, declarou.
Graham agradeceu a homenagem dizendo que a família está honrada porque seu “pai terreno estará aqui neste Capitólio apontando para as gerações futuras nosso pai celestial e seu filho, o Senhor Jesus Cristo”.
Billy Graham faleceu em 2018, aos 99 anos de idade. Segundo a Associação Evangelística Billy Graham, o evangelista pregou para 215 milhões de pessoas ao longo de sua vida, em seis continentes, e também teve o privilégio de aconselhar 12 presidentes dos Estados Unidos em seu ministério.
O presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson (Partido Republicano), fez um discurso em que descreveu o evangelista como “o principal embaixador do Eeino das nossas vidas”, e se disse honrado por participar de um “momento verdadeiramente histórico”.
“Há apenas quatro pessoas na história do nosso país que receberam as três maiores honrarias aqui”, disse Johnson, relembrando os falecidos presidentes Gerald Ford e Ronald Reagan e a ativista dos direitos civis Rosa Parks.
O governador da Carolina do Norte, Roy Cooper (Partido Democrata), se disse orgulhoso que a representação do estado no Capitólio seja “um símbolo que representa um dos nossos tesouros mais queridos, o Rev. Billy Graham: um homem de fé, um homem da Carolina do Norte”.
“O Rev. Graham era conhecido como um ministro para milhões, o pastor para presidentes, um homem altruísta de Deus que viveu seu chamado pregando e ensinando em todo o mundo, sempre retornando para sua amada casa nas montanhas Blue Ridge da Carolina do Norte. […] Hoje, reconhecemos que ele é uma melhor representação do nosso estado”, finalizou, segundo informações do portal The Christian Post.