O mundo atual está repleto dos chamados “influenciadores digitais“, pessoas que utilizam suas redes sociais para opinar sobre quase todo tipo de assunto, sendo o universo infantil um dos mais comentados. Este é o caso da youtuber JoJo Siwa.
JoJo Siwa é uma cantora e dançarina de 17 anos que se dedica ao mundo infantil. Ficou famosa após participar de uma série do canal fechado Nickelodeon, quando desde então conseguiu um grande número de seguidores em suas redes sociais.
Ela possui cerca de 10 milhões de inscritos em seu canal no Youtube, 9 milhões de Instagram e outros 26 milhões no Tik Tok. Uma das suas músicas, a Boomerang, lançada em 2016, já alcançou a marca das 900 milhões de visualizações na plataforma.
Jogo infantil impróprio
Foi justamente a fama alcançada com o público infantil que chocou alguns fãs, após Jojo Siwa lançar um jogo infantil com conteúdo impróprio para crianças. O jogo de tabuleiro trás perguntas íntimas envolvendo até mesmo a nudez, tais como:
“Você já passou por cima de alguém nu ou alguém passou por cima de você nu?”, “Você já saiu sem roupa íntima (maiô não conta)?” e “Você já roubou uma loja?”.
Com a repercussão negativa, Jojo Siwa disse que só tomou conhecimento do conteúdo do jogo após ser avisada pelos fãs, pois ela mesmo alegou não ter tido contado com o material antes do seu lançamento.
“Durante o fim de semana, meus fãs e seguidores no TikTok chamaram minha atenção que meu nome e minha imagem foram usados para promover este jogo de tabuleiro com conteúdo realmente impróprio”, disse ela, segundo o a NBC.
“Agora, quando as empresas fazem esses jogos, elas não controlam todos os aspectos por mim, então eu não tinha ideia dos tipos de perguntas que estavam nessas cartas de jogar”, completou a youtuber.
Jojo Siwa então afirmou que pediu a remoção dos jogos das redes varejistas. A Nickelodeon e a fabricante do jogo chamado “JoJo’s Juice”, a Spin Master, confirmaram a remoção do jogo das lojas revendedoras.
“Este jogo não está mais sendo fabricado e solicitamos que os varejistas retirem qualquer produto remanescente de suas prateleiras”, disseram em comunicado.