Home » Brasil, Mundo Cristão

José do Egito: a história de superação do escravo que se tornou governador

Profile photo of Tiago Chagas Publicado por Tiago Chagas em 7 de março de 2012
Tags:

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

José do Egito: a história de superação do escravo que se tornou governador

A história de José do Egito é um dos relatos bíblicos de fé, fidelidade e superação mais marcantes, e é contada nas igrejas em ministrações, escolas bíblicas ou em atividades infantis, como um verdadeiro milagre.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

O relato que encontra-se no livro de Gênesis já foi tema de filmes e inspirou palestrantes motivacionais que falam sobre carreira profissional. Informações de especialistas em programação de emissoras de televisão asseguram que após o sucesso de “Rei Davi”, a próxima minissérie bíblica a ser produzida pela TV Record terá como tema a história do escravo que se tornou governador.

Confira abaixo um resumo da história do homem conhecido como “José do Egito”, que foi vendido pelos irmãos como escravo, foi preso injustamente e através de um dom, alcançou o cargo de administrador de uma nação.

A origem

José era o 11º filho de Jacó, mas se tornou o seu preferido por ser o primeiro filho dele com Raquel. O amor de Jacó por Raquel era tão grande, que ele trabalhou de graça para Labão, o pai dela, que o trapaceou. Quando Jacó conheceu Raquel, que era sua prima, pediu sua mão em casamento, mas Labão exigiu que ele trabalhasse por sete anos sem salários, antes que pudesse se casar. Na noite do casamento, Labão entregou sua filha Léia, e disse que se Jacó quisesse Raquel, teria que trabalhar por mais sete anos, tarefa que foi cumprida por Jacó.

Os sonhos

Com dedicação, José conquistava seu pai, porém, tanto destaque despertou a antipatia de seus irmãos, que se incomodavam com a atenção que ele recebia. Após ter sonhado que estava no campo amarrando feixes e os feixes amarrados por seus irmãos se curvavam perante seu o dele, José incomodou novamente a seus irmãos. Em outro sonho, José contou aos familiares que o sol, a lua e as estrelas se curvavam diante dele, o que irritou não somente a seus irmãos, mas também a seu pai, pois os sonhos de José transmitiam uma mensagem de que ele seria o mais importante na família, algo inadmissível para um caçula à época.

A rivalidade

Incomodados, os irmãos de José passaram a chamá-lo de sonhador e tramaram sua morte, mas desistiram, e resolveram vendê-lo a um mercador de escravos ismaelita, com quem cruzaram no caminho. Para Jacó, levaram a túnica de José manchada de sangue, e falaram que ele havia sido morto por um animal. Triste pelo acontecimento, Jacó lamentou profundamente a perda de seu filho.

A cilada

No Egito, foi vendido para Potifar, que era oficial e capitão da guarda do rei. Novamente, com esforço e dedicação, tornou-se administrador da casa e dos demais escravos de Potifar e aprendeu o idioma egípcio. Porém, a esposa de Potifar desejou seduzi-lo, mas diante da recusa de José, ela passou a acusá-lo de tentativa de abuso, o que fez com que José fosse preso.

A prisão

Enquanto esteve preso, José se relacionava com os demais presos, e fez fama de intérprete de sonhos, ao mostrar o significado dos sonhos de dois prisioneiros: o copeiro-chefe e o padeiro chefe do palácio real, que estavam presos sob acusação de conspiração contra o rei.

Em determinado momento da história, o Faraó teve um sonho em que sete vacas magras comiam sete vacas gordas e permaneciam magras. Incomodado com o sonho, o Faraó convocou todos os sacerdotes do Egito, porém nenhum deles soube interpretar seu sonho. O copeiro-chefe do palácio real, que havia sido perdoado pelo Faraó, lembrou-se das interpretações de José a respeito dos sonhos, e falou sobre o prisioneiro, que foi chamado e disse que o sonho significava um período de fartura de sete anos, seguido de um período de seca igualmente de sete anos, pelo qual o Egito passaria.

O Governador

O Faraó, satisfeito com a interpretação de José, dá a ele um anel de seu dedo e o nomeia Governador do Egito. Com a amizade construída com os demais prisioneiros durante o período em que esteve na cadeia, José aprendeu bastante sobre a política do país, e sabia da divisão existente no Egito, que era separado como baixo Egito e alto Egito, tendo dois governantes.

José ordena a construção de celeiros para armazenar os alimentos produzidos nos sete anos de fartura, e nos sete anos seguintes de seca, José passa a vender os alimentos a valores altíssimos para o alto Egito, conquistando assim, riquezas suficientes para comprar quase que a totalidade do território do alto Egito, e entregar a seu Faraó, um território muito maior ao final dos catorze anos.

O reencontro com a família

Durante a seca, que atingia toda a região, Jacó envia seus filhos para comprar mantimento no Egito. Ao chegarem ao Egito, encontram-se com José, mas não o reconhecem, porém José os reconhece, os trata friamente, e especulando sobre suas origens, os acusa de serem espiões. Quando José tem certeza de que são seus irmãos, os mantém presos por três dias, liberando-os para levar comida a seus familiares sob a condição de que um deles permanecesse no Egito, enquanto os demais traziam o irmão mais novo como prova de que não eram espiões.

José porém, mandou entregar os mantimentos comprados por seus irmãos e sem que eles soubessem, mandou também colocar o dinheiro deles de volta em seus pertences. Ao relatarem tudo que havia acontecido a seu pai, temeram, e após muita discussão entre eles, resolveram voltar com Benjamin, o filho mais novo.

Ao chegarem ao Egito, encontraram José e se curvaram a ele, que os questionou sobre a saúde de seu pai. José então, tomado pela emoção ao ver Benjamin, filho de sua mãe, se escondeu para chorar. Depois, durante uma farta refeição, se alegraram.

José porém, mandou plantar novamente dinheiro e bens nos pertences de seus irmãos, e quando eles tinham saído, mandou guardas atrás deles, questionando-os por que pagavam bem com mal. Ao serem levados à presença de José, ele se revelou, dizendo ser ele o irmão que havia sido vendido como escravo. A seus irmãos, disse também que o fato de eles o terem vendido era plano de Deus, e pediu que avisassem a seu pai que ele estava vivo e bem sucedido, e queria vê-lo.

Ao saber sobre José, seu pai ofereceu sacrifícios a Deus e foi ao Egito encontrá-lo. Ao se reencontrarem, José chorou abraçado a seu pai, que sentia-se realizado por ter reencontrado se filho.  Após o reencontro, José deu à sua família uma propriedade em uma das melhores localizações do Egito e lá trabalharam e viveram.

Redação Gospel+

PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

39 comentaram, comente você também!

  1. Deus usou José para que o povo de Israel não desaparecesse da Terra com o periodo de fome que assolou o mundo daquela época.

  2. Pregação prepara muito linda a história de José

  3. lembro da onde eu sai as pessoas q Deus usou para mi tira das trevas e ajuda também quebra o meu orgulho e soberba não importa do jeito q as pessoas que mi ajudarão estão importante é q na minha lembrança não se apague de quem eu era e de quem eu só lembre-se levantou um faraó que não lembrava de José e o povo do Egito só sobreviveu por causa do sonho de José q Deus deu a ele

  4. Historia Bem legal mostra muito a maldade dos irmãos com os mais novos isso é pra gente ve que não podemos maltratar nossos irmãos ou não gostar só por que o pai ou a mãe da atenção a ele recebe mais atenção por que é mais novo não sabe de nada é inocente amei historia legal amo josse

  5. Amoo Essa Historiaa,, José é um Exenplo de Vida,, Caraka Pasar por tdoo qee elee passou i aindaa tinha fé,, uma Fé incrivel, mto lindaa a historiaa,,

  6. DEUS TE AMA ESSA HISTORIA E LINDA E DEUS ABENÇOE

  7. È mt bom é um exemplo de fidelidade e amor a Deus e isso e mt bom

  8. odnei oliveira disse:

    Faccy Buk: Vc não conhece mesmo teologia, é uma pena mesmo. Talvez se vc pedir de Deus sabedoria Ele mostrará todos os seus mistérios. Vc tem que ver o plano de Deus por completo na vida do seu povo e a historia que o cercara.

  9. Primeiro declara ‘ELE FEZ PARTE DE UM PLANO DIVINO …. UMA PROMESSA FEITA A ABRAÃO’! E depois contradiz quando declara ‘QUE LIÇÃO DEUS QUIS DEIXAR NA HISTÓRIA DE JOSÉ ??? QUE VALE A PENA DESEJAR AS RIQUEZAS DESSE MUNDO ???’ Ou fazemos parte de um plano divino ou desobedecemos a Deus e buscamos as riquezas desse mundo. Fazer os dois não dá!!! De fato a história de José deixa várias lições, mas a maioria são edificantes, nenhuma nesse triste contexto comentado.
    Espíritos familiares…..

  10. Primeiro declara ‘ELE FEZ PARTE DE UM PLANO DIVINO …. UMA PROMESSA FEITA A ABRAÃO’! E depois contradiz quando declara ‘QUE LIÇÃO DEUS QUIS DEIXAR NA HISTÓRIA DE JOSÉ ??? QUE VALE A PENA DESEJAR AS RIQUEZAS DESSE MUNDO ???’ Ou fazemos parte de um plano divino ou desobedecemos a Deus e buscamos as riquezas desse mundo. Fazer os dois não dá!!! De fato a história de José deixa várias lições, mas a maioria são edificantes, nenhuma nesse triste contexto comentado.
    Espíritos familiares…..

  11. fico maravilhada com o propósito de DEUS na vida de josé,,,se nós confiarmos mesmo no silencio de DEUS,,ele está só preparando a benção,,,queira ser um instrumento nas mãos de DEUS pra abençoar sua vida e de sua familia,,,aleluias,,DEUS seja glorificado

  12. A historia de Jose e muito bonita e verdadeira, isso pode ser exemplo para a nossas vidas nos dias de hoje eu amo a historia de Jose porque Deus gosta de pessoas q tem sonhos e so ter fe

  13. o José foi um grande campeão como Davi Sansão e muitos outros… Deus ajudou inmensso ao José a sua familia, pessoas de Egíto começaram a gostar e a agradecer ao nosso Deus em que José tinha tanta fé COMO MUITOS E EU TAMBEM TENHO MUITA FÉ :)

  14. thalita silva disse:

    hooooo gloria historia liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinda tinha que ter mao de deus no meio

  15. O deseijo do meu coraçao,é, que cada um desses criticos,
    gosase do privilegio de cer um crente obdiente a Deus como,
    foi jose que percorreo todo trageto cem queimar etapa.

    • e´ e mesmo asim tem muitos por ai brincando com as palavras de Deus por isso que as coisas que estao fazendo escondidos que ta vindo td a tona porque nada e íncoberto por Deus ele é amor verdadeiro e honesto e humilde jamais vamos poder ajir como Deus mas se podermos ao menos ser bons e
      honesto respeita o proximo ja vamos esta fazendo uma boa diferensa

  16. Irmão em Cristo pra que um comentário desnecessário? Sendo que toda história tem um autor e no caso dessa em que vimos de José o autor é DEUS o mesmo ontem, hoje e ETERNAMENTE. Não cai uma folha da arvore se Deus não permite por tanto o mesmo Deus que dá as bençãos é o mesmo Deus que pode tirar.Deus sabe de todas as coisas e nada do que acontece é em vão. O povo estava sofrendo assim como José sofreu um dia, mas assim como Deus exaltou José no topo como governado ele já enviava moisés e tratava dele pra que libertasse o seu povo do Egito! Vamos ficar atentos e ouvir a voz de Deus e que assim como José e o povo Israelitas os planos de Deus se cumpra em nossas vidas amém.

  17. Deus abencõe hisstória linda.

  18. José é um relato forte onde baseio minha vida altos poucos baixos muito, porém ao ler esses relatos, sinto que o espelho minha vida é reflexo dessa grande história onde ergui varios homens bons e fui traído por vários ruins não vale a min julgar somente deus, mais como o nome já diz Vagner construtor de vagões construi dois solidos e fortes Eric e Guilherme meus dois filhos e agora tenho certeza que chegou minha hora de ser como José Deus abençoe a todos amen…

  19. tb amo essa historia de força fé e obediencia a deus queria que foce passada todos os dias,pene que tb tenho que esperar uma semana para assistir,a recrd esta de parabens,com suas miniséries biblicas

    • VOCE QUE MANDOU ESSE RECARDO VOCE NAO TEM MENTE BOA PARA FALA,DEUS TEM ALGO PARA VC MINHA COLEGA ROSANA DEUS TEM UM PLANO NA TUA VIDA AINDA HOJE SE VC NAO ACREDITA NESTA HISTORIA VAI ORAR A DEUS;SALMO143;10.SALMOS 145;1—

  20. A historia de josé , parece um pouco com a historia de jesus , em termos como ; traído , abandonado , preso . obediente , humilde , um imenso amor ; não conheço muito bem o contexto bíblico mais acho que assim como jesus teve uma jornada pela frente com inúmeros desafios , josé sempre teve um bom coração e passou a perceber que sua vida teria uma longa jornada assim guiado pelo espirito sando ( um plano de deus em sua vida ) –isaías 43:13 )) mais através das obras da sua fé ele veio a encarar desafios e a vencer motivado por uma força de deus seus sonhos tornara-se realidade . resumindo uma linda historia que hoje nos permite cada dia acreditar que deus ele sim pode mudar , transformar , realizar … creia no deus do impossível ele faz acontecer …

  21. eu estou apaixonada por esta serie ,para min é muito difícil esperar uma semana para assistir novamente emfim estou emcantada.é isso

  22. C Cfc Francisco disse:

    DEUS TRABALHA DE UM JEITO EM QUE NÃO ENTENDEMOS, ENTÃO MEUS IRMÃO GUANDO DEUS ESTIVER FAZENDO ALGO EM QUE VC NÃO CONSEGUE ENTENDER, SAIBA QUE DEUS ESTÁ TRABALHANDO NA SUA, NA MINHA VIDA…LEMBREM-SE QUE DEUS FALA ATÉ GUANDO ESTÁ EM SIlÊNCIO…FIQUEM NA PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO QUE HORA VIRA PARA BUSCAR A SUA NOIVA..QUEM CRÊ TA UM GLÓRIA ..BEM FORTE PARA ESTREMECER O inferno…OH GLÓRIAS A DEUS…GLÓRIA GLÓRIA GLÓRIA GLÓRIA A DEUS…EITA DEUS PODEROSO…….

  23. DEUS É DEUS, E QUANDO ELE TEM UM PLANO (PROPOSITO) NA VIDA DO HOMEM, ELE CUMPRE, MESMO QUE AS CIRCUNSTANCIAS SEJA ADVERSAS PARA NÓS E QUE NÃO ENTENDAMOS NADA NO MOMENTO.

  24. Gosto muito d historia d jose,e um exemplo d fidelidade a Deus

  25. A vida de jose deveria ser exemplo pra muitos cristao no dia de hje e pra este mundo que esta cheio de vinganca hoje. Ass pessoas so pensao em violencia amigos e irmao buskem no senhor um coracao aquebrantado pra jesus trabalhar a paz,,,,,!,

  26. a historia de jose nos mostra o exemplo de humildade, e que devemos sempre lembra que DEUS em primeiro lugar em nossa vida , quem tem DEUS na vida tem tudo ….

  27. é assim que DEUS faz quando o servo é obediente e tem vida no altar, então vale a pena ser fiel, como jose do Egito foi.

  28. Aline Mayane Silva disse:

    um exemplo de superação, josé foi um exemplo de vida, e Deus nunca o abandonou, como nunca, me abandou, e nunca vai abandonar vc…

  29. Um exemplo de superacao alem de outros e de JO que perdeu tudo na vida foi posto a prova pelo mal e mesmo assim manteve sua fe no SENHOR, assim como JOSE fez fugiu da tentacao da carne, foi temente a DEUS e utilizou o seu dom de interpretar sonhos para vencer.

  30. quero te dizer que ainda que o inimigo queira te jogar na cova , oque Deus tem para nos vai realizar o inimigo querendo ou não, não fi assim com josé? então não desista dos seus sonhos

  31. Uma história muito bonita,é para os nossos dias de hoje, não desistir dos nossos objetivos q DEUS é fiel para cumpri as obras Dele em nossas vidas……

  32. acredito que seja igual ao rei Davi que foi o maximo!!!!!!!!!!

  33. Acredito que José foi um homem da bíblia que mais deu exemplo de vida depois de Cristo.. Contudo acreditamos que esse exemplo pode ser seguido, e não só falar aquela falinha que pra muitos ja virou uma rotina: Acarne é fraca, sim e porque não termina o versículo Mais o Espirito é forte..

  34. PREGAR SOBRE JOSÉ APENAS COMO UM GRANDE VITORIOSO, É FRUTO DE MENTES DA PROSPERIDADE !!! > PRIMEIRO SE FAZ NECESSÁRIO ESTUDAR TODO O CONTEXTO BÍBLICO QUE ENVOLVE A HISTÓRIA QUE LEVOU JOSÉ A IR PARA O EGITO !!! ELE FEZ PARTE DE UM PLANO DIVINO … UMA PROMESSA FEITA A ABRAÃO !!! > Então disse a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos, Gênesis 15:13 >>> JOSÉ ERA AINDA JOVEM QUANDO DEUS

  35. Ou comentou
    PREGAR SOBRE JOSÉ APENAS COMO UM GRANDE VITORIOSO, É FRUTO DE MENTES DA PROSPERIDADE !!! > PRIMEIRO SE FAZ NECESSÁRIO ESTUDAR TODO O CONTEXTO BÍBLICO QUE ENVOLVE A HISTÓRIA QUE LEVOU JOSÉ A IR PARA O EGITO !!! ELE FEZ PARTE DE UM PLANO DIVINO … UMA PROMESSA FEITA A ABRAÃO !!! > Então disse a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos, Gênesis 15:13 >>> JOSÉ ERA AINDA JOVEM QUANDO DEUS O ESCOLHEU PARA CUMPRIR A PROFECIA DA GERAÇÃO QUE SOFRERIA 400 ANOS ESCRAVA NO EGITO !!! > Estas são as gerações de Jacó. Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia más notícias deles a seu pai. Gênesis 37:2 >>> JOSÉ PASSOU A SONHAR ALTO … SER UM GRANDE LÍDER !!! UM GRANDE GOVERNADOR !!! > ELE SURPREENDEU A TODOS COM A SUA AMBIÇÃO !!! > COMO TODOS ESTÃO LENDO NO TEXTO DO SITE … JOSÉ É UM GRANDE INSPIRADOR DE SONHOS !!! > *AGORA OBSERVEMOS O QUE OS PASTORES NÃO PREGAM E NEM ENSINAM SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DOS SONHOS DE JOSÉ !!! > LOGO APÓS A MORTE DE JOSÉ … ELE DEIXOU UMA GRANDE NAÇÃO NO EGITO … > Faleceu José, e todos os seus irmãos, e toda aquela geração. E os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles. Êxodo 1:6-7 > *ESCRAVA !!! DESCRENTE !!! INFIEL A DEUS !!! >>>E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. Êxodo 3:7 >>> QUE LIÇÃO DEUS QUIS DEIXAR NA HISTÓRIA DE JOSÉ ??? QUE VALE A PENA DESEJAR AS RIQUEZAS DESSE MUNDO??? QUE AS RIQUEZAS DO EGITO SÃO ETERNAS ??? COM CERTEZA NÃO !!! OS NOSSOS PASTORES ESQUECEM QUE JOSÉ FOI UM TIPO DE MAL EXEMPLO DE COMO SE DESVIA DE DEUS PARA SE ASSOCIAR COM AS COISA DO MUNDO !!! > E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza. Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza. Êxodo 1:13-14 >>> JOSÉ ALÉM DE DEIXAR UMA GERAÇÃO ESCRAVA NO EGITO .. DEIXOU UMA GERAÇÃO POBRE ESPIRITUALMENTE !!! > REPROVADOS POR DEUS !!! > Além disto, recusou o tabernáculo de José, e não elegeu a tribo de Efraim. Antes elegeu a tribo de Judá; o monte Sião, que ele amava. Salmos 78:67-68 > QUE LIÇÃO COLHEREMOS DOS ATUAIS PASTORES APÓSTATAS DA PROSPERIDADE QUE TÊM SE DESVIADO DOS PÚLPITOS PARA SE AFOGAREM NAS RIQUEZAS SUJAS DA POLÍTICA DE GOMORRA ??? * EU VOS RESPONDO COM PROFECIAS BASEADAS NA PALAVRA DE DEUS !!! > ESTES PASTORES APÓSTATAS VÃO DEIXAR UMA GRANDE MULTIDÃO DE CRENTES DESVIADOS SOFRENDO A GRANDE TRIBULAÇÃO !!! > ESTES SEGUIDORES JUNTAMENTE COM ESTES PASTORES VÃO AMARGAR UM FEL MUITO MAIS AMARGO QUE O FEL QUE OS ISRAELITAS AMARGARAM !!!

    • Irmão em Cristo pra que um comentário desnecessário? Sendo que toda história tem um autor e no caso dessa em que vimos de José o autor é DEUS o mesmo ontem, hoje e ETERNAMENTE. Não cai uma folha da arvore se Deus não permite por tanto o mesmo Deus que dá as bençãos é o mesmo Deus que pode tirar.Deus sabe de todas as coisas e nada do que acontece é em vão. O povo estava sofrendo assim como José sofreu um dia, mas assim como Deus exaltou José no topo como governado ele já enviava moisés e tratava dele pra que libertasse o seu povo do Egito! Vamos ficar atentos e ouvir a voz de Deus e que assim como José e o povo Israelitas os planos de Deus se cumpra em nossas vidas amém.

      • andreza cassarotti disse:

        Guilherme eu concordo com voçê em suas palavras…Temos que nos inspirar na história de josé, e confiar sempre em Deus…porque Deus sabe o que é melhor para todos os seus filhos!!

    • Francisco Nascimento disse:

      Você falou um kg e, vc mesmo, nao entendeu 1 grama!! srrsrsrssr

    • PROFª DÉBORA disse:

      Olá !!! pelo que eu pude compreender na história de José ele foi um vencedor! E marcou a vida dos Israelitas e vc o que esta fazendo de bom!
      Será que vc não consegue ver que José não foi LEVADO AO EGITO PELO DIABO, porem foi CONDUZIDO PELA MAO DO DEUS TODO PODEROSO!
      QUE ALIáS COLOCOU VC NO MUNDO! CARO COLEGA!
      Deus faz o que quer, como quer e com quem quer!
      Por que dele, por ele e para ele são todas coisas! glorias pois a elel eternamente! Lembra desse versículo????
      Amem!

    • DEUS USOU JOSÉ PARA QUE A DESCENDENCIA DE ISRAEL NÃO DESAPARECESSE DA TERRA NAQUELE PERIODO DE FOME QUE CONSUMIU A TODOS DAQUELA ÉPOCA.

  36. João Hernane disse:

    show.. espero seja bem produzido igual rei david na record atualmente com padrao globo de qualidade kk..
    nao gosto iurd..mas tem criticos para tudo vive falando mau bbb novelas, mas quando tem serie biblica e de qualidade reclamam reclamam o que importante que esteja engracedendo nome do senhor e falando sobre verdadeira historia cristã nao pode ser o melhor forma, mas esta levando palavra de deus…se falou por algumas pessoas que a serie da record teve patrocinio de uma marca de cerveja, mas tambem produz refrigerante, sucos entre outras bebidas..agora biblia diz ser contra embreagues, mas toma uma taça de vinho tinto moderado traz varios beneficios a saude sistema sanguineo, reduz o risco de doença de Alzheimer entre outros beneficios, alem mais biblia diz vinho santa ceia pode nao ser com mesmo nivel alcool que tem alguns vinhos de hoje, mas garanto que nao é suco de uva , nao tomo cerveja, mas nao fico falando se tomar qualquer que seja dose alcool menor que seja numa bebida ou drink vai para o inferno, mas sei e nao devemos embriaga-se nem para cristao e nem para quem estas no mundo…porq tem muita gente que nem toma nenhum tipo de bebida alcoolica por opção de vida ou por causas religiosas…..evangelico deve ser levado nas cincos regiao do brasil independente de que forma seja pela marcha para jesus, evangelização no carnaval, na rua mas respeitando direitos das pessoas, mas sim levando evangelico

  37. Marco Antonio disse:

    Ah José, por teu exemplo, devido apenas a ele, a plolítica hoje, como desculpa e justificativa esfarrapada, esta cheia de "crentes"

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 462,457 comentários no Notícias Gospel.

Da Internet e em Inglês para Praticar