Aumento do acesso à internet estaria levando pessoas a abandonarem igrejas, diz cientista

19

O aumento do acesso à internet estaria influenciando no aumento do número de pessoas que abandonam as igrejas, de acordo com pesquisa comandada pelo cientista Allen Downey, da universidade de engenharia da computação Olin College, em Massachusetts.

Nos últimos 24 anos, o número de pessoas sem filiação religiosa mais que dobrou nos Estados Unidos, passando de 8% para 18%, e na visão de Downey, a internet tem grande influência nessa mudança.

Downey afirma que a internet não é a única responsável, mas uma das principais influenciadoras para a formação do atual cenário. Na pesquisa, foram usados dados da Universidade de Chicago, que promove um estudo sociológico anual chamado General Social Survey (GSS).

O GSS é realizado desde 1972 com aferições sobre questões comportamentais e demográficas, sendo portanto, uma base bastante relevante de informações. No estudo de 2010, que serviu como base para a pesquisa de Downey, foram feitas perguntas como “Em que religião você foi criado?” e “Quanto tempo você passa online?”, e o relatório aponta que 25% dos entrevistados afirmaram ter se afastado da religião em que iniciou os estudos na faculdade.


A medição sobre o uso da internet passou a ser feita pelo GSS nos anos 1990. No levantamento de 2010, 53% dos entrevistados disse usar a rede mundial de computadores por aproximadamente duas horas semanais, enquanto 25% revelou ter usado a internet por mais de 7 horas por semana.

O cientista afirma que o aumento do tempo de uso da internet está diretamente ligado à redução das visitas aos templos, e que as estatísticas demonstram isso, pois a proporção de abandono à religião no período de aumento do acesso à internet foge aos padrões históricos, segundo informações do Technology Review.

“Para as pessoas que vivem em comunidades homogêneas, a Internet oferece oportunidades para se encontrar informações sobre pessoas de outras religiões (e sem religião), e de interagir com elas no nível pessoal”, defende Downey, que ressalta que nenhuma outra ferramenta social de comunicação impactou a religião de forma tão expressiva: “Nós temos controlado todas as tendências, desde mudanças na educação, status socioeconômico e mudanças do ambientes rural/ urbano. Nenhum deles causou tanta alteração antes”.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


19 COMENTÁRIOS

    • Lula-lelé, pastoreco iurdiano, mercenário da fé, rsrsrrsr…é redundância/pleonasmo, eu sei, pois basta falar obreirinhos da IURD, que todos já entendem, e, em suas mentes já visualizam, um mercadejador do falso evangelho.
      IURD, igrejola que ensina se revoltar com Deus, exigir, decretar, determinar, igrejola onde o líder MAMONCEDO apoia o aborto, critica o primeiro milagre de Cristo, usa a politica do dá ou desce, ensinam e praticam heresias, como a tal fogueira de santanás, sessão descarrego, corredor do sal grosso, passe de luz, terapia do adultério e da fornicação, mas que dizem ser do amor, rsrsrrsrsrsrsrs… e ainda dizem que é igreja, vocês bem que poderiam assumir o nome oculto da IURD, não precisa mais disfarçar, o povo já descobriu o nome verdadeiro, a IUEC não precisa mais ficar oculta, kkkkk… né! Lulalelé!
      Pode ser que alguém menos avisado ainda não saiba o significado da sigla IUEC, então vou decifrar, rsrsrrsrs…… Igreja Universal dos Estelionatários do Capeta, a, IUEC. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Wanderley Santana

        Mordedor de fronha baixou a pomba gira em?
        Olha os risos de desespero.lol…….
        Calma o tonhão pé de mesa foi absolvido e não vai mais te pegar.
        A culpa ñ é minha florzinha.

        Ai Cesar r7 o nosso amigo Wanderley munheca quebrada.



        Assine o Canal
  1. Os enganos da religião evangélica e os escandalos estão afastando as pessoas das igrejas. Não é a internet.

    Pergunte a qualquer pessoa que deixou a religião evangélica o motivo de tal afastamento? ninguém vai responder que foi por causa de internet… foi ter descoberto as distorções, hipocrisia e ganancia que há nesse meio.

  2. Realmente a internet está fazendo as pessoas abandonarem as igrejas e outras coisas,tem pessoasque passam o dia inteiro em internet,falta de auto controle

  3. Não somente a presença na Igreja, mas também vem tirando o homem do lado da sua mulher na cama, do filho na mesa dos pais, dos estudantes dos bancos escolares, etc.
    O “baguio” é viciante!

  4. São os próprios pastores que espalham as ovelhas, não a internet:

    “Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel, profetiza e dize aos pastores: Ai dos pastores de Israel, que se apascentam a si mesmos! não devem os pastores apascentar as ovelhas?

    Comeis a gordura, e vos vestis de lã, e matais as cevadas; porém não apascentais as ovelhas.
    Não fortalecestes as adoentadas, nem curastes a que estava enferma, nem ligastes a que estava quebrada, nem tornastes a trazer a que estava desgarrada, nem buscastes a que estava perdida; mas dominastes sobre elas com força e com rigor.

    Assim se espalharam, por não haver pastor; tornaram-se pasto para todos os animais do campo e espalharam-se”. (Ezequiel 34:2-5).

  5. Concordo,na igreja onde congrego sempre tem ensinamentos sobre o caso alertando a irmandade.quantos jovens estão se afastando de deus pir causa da net indo pro mundo seduzido pelo demônio.

  6. A internet mostra os bastidores, revelando as malandragens dos lideres corruptos, que querem somente fazer de suas instituições, um império financeiro.Por isso que vermos esses lideres brigando entre eles para não perderem a lã($$$$$$$$$$$$) dos fieis desesperado por um milagre.

    Com certeza faz o povo ficar espertos com essa ditas “igrejas”

  7. Desde que nao se afastem de Cristo, o resto ainda pode ser consertado. Nao existe necessidade também de seguir um modelo tradicional de igreja, pois o mesmo é muito cansativo e obsoleto. Gostoso mesmo é se reunir em uma casa.

  8. “”Para telespectador, Record é sangue e reprise, mostra pesquisa

    Uma megapesquisa feita pelo Ibope sob encomenda da Record mostra que a segunda maior rede de TV do país tem uma imagem ruim no mercado. Os telespectadores percebem a Record como a emissora que mais explora noticiário policial e a que mais reprisa suas reportagens. A Record é, de forma geral, associada a sangue, sensacionalismo e repetição.

    Esse resultado da pesquisa vem sendo mantido em sigilo dentro da Record. A pesquisa, realizada no ano passado, avaliou a imagem da Record, de seus apresentadores e de seus programas. Apresentações dos resultados foram feitos a todos os diretores e a equipes dos programas da casa, mas pontos negativos envolvendo a imagem da Record foram omitidos. Seus resultados tendem a nortear decisões futuras da Record.

    A percepção de que a Record é feita de sangue e repeteco é reflexo da sua programação. Depois de três horas e 20 minutos de Cidade Alerta, a emissora introduz seu principal telejornal, o Jornal da Record, com cerca de 20 minutos de noticiário policial. E uma reportagem exibida no Câmera Record é reprisada no Fala Brasil, Cidade Alerta, Balanço Geral e Jornal da Record, além de outros programas e telejornais locais.

    Um resumo da entrevista que Geraldo Luís fez com Rodolfo Carlos, da dupla com ET, no Domingo Show de ontem (6), foi ao ar à noite no Domingo Espetacular horas depois. E provavelmente será reprisada hoje””

    FONTE: noticias da tv – uol

    ” A Record é, de forma geral, associada a sangue, sensacionalismo e repetição ” … quem diria que a outrora “tv de Jesus” iria ser reconhecida posteriormente por adjetivos tão mundanos… péssimo testemunho… e ainda diz ser “tv de primeira”…

    • RESPONDA STAR SOBRE ESTE ASSUNTO NÃO FUJAS MAIS COMO SE NÃO O ESTIVESSE VENDO, FALE SOBRE TEU MESTRE, ALZIRO ZARUR SOBRE TEU IRMÃO CONGREGACIONAL sATANÁS , CONTE PAR4A NÓS PORQUE ODEIAS O DÍZIMO BÍBLICO PELA FÉ E PELO AMOR ANTERIOR A LEI E POR ISTO INSUBSTITUIVEL , E A ALEGRIA QUE FAZ COM QUE EXULTES , QUANDO SE FALA NO HOMEM DO TRIZÍMO, DA REDE MULDIAL DE LADRÕES, SERÁ PORQUE TE LEMBRAS DO PRIMEIRO NOME QUE RECEBEU AQUI GJMIXBABA E SEUS QUARENTA LADRÕES, HOJE SERIA MAIS OU MENOS ASSIM STARDUSTBEREANOBABA E SEUS QUARENTA LADRÕES, SIM DA MESMA MANEIRA QUE A REDE ESGOTO DE TELEVISÃO FORMATA EM SUAS PROGRAMAÇÕES , E ESTAS SEMPRE OFERECIDAS A DEMONIOS, CONTRA A IGREJA CONTRA A BÍBLIA CONTRA PASTORES E CONTRA OS CRENTES, A IGREJA SEMPRE APRESENTADA , NA FIGURA DA CATÓLICA E SUAS IMAGENS E SANTOS, TODA NOVELA TEM GENTE ADORANDO, A DOS CRENTES É SEMPRE DENTRO DE UMA PECINHA TIPO GARAGEM, E NÃO QUE EU TENHA VERGONHA DISTO, POIS HA MUITOS ANOS COMECEI MUITA IGREJA ASSIM,
      CONTRA A BÍBLIA, SIM NUNCA APRESENTAM ELA COMO FONTE E GUIA PARA VIDA ETERNA, NAS MÃOS DOS CRENTES , SEMPRE FONTE DE HOMOFOBIA
      CONTRA PASTORES ESTES SEMPRE ADULTEROS LADRÕES E PROMISCUOS, NUNCA PESSOAS EM BUSCA DE GANHAR ALMAS E AGREGAR PARA O REINO DE DEUS, HOMENS PREOCUPADOS COM A FAMILIA COM DOENTES E DROGADOS
      E OS CRENTES SEMPRE COMO DOIDOS SEMPRE ASSOCIADOS A PESSOAS POBRES COITADAS, COM PROBLEMAS EMOCIONAIS, MAL AMADAS E MAL RESOLVIDAS
      EXPLIQUE E NÃO FUJAS COMO PODE DEFENDER TRIZÍMO O HOMEM DAS FAZENDAS, QUE NÃO PAGA ALUGUEL DE SUAS IGREJAS, QUE NÃO PAGA REDE DE TVS ONDE FAZ SEUSS PROGRAMAS, ONDE SUAS IGREJAS SÃO FECHADAS POIS PERTURBAM A COMUNIDADE
      COMO PODE DEFENDER A REDE ESGOTO QUE LUTA PARA PROMOVER SEITAS COMO A CATÓLICA BUDISMO MUÇULMANOS E TUDO QUE É CONTRA DEUS E A BÍBLIA
      E DIZER QUE É CRISTÃO
      CLARO NÓS TODOS SABEMOS CRISTÃOS NOVA ERA LBV

      • Eu classifico a Record como abrir uma boate.
        Para tirar a responsabilidade das safadezas que passam na emissora, coloco alguns incrédulos e fico só contando a grana. kkkkkk

        Ai é de se pensar
        Como alguém pode ser classificado um cristão seguidor de Cristo financiando as obras da carne?

        Alguns anos atras os Muçul-urdianos vinha aqui no G+ dizer que o presidente da emissora o sr Macedo não interferia na direção da Record. Não demorou muito pra essa defesa cair por terra, rapidinho Macedo começou a usar sua emissora pra atacar outras igrejas como as pentecostais e o concorrente Valdomiro Boiadeiro.

          • SIM , MAS ANTES DEIXAVA PARA LA, E PROCURAVA NÃO DEBATER, MAS ELE INSISTE SEMPRE NA MESMA MENTIRA, SÓ QUE NÃO SE EXPLICA, AGORA COMO ELE FAZ POSTA SEMPRE A MESMA COISA POSTO TAMBÉM, ESTAVA COM SAUDADES NÃO SUMA, ISTO AQUI FICA MUITO VAZIO E SEM GRAÇA SEM VC

DEIXE UMA RESPOSTA