O pastor Tiago Mattes, da Igreja Red, compartilhou um trecho de um sermão em que alerta sobre como identificar falsos mestres e o que fazer quando se achar em uma congregação liderada por um abusador.
Mattes, que é autor do livro Jesus Não É Quem Você Pensa, lidera a Igreja Red (Igreja Batista Redenção) em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Atualmente, sua congregação passa por uma expansão e está erguendo um templo com capacidade para 2 mil pessoas.
No trecho do sermão compartilhado no Instagram, Mattes diz que a imposição é uma característica de abuso religioso: “Líderes autoritários, o ‘ungido do Senhor’… como diz Maquiavel, ‘é melhor ser temido do que ser amado’”, introduziu.
“Esses líderes se colocam numa posição de que se você não obedecê-los, se você levantar qualquer questionamento sobre a autoridade dele, ele é ungido do Senhor e você vai ser fulminado por Deus. ‘Porque eu fui colocado nesse lugar e eu estou por cima dessa casta e ninguém me questiona’”, acrescentou o pastor.
Para Mattes, não há nada que ser humano nenhum possa oferecer que se sobreponha ao que Jesus Cristo entregou por amor: “Esse abuso de poder, que eles chamam de ‘cobertura espiritual’, ‘você vai perder a cobertura espiritual’. Deixa eu te falar uma coisa: a cruz de Jesus te confere toda cobertura espiritual que você precisa. Qualquer líder que prometer para você bênçãos ou proteção por meio da sua liderança e autoridade, é um falso mestre, é um abusador, um manipulador. Corra! Fuja!”, declarou.
Assista:
Ver essa foto no Instagram