Acusações contra Dilma no Petrolão podem gerar impeachment, diz jurista Ives Gandra

94

As denúncias feitas contra a presidente Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Lula, do mesmo partido, pelo doleiro Alberto Youssef em depoimento à Polícia Federal durante as investigações do escândalo de desvio de fundos da Petrobrás podem gerar um processo de impeachment.

A notícia foi veiculada pela revista Veja numa edição antecipada às vésperas da eleição presidencial, ocorrida no último domingo, 26 de outubro. No exemplar que causou alvoroço entre os eleitores, a revista reproduz trecho do depoimento de Youssef – principal responsável por movimentar o esquema de corrupção enviando os recursos em dólares para contas no exterior -, que afirma que os dois líderes petistas tinham conhecimento do esquema.

No trecho do depoimento, Alberto Youssef é questionado pelo delegado sobre quem seriam as pessoas com conhecimento do esquema de corrupção, e o doleiro resume:

-O Planalto sabia de tudo!


– Mas quem no Planalto? – perguntou o delegado.

– Lula e Dilma – respondeu o doleiro.

Imediatamente após a divulgação da notícia, diversos internautas começaram a clamar por mais investigações e falar em impeachment da presidente, que poderia ser implicada por improbidade administrativa segundo o artigo 85 da Constituição Federal.

O jurista Ives Gandra da Silva Martins concedeu uma entrevista à rádio Jovem Pan e endossou o pensamento no caso de haverem provas contra Dilma Rousseff: “A denúncia é muito grave e chega a ser provável que nós vamos ter pelo menos a abertura de um processo de impeachment. O fato é gravíssimo. Foi utilizada a maior empresa do Brasil para gerar recursos ao partido dos presidentes da República”, frisou.

Ives Gandra destaca que as afirmações do doleiro devem ser olhadas com atenção, afinal ele está depondo em um processo de delação premiada, que tem como regra inegociável a exigência de que ele não minta e apresente provas de suas afirmações, sob pena de, em caso contrário, perder o direito à redução da pena e sofrer um acréscimo de quatro anos à sua condenação.

“Quem pede delação premiada não pode mentir”, explicou Ives. “Se fosse apenas uma mera alegação, essa alegação viria a prejudicá-lo, não beneficiá-lo, porque ele teria que responder pelo crime de difamação”, acrescentou o jurista.


94 COMENTÁRIOS

    • GLOBO CORRIGE NOTA QUE DEU ORIGEM A BOATARIA

      Já escrevi a respeito e volto ao fato agora. Uma notícia incorreta publicada no Globo, dando ciência do que nunca existiu, alimentou uma rede organizada de boatos — “organizada” adivinhem por quem — que punham em dúvida a apuração da VEJA, segundo a qual Alberto Youssef, em depoimento à Polícia Federal e ao Ministério Público, no dia 21, afirmou que Lula e Dilma sabiam do esquema de roubalheira na Petrobras. Folha e Estadão publicaram a mesma coisa no dia seguinte.

      Muito bem. Agora o Globo se corrigiu. Leiam o que informa a VEJA.com. Volto em seguida.

      O jornal O Globo corrigiu nesta quinta-feira uma nota que criou dúvidas indevidas sobre o depoimento que Alberto Youssef prestou à Polícia Federal e ao Ministério Público em 21 de outubro, em seu processo de delação premiada.

      O diário havia afirmado que no dia 22 de outubro, uma quarta-feira, um dos advogados do doleiro pediu para que ele fosse ouvido novamente, para retificar suas declarações. Nessa ocasião, instado pelo defensor, Youssef teria feito a afirmação de que a presidente Dilma Rousseff e seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, sabiam do bilionário esquema de corrupção na Petrobras. Nesta quinta-feira, depois de ouvir o advogado Antonio Figueiredo Basto, O Globo se retratou. “Não existiu depoimento (de Youssef) na quarta, não existiu retificação, e os advogados não se manifestam”, afirmou Basto ao jornal.

      A reportagem de capa de VEJA desta semana revelou o diálogo travado entre Youssef e os investigadores no dia 21. Perguntado sobre o nível de comprometimento de autoridades no esquema de corrupção, o doleiro foi taxativo: “O Planalto sabia de tudo!”. “Mas quem no Planalto?”, perguntou o delegado. “Lula e Dilma”, respondeu o doleiro. A informação foi corroborada no dia seguinte por reportagens dos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, que ouviram fontes próprias.

      A divulgação da nota de O Globo na quarta-feira, postulando a existência do que nunca existiu – o “depoimento de retificação” –, ganhou repercussão na coluna do jornalista Janio de Freitas, da Folha de S.Paulo, e alimentou uma rede de boatos na internet, criando confusão e incerteza em torno das circunstâncias em que Youssef implicou Dilma e Lula no petrolão. A confusão foi desfeita agora.

      Voltei
      É isso aí. Agora as coisas estão no seu devido lugar. A Al Qaeda jornalística do petismo estava espalhando a mentira na rede. Al Qaeda Eletrônica? Considerando que esses caras querem cortar cabeças, são Estado Islâmico da Imprensa Vermelho-Marrom.
      Por Reinaldo Azevedo

      • Esse presidente é aluarado. Onde é que ocorreu aqui no Brasil forças visando dar golpe?

        Com todo o respeito, que figura palhaça desse presidente ao fazer comentários criando fatos e ampliando factoides, pois aqui não houve nada do que ele falou.

        Aqui houve um processo eleitoral onde ela desde o princípio ficou em primeiro lugar nas pesquisas, aqui ninguém fez uso de armas, fez uso de golpes, deixou de aceitar os resultados das urnas.

        Esse cara que tem todo um estado sob seus pés, basta vê que mais parece essa reunião dele com as que são feitas na Coréia do Norte, acha que tem o direito de mentir contra as instituições brasileiras, contra os brasileiros?

        Esse daí não é maduro, sim podre mesmo, pois cara de pau.

        Acaso tiver falando dos escândalos, ora no Brasil não há lei que impeça falar de assuntos dessa natureza durante o processo eleitoral, outrossim, mentira ou verdade, as denúncias já vinham se dando desde há muito tempo, bem antes do processo eleitoral, seja Petrobrás sejam outras.

        Homem, se quer se perpetuar no poder, não venha fazer o povo do Brasil como escada, afinal esse seu modelo de governo e do Chaves não são exemplo. caladores e censuradores da imprensa.

        Veio esse governo e prometeu ajudar e contribuir com a usina de pernambuco, mas não colocou um centavo sequer, aí ficam falando como se tivesse autoridade?

        • levi varela você ainda usa óculos?? esta com 1 grau ou já subiu?? será que esta proximo o dom de deus da cura?? para miopia?? ou será que vai ser lá para 5014??

        • Alexandre,

          Concordo com a medalha.

          Vamos botar no pescoço dele, se bem que vai ser difícil, são todos os mortos do último levante. Você emprestaria o seu pescoço para os cadáveres também?

          Esse tipo de honrarias não a quero, nem a concedo, sou cristão, e como tal não preciso tirar a vida de ninguém para que meu direito/ideologia valham, o Cristo que sigo morreu, não matou ninguém.

          • mas se levarmos em conta o passado de cristo, antes enquanto ele era só o pai, morreu muitos inocentes sim!! vocês se lembram do velho testamento??

          • Então vá bancar o Cristão na África, que está sendo dizimada pelos teus irmãos Cristãos. Vá lá para sentir na pele o excesso de todos esse cristianismo. Depois vá ao oriente médio, assista in locu o resulstado da bravura de teus heróis cristão genocidas. Aliás um deles com carteirinha de protestante e só perde para o Hitler.
            Vocês coxinhas precisam é da panela de pressão. Infelizmente as respostas que posto são moderadas. O noticias Gospel é de coxinha. Eles prezam pela verdade. ‘A deles”.

          • Levi Varela
            Você diz seguir a Cristo. mas tuas práticas defendidas aqui são de satanáz. Matar, roubar e destruir.
            Então vá bancar o Cristão na África, que está sendo dizimada pelos teus irmãos Cristãos. Vá lá para sentir na pele o excesso de todos esse cristianismo. Depois vá ao oriente médio, assista in locu o resulstado da bravura de teus heróis cristão genocidas. Aliás um deles com carteirinha de protestante e só perde para o Hitler.
            Vocês coxinhas precisam é da panela de pressão. Infelizmente as respostas que posto são moderadas. O noticias Gospel é de coxinha. Eles prezam pela verdade. ‘A deles”.

            Presbitero da Assembléia de Deus, Professor de história, Especialista em história de África, Mestrando em Teologia. ´Duvido muito que tenhas alguma coisa a acrescentar ao meu saber, ou que me faça trair meus princípios crísticos e me tornar um coxinha.
            Não perca teu tempo replicando, pois ” os coxinhas” moderam as respostas.

      • querida você se lembra de algum governo que dava uma contribuição para velhinhos que nunca tinham contribuído com o inss?? um governo que dava dinheiro para velhinhos sem nenhuma renda extra?? então amor esse governo é o do pt, se não fosse o pt minha mãe tava fod…… . vai pesquisar na internet sobre o LAOS tá bom?? pare de só ler a bíblia e a revista veja.

      • querida! na década de 50 e 60 as mulheres ateias, católicas não praticantes, as agnósticas saiam as ruas para conseguir míseros direitos civis, se você não sabe nem votar as fêmeas podiam, me responda onde estavam as evangélicas nessa época?? será que lavando a cueca dos maridos repressores???????

        • O mundo evolui na medida que os anos passam e novas tecnologias aparecem. A liberdade das mulheres passou a existir no ocidente democrático, porque no oriente, nas ditaduras e nos países socialistas, nem os homens podiam votar!
          Se vc se contenta com o crédito, bolsas, cotas e não se preocupa com a liberdade… O que adianta ter carro zero e a gasolina, diesel e etanol subirem a preços estratosféricos? Logo, logo, os pobres endividados, desempregados e sem os recursos da bolsa família vão dizer o quê? Olê… olê… olê… olá… Dilmá Dilmá! É isso que vc quer para o seu futuro?
          Procure se informar e veja que o dinheiro rola, mas rola, MUITO MAIS para a corrupção do que para os benefícios dados ao povo. O gargalo da saída tá escancarado e o Brasil atolado em dívidas, internas e externas. Isso vc não se interessa, né?
          Falar dos cristãos não é desculpa para não enxergar o elefantão ameaçador na sua frente. Se informe, leia, pesquise e não coma pela mão de petistas e intelectualoides de quinta!

          • Mary

            Poste aqui seu escroto fascista, as tuas qualificações. Antes de falar de intelectuais. É provavel que seja mulher de pastor perdedor.
            Caso seja, vá para o circulo de oração da irmãs. Satanas : te reprendo em nome de Jesus.
            Coxinha… só na panela de pressão.

          • Mary
            Não opine sobre economia vc não entende nada.
            É o PT quem segura os preços da gasolina en quanto vc ,coxinhas , mídia e multinacionais (esso entre outras), querem a liberdade de explorar.
            Estude antes de falar.

          • a onde o brasil tem dívidas externas??? kkkk
            fia!! basta andar pelas rus e notar múltiplas placas recrutando gente pra trabalhar!! e com a chegada do natal então vai duplicar as placas de emprego, vem escrever sobre desemprego!! kkkkkk.
            a liberdade das mulheres passou a existir no ocidente democrático,
            COM CERTEZA ABSOLUTA NÃO FOI POR CAUSA DA LUTA DAS EVANGÉLICAS!! MUITO PELO CONTRÁRIO!!!! aceita que dói menos, se dependesse das evangélicas as mulheres hoje estavam se aprimorando em lavar cuecas de maridos.

        • robyson andreotti

          Respondre à eles é inutil.
          Carrapato é = coxinha , só largam as vítimas quando não dão mais sangue.
          Coxinha tem que estar na pressão. É o único idioma que eles entendem.
          Agora estão pregando mais um golpe contra o governo brasileiro eleito democraticamente como é em cuba, venezuela, irã e coréia. quando os heróis deles ” os estadunidenses genocidas do mundo”, não conseguem parasitar a nação eles vão lá dão golpes. Sob a falsa premissa de falta de liberdade. O problema é ter que aturar essa curriola ignorante disfarça de cristã, propagar as asneiras como se verdades absolutas fossem.
          Mary…tome vergonha na cara e vá lavar uma troxa de roupas sua porca.

          • Cristãos, os verdadeiros! Vcs que votaram na Dilma e na continuidade do PT no poder, vejam o linguajar e a comparação que esse cidadão faz! Um petista, que se diz cristão, não tem respeito pelos irmãos que são tb seus compatriotas, porque NÃO ACEITA que pensem diferente dele!

            Vc concorda com isso, meu irmão? Vc aceitaria compartilhar ideias, numa conversa moderada, ou até mesmo, um almoço com ele e sua trupe? Se, sim, então releia o que ele escreveu…

            “Agora estão pregando mais um golpe contra o governo brasileiro eleito democraticamente como é em cuba, venezuela, irã e coréia. quando os heróis deles ” os estadunidenses genocidas do mundo”, não conseguem parasitar a nação eles vão lá dão golpes. Sob a falsa premissa de falta de liberdade. O problema é ter que aturar essa curriola ignorante disfarça de cristã, propagar as asneiras como se verdades absolutas fossem.”

            Que Deus nos livre! Vamos orar, meus irmãos… orar e crer, tão somente!

        • Sou cristão; mas nesse aspecto de crer ou não é algo de foro intimo e nem nada influência na gestão publica.Não quero um bom cristão; quero um bom administrador e se poss´vel honesto.

      • O probleme é: acreditar e Jesus, ler a Palavra de DEUS, praticá-la e deixar todas estas porcarias de lado, orando mais para o Criador, usando o nome de Seu Filho, par que as coisas se concretizem, realizadas pelo Seu Espírito. O que temos de fazer, isto façamos. O que DEUS deve fazer por nós Ele fará. Devemos todos “orar unânimes”, numa só voz. Deuxar este monte de “religião”, monte de igrejas, este monte de placas de igrejas e religiões, este monte de oadres, papas, pastores, etc…a maioria é “fake”. Todas religiões tem coisas boas, MAS um só é o Caminho para a eternidade de vida; caso contrário é “eternidade de morte”. Ou se vai viver eternamente junto de DEUS, se obedecermos aquilo qoe Jesus ordenou que façamos; ou uma pessoa vai viver eternamente, em sofrimento nas trevas, vendo o salvos na Luz. Será uma dor de consciência, angústias, depressões, remorços, etc…vendo os salvos na vida certa, real, boa, sem problemas algum. Se acredita nisto ou não, não é problema meu, pois, usto está escrito na Palavra de DEUS. Reclame a Ele sobre isto; reclame a Cristo que ensinou assim. Estas “reclamações” são feitas pela maioria dos pastores, dos padres, de paoas, de religiões que se “acham” no direito de modificar o que Jesus ensinou. Se acham no direto de acrescentar e ou diminuir o conteúdo “consumado, completo, eficaz, o bastante” que Jesus, o único Homem Perfeito, realizou aqui na terra. Nós, imperfeitos, blasfemadores, importunantes uns com os outros, nos “achamos” uns melhores que os outros. O “inteligente”, aprende com os erros seus; o “sábio” aprende com os erros dos outros. Não se viverá tanto para aprender por si só com seus próprios erros. Deve-se ser “sábio” e ver um monte de “babacas” fazendo este monte de erros….leia a Bíblia! Obedeça. DEUS e deixe cada um se afundar ou sobreviver. Mas, aos que estão se afundando, mostrar a direção exata que é a Palavra de DEUS praticada em Jesus, o Homem Perfeito, passar uns para os outros estes ensinos, fazendo sempre o bem, porque para isto DEUS preparou para cada um o bem a ser feito. Ser cristão não é fazer um monte de idiotice achando que DEUS Se agrada. Ele Se agrada se fuzermos o que Ele pede…

    • Se o único defeito dela fosse ser ateia, isso não era tão grave, desde que fosse honesta com o povo brasileiro. Mas, o que sabemos é que ela fez o “diabo” para ser eleita, quiçá até fraudando as eleições.

        • Quem lê a Palavra de DEUS, ensinada por Cristo vai ver o que Ele ensinou a respeito da “FÉ”. Ele disse que a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra, “Vem pelo pregar e pregar a Palavra. Nada tem de ver com “religião” que é invenção de homens impuros. A fé verdadeira vem de Cristo, dos Seus ensinos, de praticar e levar ais outros estes ensinos. Ter fé em “religião” advém uma pergunta: “qual delas é a correta, a verdadeira?” Elas tem coisas boas, mas uma só é a Verdade. Todas ensinam “alguma” coisa boa, mas UM SÓ É O CAMINHO, a Verdade, a Doutrina Pura. Um só o Espírito de DEUS; um só é o Senhor; uma só é a Doutrina da Vontade de DEUS, aquela que foi pregada por Jesus. O resto são desejos humanos de “manipular” as pessoas. Tem gente honesta neste meio. Peça a DEUS para conduzir a Verdade Única e Único Caminho….
          O resto são interpretações humanas; são “achismos” humanos; são costumes e tradicões humanas, são seus “dogmas”….. DEUS não quer nada disto, pois, já o fez perfeito em Jesus para a nossa salvação. Ele quer que passemos uns para os outro isto, que façamos o bem a todos, que oremos uns pelos outros, e deixar Sua Palavra se explicar a nós, nos seus livros, capítulos, versículos. Elas se completa, se explica, orienta, dá a direção correta, exata de onde vamos chegar. E quem a pratica, ela li da das sujeiras deste mundo maligno, das coisas ruins que nós, seres humanos, fazemos a toda hora, e achamos que podemos interpretar aquilo que está explicado de Gênesis até Apocalipse, nos 66 livros “inspirados” por DEUS, para os 40 homens que a escreveram. Certamente DEUS escolheu a estes, como escolher a Maria para “emprestar” o seu ventre e ser gerado ali, um “corpo humano’ para DEUS E UM HOMEM, viverem dentro dele. Estes 40 homens era, certamente, íntegros, retos, tementes a DEUS e se desviavam do mal, e certamente, pecavam de vez enquanto porque a Palavra ensinada por Cristo disse que “não tem um só justo sobre a terra”. Certamente, Maria, mãe de Jesus, foi assim. DEUS não joga as Suas “pérolas” aos porcos. Ele distribui aos Seus escolhidos, mesmo que Eles tenham pecados….mas que não vivam pecando e que queiram ser salvos…..

      • e o aécio que foi procurar apoio de marco feliciano e silas malafaia?? isso também não é fazer o diabo?? já que ele com certeza também não pratica nenhuma seita cristã.

      • esqueci de escrever que o pastor marco feliciano é um grande mentiroso, e vocês mesmos evangélicos dizem que o pai da mentira é satanás, ele diz em um vídeo do you tube que jhon lennon foi assassinado com três tiros e é mentira jhon lennon levou 5 tiros 1 desviou e os outros 4 acertaram seu corpo, enfim um candidato que aceita apoio de um pastor mentiroso, meu voto com certeza tinha que ser em dilma.
        MARCO FELICIANO MENTIROSO!!!

        • Robyson Andreotti….lendo suas postagens posso entender que voce não sabe do que esta falando…o que vç levou em conta sobre a ministração do pr. Marcos é uma grande bobagem, se tudo fosse isso kkkk, a conversa qui é outra…se tivessemos a verdadeira educação para enterdermos de fato o que é politica, não estaria lendo comentarios como o seu….e por essa sua ideia eu só LAMENTO por saber que o Brasil vai de mal a pior e os filhos desta terra, nós BRASILEIROS a cada dia ficamos piores e mais ignorantes no ponto de vista politico…deveriamos aproveitar essa oportunidade para dar um grito insano e desesperado contra a corrupção….mas….entramos no jogo dos poderosos e nos preocupamos com coisa ridiculas como chamar um pastor de mentiroso só por que ele errou o numero de tiros que assassinou um homem.

          • pastor marco feliciano mentiroso, isso conta muito pra mim.
            e depois vá lá na escola estadual mais próxima de sua casa, ( caso seja no estado de são paulo ) e pergunta se as crianças repetem de ano??
            se o brasil em relação a educação esta um pouco pior, mande seu recado para o aliado do aécio, geraldo alckmim.

          • a moral do evangélicos esta mesmo no lixo, na lama, olha oquê essa serva do altíssimo me escreve, pra ela tanto faz um pastor mentir dentro da igreja, em cima do altar, credo que nojo dessa gente!!!

    • Ter a Dilma pode ser uma verdadeira maldição !!! !!! !!! !!! _____ Mas se tivéssemos o Aecio sería PIOR ainda !@#$%¨&*!@#$%¨&* ,,, ,,, ,,, Pois até mesmo o brasil quebraría com eles ,,,…,,, como já quebrou ou eles já quebraram !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  1. E ainda me questionam por que voto nulo!!!

    Aécio: Segundo dizem maconheiro, farinheiro, agressor de mulheres, construiu um aeroporto particular com dinheiro público e playboy corrupto.

    Dilma: Segundo dizem enfiada até o pescoço no escândalo da petrobrás, e “passou a mão” na cabeça de vários condenados do mensalão.

    E o mais engraçado, pra não dizer triste, é que vejo uma cambada de idiotas se degladiando nas redes socias defendendo essa raça de vagabundos!

    Quando irão aprender que políticos, independente da bandeira que levantem, são todos iguais?

    • são iguais o escambal!!! se você é cego até te entendo, mas se recusar a ver que o brasil melhorou é cegueira política, quando os pobres podiam comprar tantos carros 0KM como agora?? quando os pobres podiam voar de avião como agora?? quando os negros pobres podiam sonhar em estudar na USP como agora?? se você é desinformado procure ler outras coisas além da bíblia e da revista veja, só pra seu governo, até a venda de bolachas e biscoitos multiplicaram-se nesse governo leia na internet, imagina então outros produtos??
      só não vê quem não quer.

      • robyson

        Você deve ser algum tipo de retardado, nunca neguei que houvesse um crascimento. Mas a que custo?

        A educação está uma M…, Saúde então, sem comentários.

        A menos que você seja um playboyzinho que não precise se preocupar com isso, pois o “papai” paga tudo.

        POLÍTICO É TUDO IGUAL, ESTUDE A HISTÓRIA DO SEU PAÍS SEU MANÉ!!

        • a educação esta uma mér…. não é por culpa do pt, se você não sabe aqui em são paulo quem esta no poder a mais de 20 anos é partido do aécio, que não reprova mais nenhum aluno, todos passam de ano mesmo não sabendo nada. então mande um recado para eles, apesar que você vai ser voto vencido, pois o alkmim foi reeleito no 1 turno.

  2. GENTE VOCÊS ESTÃO COM INVEJA DA NOSSA PRESIDENTE,
    DEIXA ELA EM PAZ POR FAVOR.
    DEUS ESTÁ NO COMANDO DE TODA SITUAÇÃO?
    VAMOS PARÁ, COM ESTAS ACUSAÇÃO, PELA O AMOR DE DEUS,
    PROCURA. O QUE FAZER, SE TEM VEM LIMPAR A MINHA CASA…..
    OK EU VOTEI NA DILMA, E EM 2018 VOU VOTA NO LULA
    ASSIM O MEU DEUS PERMITI, QUE EU ESTEJA VIVA AMÉM?
    SOU PETISTA COM MUITO ORGULHO….!!!

    • Desculpe-me SANDRA MARIA SANTOS FEITOSA, mas da forma como você escreveu seu texto, denota inobservância na norma culta da língua portuguesa tão característico do colégio eleitoral da Presidente Dilma, ou seja, um “povinho” sem cultura e massa de manobra. Lamentável

    • Não se fazem mais servos de Deus, verdadeiros cristãos como antigamente. Tem irmãos em Cristo pedindo intervenção militar no país, esses irmãozinhos não sabem nem o que estão pedindo, não tem a mínima ideia de como é um golpe de estado. Te digo, a primeira o proibição implantada por esse regime que estão pedindo seria a nossa perda de liberdade de opinião, proibição de manifestações, e consequentemente reunião de pessoas em conjunto para debaterem ideias, o que nos levará no mínimo a uma igreja controlada pelo estado, e nos piores casos a total proibição de reunião nas igrejas, como em Cuba, China etc. Irmãos não envergonhe mais o evangelho, e não seja motivo de escândalos, antes de falar, façam como nossos antepassados valorosos servos de Deus que honram a Cristo seguindo verdadeiramente sua palavra, que antes de falar, escrever e agir oravam pedindo orientação ao Espírito Santo, para não serem motivo de chacota, vergonha, escândalos.

      • Agora comparar com a China onde cristãos católicos fazem missas nos esgotos, até porque evangélicos tem maior liberdade por não citarem o papa – tudo que envolve um lider que condena o socialismo, são contra – e em Cuba onde nem se pode ouvir “Jesus”, lamentável sua comparação.

        Cesar, culto não era proibido pelos militares, até porque dentre eles havia presidente militar católico e protestante. Pelo o que sei, não era permitido culto fora das 4 paredes para denominações menores, o que limitava expressão de certa forma, mas não impedia.

        Caso não saiba, em 1964 o povo religioso saiu às ruas para pedir a instauração do governo militar e evitar um golpe comunista. Infelizmente com os AI proclamado anos depois, o povo religioso percebeu o excesso de poder e não tinha como voltar.

        Mas no final das contas, o que preferiria? Poder expressar a fé com condições ou ser proibido de professar a fé? Escolhamos o menos ruim nesse sentido suponho, porque não dava para ficarmos livres. Infelizmente hoje estamos sob forças políticas do mundo, onde o universo religioso é tido como algo que apenas fala sobre “moral”, mas que nada tem a acrescentar no que diz em relação à “consciência política”, tornando as pessoas inertes.

  3. como pode ter gente que acha que um presidente eleito pelo povo não pode sofrer um impeachment? color também foi eleito pelo povo e sofreu impeachment e não fez quase nada comparado com dilma e lula que quebraram a maior empresa estatal do brasil. lula é o oitavo homem mais rico do brasil, filha de dilma tem 20 empresas no nome dela,, .alberto youssef vai dizer onde estão as contas deles no exterior. Aecio neves perto deles não fez nada, aeroporto pelo que sei o terreno onde foi feito foi desapropriado até por um valor baixo que o dono do terreno está até hoje reclamando na justiça, o aeroporto beneficia região com 150 empresas, tem 90 aeroportos como esse no estado. dilma diz o que quer e mente sem parar para sujar o adversário como fez com marina, ela até que procurou saber tudo sobre Aecio e não achou quase nada, nem contas no exterior, nem riqueza como a dela e do lula não citou sequer algum imovel comprado por ele. até com joaquim barbosa ela implicou com o apartamento modesto que ele comprou nos estados unidos, quando achou que ele ía ser candidato, como pode? e dizem que Aecio é corrupto, mas dilma não . esse povo brasileiro precisa sofrer muito ainda pra enxergar um palmo diante do nariz. mas ao que tudo indica, vai haver mesmo impeachment porque vai aparecer as provas sobre o que alberto youssef falou, e aí o que vão dizer as pessoas que votaram nela? ainda vão querer tirar a dilma da cadeia? é possivel que os petistas que tem por todo lado ainda vão arquivar o pedido de impeachment.. ENTÃO É INTERVENÇÃO MILITAR JÁ E NOVA ELEIÇÃO JÁ, pois houve muito fraude e para quem acha que não é possivel,, nem o paraguai quis emprestar nossas urnas. ,

    • por quê a revista veja não listou essas 20 empresas da filha de dilma?? estranho o 8 homem mais rico do brasil morar no mesmo apartamento em são bernardo do campo???
      você teria essa lista de 20 empresas da filha de dilma?? mas não é mentira sua não né??
      apesar que acreditar em gente que acredita em cobras falantes fica muito suspeita essas verdades.

    • 1º Ives Gandra é tucano e defensor do programa do partido. Ou seja, da continuidade.
      2º Quanto a esse ex militar, eles tiveram 25 anos para tornar o Brasil uma potência e não o fizeram, ao contrário apertaram mais os nós das amarras da dependência as nações de primeiro mundo. Resultado disso foi inflação, miseria e montanhas entupidas de favelas. É um verdadeiro canalha que revela seu nível de virtudes ao levantar leviandades contra presidentes eleitos. Dá o teu golpe cachorro. Responderemos a altura. Para vocês, vermes, liberdade é o direito de sucatear o país, de produzir latifundios improdutivos, colonos sem terras, favelas e ignorantes cristianizados.
      Coxinhas só na panela de pressão.

      • Apesar disso, os militares eram os únicos que matavam, nunca se ouvira falar em “bandido na rua”, assassinos ou assaltantes foragidos.

        Segurança era garantida para quem seguia sua vida, até porque discutir política é sinônimo de discutir religião, gera discussão e mortes, daí muitos não se importar com isso e viverem tranquilos. Anônimos não morriam senão por motivos.

        Sobre a educação conterrânea dos militares, não vejo críticos ferrenhos falarem dela como algumas pessoas que estudavam na época de ditadura. Os que falam contra, dizem que era de péssima qualidade, que retirou filosofia, sociologia e linguas – de fato, ruim o que fizeram.

        Fora isso, não citam – talvez por conveniência ou ignorância – que era de qualidade, os professores eram respeitados, muitos deles estrangeiros de longa idade, selecionados pelo conhecimento. O aluno era induzido a valorizar os estudos, os pais recebiam puxão de orelha pelas faltas não justificadas dos filhos e os pais davam lição de moral nos filhos pelas notas baixas, não culpando o professor.

        É irônico, apesar do governo militar ganhar proporções ditatoriais, o que mereceu o chamado da Democracia, a vinda desta só demostrou que a corrupção no poder só continuou, só que mais aceitável a partir de collor.

        A qualidade educacional piorou, até um professor de artes poderia dar aula de filosofia, dando a entender o quão relevante ficou a matéria. Há projetos de Lei onde a Dilma quer tirar esta matéria, estranho apesar de estarmos numa “Democracia” onde precisamos de conhecimento para contestar.

        Morrem milhares de brasileiros devido Às mini-ditaduras do tráfico e à violência, números que iriam surpreender até militares e inveja-los. Estamos a décadas em Democracia, porque não melhoramos muito?

        Se comparar Dubai na década de 80 com o hoje, verá que ultrapassou o Brasil, mesmo este último sendo um país de larga economia…

        É hipocrisia defender a bandeira democrática como se ela fosse imaculada, claro tem falhas, no entanto em nosso Estado, as falhas extrapolaram os limites – não adianta esconder a realidade dos inúmeros desvios públicos. Não tem por onde correr, não adianta reviver o passado pra justificar que o presente está bom, porque não está.

        Celebram a morte de guerrilheiros, assaltantes de bancos e assassinos – ironicamente se igualando aos militares – mas hoje não se faz funeral público para pessoas “invisíveis” na sociedade, isto é, pessoas que não compactuam com os mesmos ideais dos atuais poderosos da democracia atual, a não ser que seja divulgado na mídia imparcial.

    • Continuamos na mesma miséria de antes, a diferença é que o miserável de hoje recebe seis reais por dia assim como muitos mendigos nas grandes cidades esmolando. Estive no RJ recentemente e a população de rua é gritantante, maior do que anos atrás em crises piores.

      Vocês tiveram a chance de revolucionar o ensino público na base e nos trouxeram índices alarmantes conforme o próprio IDEB divulgou meses atrás. A saúde pública está um caos pois nem os hospitais universitários e nem os federais servem de modelo para o atendimento mínimo.

      Sobre o sucateamento da máquina pública, saibam vocês contribuintes que, o bolsa família, o seguro desemprego e o seguro defeso é pago diretamente com o dinheiro da Previdência Social, dinheiro esse arrecadado de todos nós trabalhadores ativos e que serve para manter o custeio dos aposentados, pensionistas e o seguro saúde daqueles que se afastam por necessidades justificáveis pela perícia médica da previdência social. Os gênio que sugam até a última gota de sangue das empresas públicas agora querem definitivamente quebrar a já combalida Previdência Social complicando inclusive o futuro do trabalhador brasileiro.

      Não admitem a incompetência em gerir a máquina pública mas se utilizam de adjetivos torpes para desqualificar aqueles que observam seus erros na condução do país.

  4. Coluna
    Rodrigo Constantino

    24/02/2014
    às 9:36 \ Filosofia política, Socialismo
    O socialismo é um “truque” de gente mau-caráter

    Em sua coluna de hoje na Folha, Luiz Felipe Pondé parte para um ataque sem dó nem piedade aos socialistas. A esquerda radical viveu por longos anos, especialmente no Brasil, em uma hegemonia cultural completa. Não está mais acostumada a ser confrontada no campo das ideias, por gente que não a teme, que conhece sua história, que tem bagagem cultural e leu os mesmos livros – ou muito mais.

    Pondé argumenta, com razão, que o debate político no país está muito atrasado, ainda na pré-história. Por aqui, muitos ainda acham que socialismo e liberdade podem ser usados na mesma frase, como se não fossem antagônicos, como toda experiência prova. “Parece papo das assembleias da PUC do passado, manipuladoras e autoritárias, como sempre”.

    A esquerda mente. Tenta enganar os incautos, os leigos. Finge ser uma “nova” esquerda, mas é a mesma velha de sempre, defensora de um modelo autoritário que sufoca o progresso e a liberdade individual. Basta ver sua reação quando se depara com gente que está disposta a enfrentá-la nos debates. Pessoas inteligentes sem medo da esquerda: eis o pavor dos esquerdistas.

    Por isso a esquerda precisa apelar para o monopólio da virtude. Como diz o filósofo: “Ela, a esquerda, constrói para si a imagem de ‘humanista’, de superioridade moral, e de que quem discorda dela o faz porque é mau”. Está em pânico porque, agora, há quem a desafie e exponha tais métodos sem medo.

    Professores esquerdistas perseguem e intimidam alunos de direita, e o mercado de trabalho acadêmico muitas vezes fica fechado para eles. A esquerda dissemina o ressentimento, ilusões, “ama a preguiça, a inveja e a censura”. Deseja criar pessoas dependentes dela e do estado, em vez de cidadãos livres e responsáveis por suas próprias vidas.

    Pondé recomenda O livro politicamente incorreto da esquerda e do socialismo, do professor Kevin D. Williamson, cujo prefácio da edição brasileira foi escrito por Guilherme Fiuza e divulguei aqui. O autor derruba vários mitos de esquerda, mostra como ela sempre foi militarista, degradou o meio-ambiente e não deu certo nem na Suécia.

    “O socialismo é tão pré-histórico quanto a escravatura”, diz Pondé. Até agora, conseguiu manter suas aparências de vanguardista, progressista, moderna. Mas a esquerda “não detém mais o monopólio do pensamento público no Brasil”. “Não temos mais medo dela”. Esse é o primeiro passo de sua derrocada. Quando as pessoas inteligentes não a temem mais, é questão de tempo até suas mentiras serem desmascaradas. Por isso o pânico de muitos esquerdistas. A hegemonia acabou.

    Rodrigo Constantino

  5. Foi o tempo e ja passou da hora do meu querido e glorioso exercito colocar estes bandidos para correr somente o exercito tem poder para dar um basta nesta nefasta politica corrupta que se tornou o brasil, buscar a fundo estas robalheira e fazer pagar ate o ultimo centavos, afora uma cadeia exemplar pra ficar marcado pra o resto de suas desonestas vidas, e isto que o brasil esta precisando um xoque um basta em tudo isso, convocar uma nova constituiçao honesta e verdadeira pois esta que ai esta e uma verdadeira porcaria e tenho dito, sou sim um verdadeiro trabalhador deste meu pais e tenho todo o direito de falar e pronto

  6. Já mandaram para CUBA, Venezuela, bilhões de forma inconstitucional, sem aval do congresso.
    Estes vermelhos só servem aos seus próprios interesses…
    Antes eu diria acorda povo.. mas Acho que agora nem adianta mais acordar….
    Já ouvi generais falando no início do ano que a dominação estava ficando irreversível… e agora está…
    A estratégia de tomada do poder está quase completa, o aparelhamento do sistema está avançado, Dilma já fala em conselhos populares estratégia criada na antiga URSS para consolidar-se passando por cima do congresso utilizar os movimentos gerados no FSP, para mandar e desmandar. Outra arma que será uma bala no coração é a tão sonhada constituinte…

  7. Para quem votou no PT

    “Usaremos o “idiota útil” na linha de frente. Incitaremos o ódio de classes. Destruiremos sua base moral, a família e a espiritualidade. Comerão as migalhas que caírem de nossas mesas. O Estado será Deus“.
    Vladimir Lênin.

  8. Vamos falar sobre o “bolivarianismo” dos EUA

    EUA realizaram 146 consultas públicas nas eleições desta semana. Teriam sido os norte-americanos contaminados por Dilma Rousseff e incorporado Simon Bolívar?
    eleições eua votação

    Os norte-americanos saíram para votar nesta terça-feira (04) e trouxeram pautas progressistas nas eleições que definiram deputados, senadores, governadores, além de referendos em alguns Estados. De modo geral, os candidatos republicanos foram os mais votados. Causas como a legalização da maconha para uso pessoal, aumento do salário mínimo, rejeição de medidas antiaborto foram bem aceitas. Outro destaque dessas eleições foi que candidatos familiares de antigos ocupantes dos cargos não foram favorecidos, recebendo poucos votos. E, pela primeira vez, o número de mulheres no Congresso americano passou de cem.

    O Partido Republicano passou a ter maioria nas duas casas do Congresso americano após as eleições realizadas na terça-feira. Além de escolher deputados, senadores e governadores, eleitores também decidiram sobre referendos em vários Estados. Veja aqui alguns dos resultados das urnas que causaram mais surpresa:
    Americanos votaram pela maconha e pelo aborto legais

    A noite de terça-feira foi muito boa para os republicanos, mas nas consultas aos eleitores (perguntas incluídas nas cédulas de votação em cada Estado), causas progressistas se saíram bem.

    No distrito de Washington (capital) e nos Estados de Oregon e Alasca, os eleitores aprovaram legalizar a posse de pequenas quantidades de maconha para uso pessoal. Na Flórida, a votação para permitir a maconha medicinal ficou pouco abaixo dos 60% dos votos requeridos para aprovar a medida.

    Arkansas, Nebraska e Dakota do Sul – todos eles Estados dominados por republicanos – votaram pelo aumento do salário mínimo. Colorado e Dakota do Norte elegeram republicanos, mas também rejeitaram medidas antiaborto, que dariam a fetos status equivalente ao de pessoas.

    O comportamento dos eleitores pode parecer contraditório, mas, como explica Kyle Kondik, editor da Crystal Ball, publicação sobre política da Universidade da Virgínia, aumentar o salário mínimo é uma causa popular entre eleitores de todos os quadrantes políticos.

    Ao mesmo tempo, complementa, o aumento do apoio à legalização da maconha tem acompanhado a crescente aceitação da nação ao casamento gay – talvez refletindo um crescimento do sentimento libertário. “Há definitivamente mais aceitação de algumas coisas que teriam sido tabu no passado”, diz Kondik.
    Sobretaxando o açúcar

    A cidade norte-americana de Berkeley, na Califórnia, votou a favor de um imposto sobre bebidas açucaradas, o primeiro caso do tipo mirando especificamente o consumo de refrigerantes nos Estados Unidos.

    No entanto, a vizinha San Francisco não apoiou medida similar.

    Embora contagens finais ainda estejam sendo feitas, cerca de dois terços dos eleitores de Berkeley – que exigia uma maioria simples de 50% – apoiaram a medida nas urnas.
    Nomes famosos não ajudam

    O país tem grande apreço pelas dinastias políticas, como os Bush, Clinton e Kennedy.

    Mas isso não ajudou Jason Carter, neto do ex-presidente Jimmy Carter, que esperava ser eleito governador da Geórgia pelo Partido Democrata. No mesmo Estado, Michelle Nunn, filha do ex-senador Sam Nunn, também não conseguiu uma vaga no Senado.

    O senador por Arkansas Mark Pryor foi ejetado do cargo, apesar de ter sido acompanhado durante a campanha por seu pai, David Pryor, que já ocupou o mesmo posto.

    E, em Louisiana, a senadora Mary Landrieu enfrenta um segundo turno, apesar de ser a filha de um ex-prefeito de Nova Orleans e irmã do atual.
    Três dígitos para as mulheres

    Pela primeira vez na história, o número de mulheres no Congresso americano passou de cem, com destaque para a vitória da democrata Alma Adams na Carolina do Norte.

    Já a republicana Joni Ernst – que se gabava de sua proeza em castrar porcos em um anúncio de campanha – tornou-se a primeira mulher eleita para representar o Estado de Iowa e a primeira veterana de combate – ela é comandante da Guarda Nacional de Iowa, ligada ao Exército do país – eleita para o Senado.

    Já Shelley Moore Capito é a primeira senadora mulher de Virgínia Ocidental; Elise Stefanik, de Nova York, se tornou a mulher mais jovem eleita para o Congresso, e Saira Blair, 18, tornou-se a mais jovem deputada estadual da nação. Gina Raimondo se tornou a primeira mulher governadora de Rhode Island.

    Tudo isso apesar de o eleitorado ter sido, na terça-feira ser “mais velho, mais branco, e mais masculino” do que o eleitorado das votações presidenciais, como disse à BBC o analista político Norm Ornstein.
    Democratas cantam vitória, mas não levam

    Era para ser o grande prêmio de consolação pela perda do Senado. De acordo com especialistas, os democratas deveriam ter sido capazes de levar com conforto as batalhas para governador.

    Antes que os resultados viessem, Ed Rendell, um ex-governador democrata da Pensilvânia, falou com otimismo sobre vitórias de seu partido em ninhos republicanos como Flórida, Wisconsin e Michigan. Se isso acontecesse “seria uma grande noite para os democratas”, disse ele à BBC.

    Em outros redutos os republicanos também estariam em apuros, como Kansas, onde o New York Times alertava para o fato de o governador Sam Brownback enfrentar uma “luta pela sobrevivência política”. No Wisconsin, o republicano Scott Walker também foi descrito como vulnerável.

    Só que não foi assim. Todos estes locais reelegeram republicanos. “As disputas dos governadores foram a grande surpresa”, diz Kondik. Scott Wallker, por sinal, se tornou o primeiro governador a vencer três eleições seguidas.

    Na verdade, o maior choque de todas as disputas para governador veio quando o republicano Larry Hogan triunfou em Maryland, normalmente considerado um reduto democrata.
    Ser o ‘Brad Pitt’ da política não resolve

    O republicanos Stewart Mills atraiu muita atenção, mas não por sua oposição aos planos de Obama para a Saúde ou pelo apoio ao direito de posse de armas. O que despertou interesse foi o cabelo na altura dos ombros e suposta semelhança com um ator de Hollywood.

    Ele foi descrito como “o Brad Pitt do Partido Republicano”.

    “Acho que não pareço um político típico”, disse ele em um anúncio.

    Não foi o suficiente, porém, para ajudá-lo a derrotar o democrata Rick Nolan no oitavo distrito de Minnesota. A campanha conseguiu provar que a disputa política nos EUA está longe de ser um concurso de beleza.

DEIXE UMA RESPOSTA