O professor Adauto Lourenço faleceu ontem, 18 de abril, aos 66 anos, e um grande número de líderes evangélicos brasileiros prestou homenagens à memória de um dos principais apologetas cristãos na ciência.
O pastor Augustus Nicodemus gravou um vídeo, visivelmente emocionado, afirmando que ele era um de seus bons amigos: “Acabo de receber a notícia do falecimento do meu irmão e amigo Adauto Lourenço, aqui nos Estados Unidos. A notícia nos entristeceu bastante. […] Juntos ombreamos na luta pelo criacionismo no Brasil. Ele vai deixar uma grande lacuna. Difícil de pensar em uma substituição de Adauto”, lamentou.
Outro grande pregador a lamentar a partida do professor foi Hernandes Dias Lopes: “O Senhor, chamou à sua presença, o irmão, amigo, cientista que muito contribuiu com a igreja cristã acerca do criacionismo. Que o Espírito de Deus console sua família!”.
“Tive o privilégio de conhecê-lo e pregar com ele várias vezes […] Adauto deixou um legado inestimável na física, seu testemunho de vida e suas pregações inspiradoras. Ele sempre será lembrado como um homem de fé, da ciência e um incansável divulgador da Palavra de Deus. Que suas contribuições continuem a ecoar por muitas gerações”, escreveu o pastor e professor Franklin Ferreira.
Tassos Lycurgo, pastor, advogado e professor universitário, lembrou que Adauto “foi um dos pioneiros da apologética no Brasil, tendo influenciado muitos no estudo da relação entre razão e fé cristã”, e acrescentou que uma de suas principais características era a postura irrepreensível: “Espírito cordial, manso, sempre gentil, voltou hoje para a casa do Pai. Sua contribuição nunca será esquecida em nosso país”.
O pastor Euder Faber, organizador da Consciência Cristã, respondeu à nota que confirmou sua partida – publicada na página de Adauto Lourenço no Instagram – e disse que era “sempre uma alegria e satisfação” recebê-lo no evento: “Ele deixa uma lacuna muito grande no campo da defesa da fé, que a semente que ele semeou possa produzir muito fruto, e que seu legado possa perdurar por muitos e muitos anos”.
Yago Martins, pastor e escritor, também prestou sua homenagem no X: “Hoje Deus levou um dos meus primeiros heróis. Um dos momentos mais incríveis da minha vida — antes do Dois Dedos de Teologia —, foi a chance de entrevistar o professor Adauto Lourenço. Acima de tudo, sempre foi um apologeta de linguagem clara, amorosa e educada com todos”.
Outro cientista e amigo pessoal do professor, Marcos Eberlin, também prestou sua homenagem: “Enquanto lamentamos sua partida, celebramos o impacto profundo que Adauto teve em nossas vidas e nos comprometemos a continuar seu legado, levando adiante suas ideias e seu amor pela verdade”.
O irmão do professor, Adilson José Lourenço, também prestou sua homenagem no Facebook: “Hoje é um dia triste… Deus achou por bem levar o meu querido irmão, prof. Adauto Lourenço. A tristeza da separação é muito grande mas a certeza que ele já está gozando da companhia de Jesus nos consola e conforta”.
Adauto, que se recuperava de um infarto na última semana, deixa a esposa Sueli e três filhas, Quezia, Joyce e Sarah, além de dois netos.
Ver essa foto no Instagram