A disputa eleitoral este ano, no Brasil, tem se mostrado mais favorável para a direita, conforme demonstraram os resultados do primeiro turno, algo também visto em regiões historicamente dominadas pela esquerda, como em Fortaleza, no Ceará.
Na capital cearense, o candidato bolsonarista André Fernandes (PL) aparece à frente do petista Evandro Leitão (PT) na disputa pela Prefeitura. Isso tem acirrado os ânimos no mundo político e dos famosos, fazendo com que figuras como o influenciador Felipe Neto saiam em campanha pelos candidatos da esquerda nacional, indicando a preocupação desses nomes com a decadência das candidaturas esquerdistas.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais dias atrás, Felipe Neto atacou o evangélico André Fernandes, dizendo que ele representaria a política “do ódio” e que, apesar de ser especialista em gestão pública, tendo sido deputado estadual e atualmente exercer o mandato federal, não teria “experiência” para assumir a Prefeitura de Fortaleza.
“A ameaça bolsonarista, ela está viva. Ela coloca em risco as conquistas sociais, principalmente da população mais humilde”, alegou o influenciador, dizendo que Fernandes “se vende como novidade, mas ele é o puro suco da velha política.”
Reações
A preocupação de Felipe Neto com a campanha em Fortaleza chamou a atenção dos pastores e autores cearenses Pedro Pamplona e Yago Martins, que utilizaram as redes sociais para questionar a motivação do influenciador perante um cenário do qual não tem propriedade.
“De repente parte da elite intelectual do Sudeste querendo dizer, sem conhecer o contexto da cidade, como o fortalezense deve votar”, comentou Pamplona. “De repente a esquerda caviar do Sudeste querendo mudar o voto da periferia do Nordeste”.
Yago Martins, por sua vez, lembrou que há décadas Fortaleza tem sido administrada por governos de esquerda, sendo André Fernandes, agora, visto por muitos como uma chance de alternativa e renovação necessárias para a capital do Ceará.
“Não entendo pq [sic] o Felipe Neto decidiu ser cabo eleitoral em uma cidade que ele não conhece. Eu, como nascido e criado em Fortaleza, a cidade que morei, moro e pretendo ser enterrado, vejo o André (com todos os seus defeitos) como alternância em décadas de prefeitos de esquerda”, comentou Yago.