Um adolescente de apenas 16 anos chamado Josh Alexander virou notícia em diversas mídias pelo mundo, após ele ter sido preso por se opor à implantação de uma política “trans” na escola onde estuda, no Canadá.
Como se a prisão do rapaz já não fosse absurda o suficiente, o caso também chamou atenção por ter ocorrido em uma entidade supostamente cristã. Trata-se da Escola Secundária Católica São José, situada na cidade rural de Renfrew, em Ontário.
O adolescente informou que a perseguição contra ele começou por causa das suas posições conservadores, em especial por sua crítica à presença de jovens trans masculinos em banheiros femininos.
“Estudantes do sexo masculino estavam usando os banheiros femininos e elas [as mulheres ] estavam obviamente perturbadas e desconfortáveis com isso. Então eu decidi falar sobre isso, quando iniciou uma discussão em classe”, contou o rapaz.
Ao decidir fazer uma manifestação contra a política trans da escola, o adolescente acabou suspenso. “Eles me suspenderam dois dias antes do início do protesto, então eles realmente tiveram a oportunidade de ir de aula em aula e intimidar os alunos”, contou o jovem.
Prisão
Após a suspensão, o adolescente foi informado de que não poderia retornar às aulas antes do prazo estabelecido, e que não poderia participar das aulas com a presença de alunos trans, uma vez que isso seria “prejudicial” para eles.
Indignado, Alexander não aceitou a punição e foi até a escola normalmente, como os demais alunos, e acabou sendo denunciado por “invasão” ao edifício.
“Isso não significa que estou assediando ninguém. Eles expressam suas crenças e eu expresso as minhas. As minhas obviamente não se encaixam na narrativa”, disse ele em uma entrevista ao Epoch Times.
Após ser denunciado, policiais foram até a escola e abordaram o adolescente. “Expliquei a eles a situação em que fui apenas excluído da escola por causa de minhas crenças religiosas e continuaria a frequentar como qualquer outro aluno faria”, disse Alexander.
A explicação, porém, não adiantou. “Sim, eles leram meus direitos, me escoltaram para fora da escola, me colocaram na traseira do carro da polícia”, contou o rapaz, que registrou o momento da prisão nas redes sociais. Assista, abaixo:
16 year old Josh Alexander, has been suspended from St Joseph Catholic High School in Ontario Canada for protesting against transgender peoples use of bathrooms and for saying God created only two genders.
— CitizenLenz (@CitizenLenz) February 20, 2023
The leadership in the school told him his continued attendance would be… https://t.co/4ioM5nABhX pic.twitter.com/xl8YLUWYGu