A disputa pela presidência da República no segundo turno das eleições começou com o candidato Aécio Neves (PSDB) à frente de Dilma Rousseff (PT). A primeira pesquisa de intenção de voto foi divulgada ontem, 08 de outubro.
O instituto Paraná Pesquisas, contratado pela revista Época – veículo do Grupo Globo – entrevistou 2.080 eleitores em 152 cidades de 19 estados do país.
Na pesquisa estimulada, onde o entrevistador menciona o nome dos candidatos, Aécio tem 49% das intenções de voto, enquanto que a candidata à reeleição tem 41%. Nesse quadro, o número de eleitores que não sabem ou não responderam foi de 10%. Se excluídos os votos do grupo de indecisos, Aécio teria 54% e Dilma 46%.
A revista Época detalhou o levantamento e informou que o instituto Paraná Pesquisas também fez um levantamento da intenção de voto espontânea dos entrevistados. Nesse cenário, o candidato tucano possui 45%, contra 39% de Dilma.
“Podemos afirmar que Aécio Neves inicia o segundo turno com uma boa vantagem, porque herdou mais votos de Marina Silva [PSB, terceira colocada]. Vamos ver como o eleitor se comportará após o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão”, diz o economista Murilo Hidalgo, presidente do instituto de pesquisas.
Aécio Neves recebeu apoio ontem da executiva nacional do PSB e também de outros candidatos à presidência derrotados no segundo turno: Eduardo Jorge, do PV, e pastor Everaldo Pereira, do PSC, declararam voto em Aécio.
O candidato tucano também já recebeu apoio de outras lideranças evangélicas, como os pastores Silas Malafaia e Marco Feliciano (PSC), reeleito deputado federal.
No Twitter, Feliciano afirmou que “precisamos tirar o PT do poder”, enquanto Silas Malafaia divulgou um vídeo com “cinco motivos para não votar em Dilma”, onde critica a corrupção no governo e as escolhas da presidente Dilma Rousseff.
Confira o infográfico da primeira pesquisa do segundo turno: