Os evangélicos estão no radar dos dois principais postulantes do PSDB ao Palácio do Planalto em 2018. O governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Doria fizeram discursos exaltando a importância das igrejas evangélicas para a sociedade e admitindo que é preciso zelar pela conservação dos valores tradicionais.
O discurso, com claro tom político, foi realizado durante a Expocristã 2017, encerrada no último sábado, 19 de agosto. Durante um Café da Manhã de Pastores, Alckmin – que é católico – afirmou que as igrejas desempenham um papel fundamental na sociedade em termos de ajuda ao próximo, e destacou a fé como importante para cumprir a jornada da vida.
“As igrejas evangélicas têm um trabalho importante na área social, dando a mão a quem mais precisa — os desvalidos — falando ao coração das pessoas, ajudando o dependente químico e aquele que está em dificuldade”, elogiou o governador.
O político paulista afirmou que é possível se inspirar nas iniciativas de cunho social das denominações cristãs: “Nós precisamos nos inspirar na Igreja. Nos momentos conturbados, a Igreja é o porto seguro dos valores cristãos”, afirmou.
Em uma resposta ao discurso do pastor Silas Malafaia, que abriu o evento, Alckmin disse ser “[preciso] deixar essa divisão de nós contra eles para se unir em torno de valores”. O líder pentecostal havia dito que os evangélicos não apoiarão quem se aproximar da ideologia de gênero.
“Uma casa dividida não caminha. E com essa união das igrejas em torno de valores tenho certeza de que ela vai inspirar o Brasil para que a gente possa avançar e melhorar ainda mais”, disse Geraldo Alckmin, que concluiu falando sobre Deus: “Meu pai dizia que há muitos encontros que mudam as nossas vidas — a futura esposa, o filho — mas este [com Deus] é o maior e mais importante dos encontros, porque é o único que se realiza na perspectiva da eternidade”.
Doria
O prefeito paulistano também falou da importância da fé, que disse ter aprendido confiar durante os momentos de dificuldade pelos quais atravessou, quando via sua mãe orar para vencer as adversidades sem o apoio do marido, que havia sido exilado pelo Regime Militar.
“Aprendi que nada se sobrepõe à fé e nada se sobrepõe à oração. As pessoas que têm fé e amor no coração são pessoas de bem, e o bem sempre prevalece sobre o mal. Glória a Deus!”, afirmou o prefeito.
Doria também elogiou a iniciativa da organização da feira: “Não é apenas a importância da fé cristã que se manifesta neste evento. Não é apenas o valor religioso desse encontro, mas também o efeito econômico na maior cidade do país. É como se a fé cristã se multiplicasse gerando oportunidades no plano social”, concluiu.