O pastor Brian Houston, fundador da Hillsong Church, admitiu um ano atrás ter problemas de alcoolismo, logo após ter renunciado ao cargo de presidente da igreja. Agora, ele se declarou culpado em um processo movido contra ele por dirigir embriagado.
Dias depois de se declarar “inocente” por dirigir sob a influência de álcool e dirigir com um teor de álcool no sangue de 0,08% ou superior, Brian Houston se declarou “culpado” das acusações e foi condenado a três anos de liberdade condicional, uma multa equivalente a R$ 700 e outras penalidades.
Esse processo não é o único. Ele ainda será julgado por uma acusação agravada de dirigir sob efeito de teor de álcool no sangue de 0,20% ou mais, que os especialistas em vício classificam como “bêbado desmaiado”.
A sentença por essa acusação foi “suspensa”, o que acontece “quando um réu em um processo criminal pede ao tribunal para suspender ou pausar a execução da sentença até que um recurso seja ouvido”, explicaram especialistas em Direito Penal nos EUA, de acordo com informações do portal The Christian Post.
A sentença pela acusação formal de dirigir sob um teor de álcool no sangue de 0,08% ou superior, que cobre a acusação aprimorada, foi suspensa em 11 de abril, quando Houston mudou sua declaração anterior de inocência para “culpado”, de acordo com registros de Tribunal Superior da Califórnia no condado de Orange County.
O pastor é australiano, mas o incidente com álcool ocorreu em 26 de fevereiro de 2022 na Califórnia (EUA), quando o pastor Houston foi preso por dirigir sob a influência de álcool, dirigir com um teor de álcool no sangue de 0,08% ou mais e não exibir duas placas no veículo que ele dirigia. À época, ele se declarou inocente.
Agora, além dos três anos de liberdade condicional e da multa que o pastor recebeu pela acusação geral de dirigir sob a influência de álcool, o tribunal também exigiu que ele concluísse um curso sobre álcool para infratores primários de três meses até 11 de maio; frequentar sessões de aconselhamento sobre o impacto da vítima até 10 de julho; e participar de reuniões dos Alcoólicos Anônimos pelo período de um ano até 11 de abril de 2024.
Brian Houston foi preso menos de um mês antes de renunciar ao cargo de pastor presidente global da Hillsong Church em março de 2022, após revelações de que duas mulheres haviam feito queixas de má conduta contra ele, e em abril do ano passado ele veio a público e admitiu que sofria com problemas de alcoolismo.
Desde então, a Hillsong Church vem sofrendo com uma série de escândalos envolvendo a conduta de parte de seus líderes e também sobre a forma como os recursos arrecadados pela igreja eram administrados e distribuídos para os pastores e outras despesas.