O pastor e cantor André Valadão gravou mais um vídeo para tecer comentários de ordem política, alertando os seus seguidores contra o que ele considera um grave risco de censura à liberdade de comunicação no Brasil.
Para isso, Valadão destacou um trecho das propostas de um eventual governo Lula a partir de 2023, onde é sugerido a criação de mecanismos, junto ao sistema judiciário, capazes de definir o que seria verdade ou mentira nos meios de ocmunicão.
“Você já parou para pensar que este governo quer determinar aquilo que é verdade ou mentira? Quer determinar nas nossas redes sociais o que é a neutralidade da rede? Nós não seremos amordaçados. Nós não seremos calados”, comentou Valadão.
A preocupação do pastor da Lagoinha Orlando Church está assentada no fato de que o uso de narrativas abstratas, como “desinformação” e “discurso de ódio”, por exemplo, podem ser utilizadas para rotular adversários políticos no campo das ideias.
Ou seja, um poder dominante pode exercer o controle da liberdade de expressão, simplesmente taxando como “falso” ou “ódio” algo que, na realidade, diz respeito apenas a uma visão diferente da sua.
Igrejas fechadas
Na Nicarágua, por exemplo, controlada pelo regime esquerdista de Daniel Ortega, algumas igrejas já foram fechadas e líderes cristãos se viram presos, após serem acusados de agir contra a ditadura sandinista.
Questionado sobre a sua relação com Ortega durante o primeiro debate presidencial do segundo turno das eleições 2022, o ex-presidente Lula não chegou a condenar a ditadura, preferindo dizer que sentiu “muito orgulho” de ter estado na comemoração do aniversário da Revolução Sandinista, 30 anos atrás.
Lula também condicionou a condenação dos eventuais erros de Ortega ao seu próprio povo, evitando se posicionar abertamente de forma condenatória em relação aos abusos praticados pelo ditador da Nicarágua.
“Se o Daniel Ortega está errando, o povo da Nicarágua que puna o Daniel Ortega”, disse o petista, com destaque nosso. Assista o alerta de André Valadão, abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Lula diz que sentiu “orgulho” de ter estado com Ortega em celebração por Revolução