“Anjos são reais”, diz evangelista Billy Graham. “Mas não devem ser adorados”, alerta

25

Existe, em setores do meio evangélico, uma certa fixação a respeito dos anjos. E essa curiosidade sobre os seres celestiais mencionados na Bíblia, mas ainda assim, misteriosos, levou o evangelista Billy Graham a abordar o assunto.

Aos 97 anos de idade, Graham vem publicando artigos no jornal Kansas City Star, e em uma edição de perguntas e respostas, um leitor o questionou sobre a natureza dos anjos: “Que aparência os anjos têm? Será que eles se parecem com as imagens que vemos em cartões de Natal? Ou eles são mesmo reais? Eu sempre fui curioso a respeito disso”, perguntou o leitor identificado apenas como E. K.

O evangelista baseou-se nos relatos bíblicos para tentar esclarecer as dúvidas: “Sim, os anjos são reais, tão reais quanto eu e você. Apesar de serem, em grande parte, invisíveis para nós, eles existem em grande número. A Bíblia fala sobre ‘milhares e milhares de anjos se alegrando em conjunto’ (Hebreus 12:22). Também quando o nascimento de Jesus foi anunciado aos pastores em Belém, ‘uma grande multidão do exército celestial apareceu… louvando a Deus’ (Lucas 2:13)”, escreveu Graham.

Indo mais a fundo na questão, Billy Graham destacou que, mesmo não tendo corpos físicos, os anjos “de vez em quando aparecem como seres humanos comuns ou seres celestiais gloriosos que refletem a majestade de Deus”.

“Quando Deus deu ao profeta Isaías uma visão de sua glória, seu trono foi cercado por anjos de grande esplendor e poder: ‘Ao som das suas vozes os batentes das portas tremeram’ (Isaías 6: 4)”, acrescentou.

Billy Graham pontuou que os anjos foram criados por Deus com um propósito: “Como tal, eles trabalham de formas ocultas para realizar a vontade de Deus e proteger o povo de Deus. Mesmo quando não estamos cientes deles, eles ainda são parte de nossas vidas. Eles também são parte de um grande exército invisível que luta constantemente contra Satanás e seus servos do mal. As promessas de Deus devem trazer conforto para cada crente: ‘Ele ordena a seus anjos, que te guardem em todos os teus caminhos’ (Salmo 91:11)”.

Em sua conclusão, o evangelista alertou contra os desvios de doutrina, frisando que os anjos jamais devem ser objeto de culto ou gratidão: “Não adoramos aos anjos; Somente Deus é digno de nossa adoração. Podemos agradecer a Deus por eles. E algum dia no céu vamos perceber o quanto eles fizeram por nós, obedecendo a ordem de Deus. ‘Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir aqueles que hão herdar a salvação?’ (Hebreus 1:14)”.

25 COMENTÁRIOS

  1. as vezes ficava pensando, porque será que divulgam coisas tão elementares do evangelho, achava uma perda de tempo…..mas…. ao ver as postagens de sandro e outros daqui , deu para entender muito bem

  2. A bíblia contém relatos de anjos que apareceram em forma humana. Eu acredito que ainda hoje eles aparecem, mas não são identificados como anjos! Alguns recebem ajuda de outras “pessoas” quando estão em situações de perigo, depois nunca mais encontram as tais “pessoas” para agradecer. Eu acredito que já passei por essa experiência.

  3. Eu Vejo AnjosJoão Paulo

    “O Senhor é meu pastor, nada me faltará.”
    “Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.”
    “Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.”

    Crianças orando, crianças recitando
    Crianças dando glórias são pérolas preciosas
    Deus te dará forças para vencer
    É o céu que para pra te ouvir louvar

    Eu sou um cordeirinho Jesus é o meu Pastor
    Desfruto seu carinho e seu sublime amor
    Nasci no seu rebanho por graça divinal
    Não sigo a voz de estranhos, mas só a paternal

    Coro:
    Eu vejo anjos no meio da igreja
    Eu vejo anjos no meio das crianças
    Oh Senhor meu Deus neste hino venho te pedir
    Protege as nossas crianças de todo mal

    Crianças orando, crianças recitando
    Crianças dando glória são perolas preciosas
    Deus te dará forças para vencer (pra no céu entrar)
    É o céu que para pra te ouvir louvar

    Sozinho no deserto jamais eu posso andar
    Jesus está bem perto a fim de me guardar
    É grande o cuidado que Ele tem por mim
    O meu pastor amado me guia até o fim

          • Olha o linguajar pastor presidente, olha o baixo nível, vigia as palavras torpes…, esse tipo de linguajar é de quem fica contando piadinhas obscenas, vendo filmes pornográficos, dando cantadas baratas no canteiro de obras enquanto as moças passam.. isso não é coisa de um engenheiro, doutor, pastor presidente, e que mora na Suiça. Olha o exemplo.

          • EDUARDO NOBREPOEIRINAH STARDUST
            SÓ TE TRATO COM O MESMO RESPEITO QUE VC. ME TRATA E COM AS COISAS DE DEUS, VC. SÓ TEM A 5@ LEI PARA TE CONSOLAR

          • Ficou nervoso Sr. Pastor Presidente? Eu não uso desse linguajar chulo com você, eu sempre te provoco com elegância e bom gosto.

            Vou contar uma fábula para te acalmar….. melhor não, fábulas te trazem más recordações né? Então vou te explicar com minhas palavras: você não pode devolver o mal, com o mal Sr. Pastor Presidente. O pior mal que seu inimigo pode te fazer, é te tornar como ele.

            “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam”

            Lição de casa, adivinha quem disse isso? Dica: não foi o seu Deus Macedo

  4. Você estará em minhas orações.
    Também devemos rezar pela conversão daqueles que perseguem a Santa Igreja Católica.
    Principalmente o senhor Levi Varela, entre tantos outros que perseguem a nossa igreja.
    Não é fácil, mas temos que pedir essa graça a Deus, e perdoar esses que perseguem a nossa fé, mas também sabermos pedir perdão quando nós erramos e ofendemos algum irmão em Cristo.

    Paz e Bem

  5. A Paz de Cristo Luciano,

    Rezar e orar são sinônimos.

    Bom…pelo menos é isso que diz o dicionário

    rezar
    verbo
    1.
    regência múltipla
    dizer (oração, súplica religiosa); fazer (prece).

    Paz e Bem

DEIXE UMA RESPOSTA