Internacional

Apologista americano afirma que aumento do número de ateus é culpa da Igreja

Comments (156)
  1. Avelino De Almeida Bego disse:

    E ser ateu é algo errado?

    1. Cada um faz suas escolhas, se vc acha que ser ateu é o melhor… ok! Essa é sua escolha e não devemos julga-lo por isso. Mas muitas pessoas que eram cristãs estão deixando de ser! Algumas pq realmente quiseram virar ateus…. ai tudo bem! Mas outras pq tem se decepcionado com a vida cristã, e é isso que está errado! Uma pessoa que prefere deixar de acreditar no que gostaria, por outros motivos!!! A vida cristã é maravilhosa, mas precisa de muita fé, disciplina e paciência, e para nós seres humanos, isso as vezes é difícil.

    2. Avelino De Almeida Bego disse:

      E, deixar de ser cristão também não é algo ruim ou errado.
      Deixar de crer em um deus ou religião não te faz automaticamente infeliz ou rebaixado.

    3. Avelino De Almeida Bego disse:

      Kamila Rocha e a pessoa pode deixar de participar de uma religião formal e continuar a acreditar num deus. Ou até mudar de religião.

      Nada disso é errado.

    4. Vc não entendeu? O problema não é vc deixar de ser cristão!!! Como eu disse… isso é a escolha de cada um! Mas existem pessoas que são felizes sendo cristãos, mas por conta de alguns motivos acabam se afastando, ou até desistindo de acreditar em Deus… e isso é muito ruim!!! A pessoa se sente perdida, é como se faltasse algo! Nada lhe satisfaz… pq quem experimenta a sensação de estar próximo a Cristo… nunca mais é o mesmo! Então nesse caso deixar de ser Cristão é ruim sim!

    5. Avelino De Almeida Bego disse:

      Desde quando deixar de acreditar em um deus específico é ruim?
      É nesse ponto que me apego no meu comentário: deixar de crer em um deus é ruim?

      Mesmo porque eu e muitos ateus não nos sentimos perdidos.
      Sua perspectiva de um ateu não corresponde com a realidade.

    6. Avelino De Almeida Bego disse:

      Kamila Rocha um muçulmano pode ter a mesma ideia sobre você, por exemplo. E olha que ele adora o mesmo deus que você.

    7. Quanto ao seu segundo comentário… ai a coisa fica um pouco mais fácil. E até pq sim… mas nada pode ser generalizado, pq eu já passei por isso e posso te garantir que fui muito infeliz! Já fui de outra religião mas só me trouxeram problemas e infelicidade. E quando tentei viver minha fé sozinha, sem o apoio da minha igreja, foi como uma falta de compromisso… eu só acreditava em Deus e pronto! Não fazia nada que ele me ensinava, não louvava, não agradecia… e tb vivia fazendo coisa errada pq não tinha nada que me ajudasse a sustentar minha fé! Então apesar de achar que seja sim possível uma pessoa viver nessas condições, não acho que seja aconselhável! Por experiencia própria.

    8. Avelino De Almeida Bego disse:

      Lhe asseguro: ser ateu não me faz especial nem me livra de todos os infortúnios que a vida pode gerar.

      E nem por isso sou mau ou desgarrado.

      E conheço muitos que são ateus e tem a mesma perspectiva de vida.

      Agora, maluco e babaca tem de todo tipo, inclusive ateu….

    9. Quando falo em se sentir perdido, são pessoas que experimentaram verdadeiramente a comunhão com Cristo! Esses sim se sentem perdidos. Agora um ateu que nunca teve essa experiencia com certeza não vai se sentir assim!
      Outra coisa, só existe UM Deus. E o mesmo Deus pode ser visto de várias formas e interpretados de varias maneiras… a certa eu não sei qual é! Eu acredito que seja a minha… e por isso vivo nessa religião! Mas só Deus p/ saber qual é a certa né!!! Agora se vc for observar a grande maioria das religiões pregam quase a mesma coisa, isso é Deus agindo de acordo com a cultura de cada um.
      Quanto ao que penso dos ateus… vc não sabe qual é minha perspectiva de um ateu pq eu estou aqui dando enfase nos religiosos. O que penso dos ateus é que todos temos o direito de acreditar no que quisermos… desde que respeitemos a crença dos outros. E acredito sim que tem como ser muito feliz sendo ateu!!!

    10. Avelino De Almeida Bego disse:

      Eu conheço ateus que participaram de religiões. Talvez aqui você possa usar a falácia do escocês, "ah, ele nunca foi um cristão de verdade".

      Mas mudar de perspectiva não tende à tornar a pessoa perdida case ela tenha se tornado ateu após de participar de uma religião formal.

      Algumas pessoas podem experimentar várias religiões e/ou seitas e depois não escolher nenhuma.

    11. O dia a dia da igreja atualemte é só para alcançar vidas novas (o q é um mandamento deixado por Jesus), porém Paulo, a mando de Deus, dia para não ficarmos no "leitinho", as igrejas NÃO OFERECEM ALIMENTO P OS ANTIGOS NA FÉ. Alémdo mais, seus representantes brasileiros ESTÃO MONTADOS NO DINHEIRO mostrando suas casas com piscinas e visuais carésimos…lamentável.

    12. Quanto aos infortúnios da vida, eu sei disso! Quando digo que fui muito infeliz foram em outros sentidos… espirituais que acabaram afetando todas as outras áreas da minha vida. Mas hoje estou firme na igreja, e mesmo assim passei por uma crise super tensa!!! Se for colocar na balança, o que passei por agora foi mil vezes pior do que eu passei quando estava afastada… mas posso te garantir que a igreja foi essencial p/ me dar forças. Até pq se eu estivesse fora da igreja nem sei o que seria de mim. Então pode ser ateu ou o que for… a vida é difícil!!!

    13. Avelino De Almeida Bego disse:

      E, novamente, a reportagem exprime preocupação com o aumento do número de ateus.

      E, a pergunta volta à ser feita: ser ou torna-se ateu, não é algo ruim ou errado.

      Nunca foi.

    14. Mas é isso que estou falando desde o inicio querido! Só ler todos os meus comentários…. Só se tornam perdidas, são infelizes… e tudo isso que eu disse "se já tiver experimentado a verdadeira comunhão com Deus!!!" E posso te garantir que essa não é nenhuma falácia! O que mais existe são pessoas que vivem religiões de fachada… vejo aos montes, estão muito claros! É pq vc não participa de uma igreja, senão iria perceber o quanto isso é claro… mas existem pessoas que vivem por Deus, essas pessoas possuem até um brilho diferente, não que sejam melhores, não estou dizendo isso de forma alguma! Mas são pessoas que se encontraram… sabem pq estão ali, e estão vivendo aquilo, é completamente diferente!!! Não conheço ninguém que tenha vivido em completa comunhão com Deus que tenha virado ateu depois, pq não consegue… é impossível!!! Pode ser que Deus não exista e que tudo isso seja coisa da nossa cabeça? Quem sabe…. mas o que sentimos nos dá força p/ continuar, fortalece nossa fé! E tais experiencias acabam com qualquer possibilidade de duvidas!!! E ai quando nos distanciamos… ficamos tristes, perdidos! É isso que acontece. Cristãos meia boca não entram nessa historia.

    15. Avelino De Almeida Bego disse:

      E eu volto à afirmar: não existe essa relação entre pessoas que um dia tiveram comunhão com um deus que depois deixaram de acreditar com elas se tornarem perdidas.

      Essa relação entre "deixar de acreditar" e "ficar perdida" não existe.

      Deixar de crer em um deus não deixa a pessoa perdida.

      E você não usou nenhuma falácia, apenas disse que você poderia.

    16. Avelino De Almeida Bego disse:

      Kamila Rocha volto à afirmar: deixar de crer em um deus não deixa a pessoa perdida, com problemas pessoais.

      Não existe esta relação entre deixar de crer em um deus e ficar perdida.

      Eu e muitos que conheço são exemplos disso.

    17. Vc já viveu uma verdadeira comunhão com Deus? Conhece alguém que já tenha vivido isso?? Como pode garantir que isso não seja forte o suficiente para deixar uma pessoa perdida? Quando digo perdida na verdade quero dizer vazia (só p/ explicar melhor mesmo) Quem vive tal experiencia não consegue nada parecido de nenhuma outra forma! E quem vive tal experiencia NÃO DEIXA DE ACREDITAR NUNCA! Pode se afastar… pode ficar desmotivado, tem gente que sente ate raiva de Deus… mas não consegue deixar de acreditar. Só quem vive pode saber… e vc não sabe o que é isso, não pode falar a respeito! Eu tb não posso falar a respeito do que é ser ateu pq nunca fui! Por isso que respeito e fico na minha… como vc disse, uma pessoa pode não acredita em Deus e ser super bem resolvida.

    18. Avelino De Almeida Bego disse:

      Nunca vivi nenhuma "comunhão por nenhum deus", e conheço pessoas que tinham e deixaram de ter.

      O fato de eu não ter tido essa auto-sugestão de que "um deus olha por mim", ou "sentir um deus", não refuta minha argumentação.

      * Não existe nenhuma relação entre a pessoa deixar de crer em um e ela ficar perdida *

    19. Avelino De Almeida Bego disse:

      Kamila Rocha esse receio, ou argumentação de que deixar de ser religioso deixa a pessoa perdida não se confirma.

      Você pode até achar isso, mas não se confirma.

      O que as igrejas tem medo é de perder adeptos.

      O que deixa uma pergunta: um deus "sobrevive" sem pessoas pra cultuá-lo?

    20. Ser ateu é errado? E ser trinitariano, é certo? Qual dos dois é pior? Negar uma fé ou inventar uma fé?

    21. Avelino De Almeida Bego disse:

      Nenhum dos dois.

      Meu conjunto de crenças é baseado em evidências, pode e mudará caso as evidências apontem isso.

      Não há dogmas no meu conjunto de crenças

      E criticar ideias nunca foi errado, portanto, "negar uma fé" não erro algum.

      Por isso que eu não vejo o problema relatado pelo assunto do tópico: não há problemas em pessoas tornarem-se ateus.

      Claro que se levarmos em consideração redução de um grupo ligado à uma determinada, essa religião pode se preocupar, pois ela poderá ser minoritária e/ou desaparecer.

    22. Não conheço as pessoas que vc diz já ter tido tal comunhão, nos dias de hoje são muito raras as pessoas que realmente vivem isso. Pode muito bem ser que esses teus amigos nunca tenham sentido verdadeiramente o que é Cristo, muitos católicos até hoje não conseguem entender o que é a comunhão!!! Vivemos uma religião de robôs… frios e mecânicos. E são exatamente esses robôs que ao se desligarem da igreja, vivem suas vidas como se Deus nunca tivesse passado por suas vidas! É muito fácil deixar a vida cristã de lado, e acho que vou ter que usar exemplos p/ vc entender.

      Tenho uma amiga que nasceu em uma família católica, sempre foi à igreja todos os domingo… mas é só! Ela não procura colocar em sua vida os ensinamentos de Cristo, ela não consegue entender o que é a comunhão… ela vive de acordo com o mundo! Se um belo dia ela resolver se afastar da igreja… vai ser muito facil, pq ela vai continuar tendo a vida que sempre teve!!! Com a diferença de que vai ter mais tempo aos domingos né!

      Agora tem outra amiga que vive verdadeiramente os ensinamentos de Cristo, que entende o que é comunhão, que já viveu experiencias de verdadeiro contato com o espirito santo…. primeiro que essa pessoa nunca terá duvidas de que Deus existe pq ela vivencia isso, e mesmo assim se um dia (por motivos diversos) ela precisar se afastar… o vazio é muito grande!

      Deu p/ entender a diferença das duas? Se não entendeu é pq vc não quer! E posso te garantir que essas duas historias são verdadeiras (Não são minhas amigas… mas são pessoas muito mais próximas do que isso) e são historias que tem um ponto de partida comum… a diferença é a vivencia que cada um tem. Por isso que eu te digo que uma pessoa pode crer em Deus, viver na igreja… e deixar de crer! E ter uma vida feliz! Mas quem vive com intensidade, esse sim se sente vazio. Agora se vc quer continuar generalizando, colocando todo mundo no mesmo barco… sendo que existe sim esse dois pontos… aí é com vc!

      Quanto a sua ultima pergunta… para mim uma das provas de que Deus existe é exatamente essa (não a principal, mas uma das provas). Realmente se todos deixassem de acreditar em Deus… fica difícil visualizar esse Deus. Mas ele continuaria existindo… é como vc deixar de acreditar em mim, eu continuaria aqui não é mesmo! kkkkkk Mas esse não é o ponto… a verdade é que isso é impossível de acontecer! Deus sempre vai existir!!! O Cristianismo pode acabar, mas uma outra religião vai surgir… e assim por diante! Isso tudo pq os valores humanos vem de uma força superior. Vc pode ser ateu, mas seus valores e decisões de bem e mal são baseados nas crenças (principalmente a cristã), pq Deus sempre vai nos conduzir… mesmo que não te conduza, ele me conduz… eu eu de alguma forma afeto a vida de alguém, que afeta a de outro… até que chegue a sua! Vivemos nessa super conexão, e querendo vc ou não… Deus sempre vai estar presente de alguma forma em sua vida.

      Se vc reparar, até o neo ateísmo está se tornando uma religião… se todas as religiões acabassem e sobrasse só os ateus, essa sociedade se organizaria de tal maneira que surgiria uma nova religião cheia de dogmas e crenças (isso já existe! Só olhar na ateia!!!) Então as religiões nunca vão acabar, e Deus sempre se fará presente… de alguma forma, mas ele fará! Pq ele não nos abandona nunca.

      Bem, agora eu realmente preciso dormir… se quiser comentar alguma coisa sobre o que eu disse fique a vontade, mas só vou olhar amanhã! kkkkkk Não gosto de deixar as pessoas falando sozinhas mas dessa vez vou ter que deixar kkkkkk. Boa noite ^^

    23. Avelino De Almeida Bego disse:

      Kamila Rocha vamos por partes:

      "Agora tem outra amiga que vive verdadeiramente os ensinamentos de Cristo, que entende o que é comunhão, que já viveu experiencias de verdadeiro contato com o espirito santo…. primeiro que essa pessoa nunca terá duvidas de que Deus existe pq ela vivencia isso, e mesmo assim se um dia (por motivos diversos) ela precisar se afastar… o vazio é muito grande! "
      ———————————-

      Realmente, nestes termos, pra sua amiga deixar de crer no deus de Abraão, ela vai ter de sofrer uma decepção muito grande.

      Mas isso não invalida pessoas que decidam não seguir deus algum.
      Se milhões resolverem não seguir deus algum, isso seria ruim?

      É aqui que me apego: nas pessoas que por um motivo ou outro, escolheram não seguir deus algum, elas estão erradas? Isso seria um crime?

      Aliás, é esse o tema principal do tópico.

    24. Avelino De Almeida Bego disse:

      Kamila Rocha

      "Quanto a sua ultima pergunta… para mim uma das provas de que Deus existe é exatamente essa (não a principal, mas uma das provas). Realmente se todos deixassem de acreditar em Deus… fica difícil visualizar esse Deus. Mas ele continuaria existindo… é como vc deixar de acreditar em mim, eu continuaria aqui não é mesmo! kkkkkk Mas esse não é o ponto… a verdade é que isso é impossível de acontecer! Deus sempre vai existir!!!"
      ——————————————–

      Bem, toda mitologia precisa de seguidores pra existir. Um Grego da Grécia clássica, por exemplo, te mataria se você dissesse que Zeus não existe.

      Se os cristãos desaparecessem (e não parece que isso irá ocorrer tão cedo), ou a mitologia cristã desapareceria ou sofreria modificações, podendo se tornar outra religião.

      Quanto à sua analogia: eu acredito que você exista porque todas as evidências apontam que isso é verdade, mesmo eu correndo o risco (que acho que não seja verdade) de você ser um fake.

    25. Avelino De Almeida Bego disse:

      Kamila Rocha, você está tentando gerar uma situação específica onde se configuraria "um erro onde a pessoa se tornaria ateia depois da comunhão com deus".

      O que ocorre e muito, é a pessoa não querer tal comunhão.

      E é nesse ponto que me apego: a pessoa não querendo essa comunhão com o deus de Abraão, não importa se no Cristianismo, Islamismo ou Judaísmo, é um erro?

      Porque a pessoa só pode escolher isso depois de tentar essa suposta comunhão?

      É nesse ponto que este tópico foi aberto.

    26. Não. Ser ateu não é errado. O caso é COMO um ateu expressa seu ateísmo COM RELAÇÃO ao teísmo: dialoga, discute, debate ou MILITA (como os neo-ateus e outros ativistas)?

    27. Nunca afirmamos no Logos que ateu precisa crer em Deus para viver uma boa vida moral. A questão não é essa. A questão é: SEM DEUS, como explicar a moral?:)

    28. Como o Emerson Oliveira disse, não é errado ser ateu (o errado é só como ele se comporta em relação às outras crenças), te disse isso lá no começo da conversa. Acho que te confundi com essa historia de comunhão com Deus… a pessoa não precisa querer tal comunhão! Você não precisa experimentar uma comida p/ saber se ela é boa ou não… a não ser que vc tenha curiosidade! A mesma coisa na igreja… se vc tem essa curiosidade, vai ser muito bem vindo!!! Agora se vc quer passar longe… merece todo o nosso respeito! E não devemos de forma alguma te condenar por isso… vc não pode ser considerado melhor nem pior! Simples assim.
      Quando falo da relação da comunhão e o ateísmo é no caso das pessoas que experimentaram essa comunhão POR ESCOLHA PRÓPRIA, e que por um motivo ou outro se afasta da igreja. Essas pessoas se sentem vazias! É como um namoro ou casamento muito perfeito, que vc vive por anos e anos… e depois se separa, vc fica muito tempo se sentindo meio perdido, deprê, muitas vezes essa ferida não cicatriza nunca! Vc sente que falta algo na sua vida, e esse vazio não pode ser preenchido com amigos, balada, estudo… isso só ameniza, só é preenchido por um amor de mesma intensidade. Mas uma pessoa solteira, ou que só teve namoros sem muita importância, não sente esse vazio!!! A mesma coisa os ateus e as pessoas que mesmo indo nas igrejas, não vivenciam uma verdadeira comunhão com Deus… v6 são obrigados a isso? Não! Uma pessoa é errada por ser solteira? Claro que não!!!
      Quanto a existência de Deus, o que digo é que ele nunca vai deixar de existir! Pq podem acabar todas as religiões que conhecemos… mas outras tomarão lugar! As religiões da antiguidade eram totalmente diferentes, aqueles deuses morreram e elas não existem mais… mas hoje outras tomaram o lugar. Mas o mesmo Deus que creio de alguma forma agia na vida daquelas pessoas da antiguidade, apesar de ter nomes diferentes! Por isso que te disse em algum lugar nessa conversa, pode ser que a minha religião não seja exatamente a correta (apesar de que p/ mim essa é uma certeza, mesmo assim preciso ter uma mente aberta, sei lá!) mas o mesmo Deus pertence a todas as religiões, e ele vai continuar existindo SEMPRE. É só fazer um estudo de todas as religiões, sempre terão muitos valores em comum, pq é o que Deus quer de nós. Então tentado pensar como uma ateia, Deus pode ser uma invenção da nossa cabeça… mas essa "invenção" vai estar SEMPRE em nossas cabeças, mesmo que mude todos os dogmas, regras, historinhas…. ele sempre vai existir de uma forma ou de outra.

    29. Cesar Cunha disse:

      Avelino De Almeida Bego

      Ateismo nao é baseado em evidencias, mas na falta delas. Cristianismo é baseado em evidencias e experiencia pessoal. Jesus foi uma pessoa real, comprovada historicamente. Os fatos biblicos tem sido testados e comprovados. Existem mais evidencias da veracidade biblica do que qualquer outro livro e documento na Historia.
      Ateismo pode nao ser errado no seu ponto de vista, mas se Deus existe e determinou O caminho, entao qualquer alternativa criada que nao seja a dele vai ser errada.

    30. Avelino De Almeida Bego disse:

      Emerson Oliveira a moral vem do convívio em grupo, a moral não é propriedade e/ou proveniente de mitologias, muito menos da mitologia cristã.

    31. Avelino De Almeida Bego disse:

      Cesar Cunha experiência pessoal não é fonte crível de evidência de algo. Posso dizer que tenho um dragão invisível na minha garagem, dizer que sinto ele no coração, que mesmo assim você vai me pedir evidências dele.

      Fatos e locais históricos relatados na Bíblia não justificam os mitos ali contidos. Se assim fosse, o Pártenon e as ruínas gregas justificariam que Zeus, Apollo e os demais deuses Olímpicos existiram….

    32. Avelino De Almeida Bego disse:

      Kamila Rocha como eu disse, existem pessoas que podem (e o fazem) tranquilamente não escolher a mitologia que vocês escolheram.

      Eu e muitos não vimos nada de atraente na sua mitologia.

      Por isso não somos amorais, vazios, tristes, sem esperança.

      Há realmente um grupo que pode estar deixando a religião cristã e poderá se sentir vazio, mas, como eu disse, essa é uma situação que não a preocupação da Igreja.

    33. Avelino De Almeida Bego disse:

      Emerson Oliveira "Não. Ser ateu não é errado. O caso é COMO um ateu expressa seu ateísmo COM RELAÇÃO ao teísmo: dialoga, discute, debate ou MILITA (como os neo-ateus e outros ativistas)?"
      ———————

      Ideias podem ser discutidas, e religião e deuses, sendo ideias, podem ser discutidas.
      Se isso na sua opinião é ser "neo-ateu", ou uma tentativa de dizer que "religião não se discute", desculpe, se discute sim.

    34. Nossa… desculpa mais desisto!!! kkkkkk Tudo isso que vc esta dizendo eu afirmei desde o inicio! Ia tentar explicar mais uma vez mas não tem como… TODOS os meus comentários falam exatamente isso que vc acabou de escrever… ta complicado ein.

    35. Avelino De Almeida Bego disse:

      Ok, pessoas que são muito religiosas PODERIAM ficar perdidas se deixassem de ser religiosa.
      Ok. Perfeito.

      Excluindo esse grupo, outros menos adeptos de uma religião, e até mesmo outros que nem escolheram determinada religião, decidiram se tornar ateus.

      Isso é ruim ou não?

      Porque é ESSA a preocupação do assunto do tópico.

    36. Avelino De Almeida Bego disse:

      Kamila Rocha diante disso, eis a pegunta: se uma pessoa escolheu ser ateia, e não sofre com isso (meu caso e de muitos), é errado?

      Deveria uma religião estar preocupada com isso?

      Que tipo de problema uma religião teria com isso?

    37. Não… e nenhuma religião deveria se preocupar com isso, já que cada um tem o direito de escolher o caminho que quiser. No meu entendimento… a preocupação das igrejas é justamente com as pessoas que procuram as religiões, mas que por motivos diversos acabam saindo por conta desses problemas.
      E pelo o que diz o texto… essas pessoas desistem pq as igrejas estão ultrapassadas, e sei lá mais o que, essa é a critica do cara. Mas igreja não tem que ficar agradando ninguém não… as que fazem isso são comércios (e sabemos que exitem algumas igrejas comercio por ai né), igreja tem que seguir as tradições e viver por Cristo!!!
      Por isso que acho que o texto desse cara devia ser desconsiderado kkkkkkk Não entende nada de igreja, e vem dizer que são as culpadas pelo o crescimentos dos ateus? Vira ateu pq quer ué!!!! É uma escolha pessoal, simples assim.

    38. Avelino De Almeida Bego disse:

      Bem, nesse caso seria válido uma preocupação da igreja. Podemos entender o que o texto diz como algo do tipo:

      "Religiões segregadoras afastam potenciais membros".

    39. Sim, uma coisa que costuma afastar muita gente das igrejas são os julgamentos, sempre tem aqueles que se julgam mais "santos" e superiores… na verdade isso existe em qualquer lugar né! Mas não deveria existir nas igrejas, então acaba afastando algumas pessoas. Mas não acho que esse seja um motivo de alguém virar ateu, talvez viver sem religião… mas deixar de acreditar em Deus? Acho q não. Acredito que a escolha de ser ateu ou não é maior do que isso.

    40. Avelino De Almeida Bego disse:

      Sim, e muitos confundem os "sem religião" com ateu. É perfeitamente válido alguém crer em Deus e não ter uma religião formal.

      E na minha opinião, seria muito melhor assim.

      Existem 3 coisas distintas:

      1) Religião.
      2) Religiosidade.
      3) Espiritualidade.

      É perfeitamente possível uma pessoa crer em Deus, ter uma religiosidade sem pertencer à uma religião.

      E mesmo eu, ateu, tenho minha espiritualidade. "Espírito", aqui, eu denomino todas as ideias que temos na mente.

      Eu exercito essa espiritualidade, olhando o Universo, tentando imaginar o que poderá existir lá, nesse Cosmos com mais de 90 bilhões de anos-luz de tamanho (visível).

      E até mesmo no mundo quântico.

      A natureza é rica em questões que podem (e vão) deixar a cabeça ocupada por uma vida….

    41. Cesar Cunha disse:

      Avelino, experiencia pessoal só nao é prova pra quem nao teve. Ela é mais que suficiente pra quem teve.
      Voce ve, seu exemplo, por exemplo, o Paternon, existe e é um fato. O que ele comprova, que Zeus e outros deuses foram cultuados ali, fazem parte da Historia daquela civilizacao. Foram "reais"enquanto existiram e voltariam a ser "reais" se voltassem a ser adorados, mas nao resistiram ao tempo, ao secularismo e desapareceram e somente ficaram na mitologia.
      Hoje voce le um relato de algo que aconteceu e acredita ou nao. Mas se voce esteve presente, voce sabe que é verdade, porque esteve lá. mas eu posso nao acreditar, pis nao estive. O fato de eu nao acreditar ou nao, nao faz aquele fato menos verdade. o que faz ele ser verdade é que ele realmente aconteceu e voce esteve lá e presenciou.
      Eu posso até chegar para voce e comprovar cientificamente que o fato nao poderia ter acontecido, mas voce viu e sabe que aconteceu. Voce fica com sua experiencia pessoal e eu fico com minha teoria cientifica.
      Felizmente Cristianismo é assim, uma experiencia e um privilegio, que nem todos irao experimentar, e Deus sabe disso.
      Nao porque ele nao queira, mas porque alguns se acham tao sabios que nao conseguem enxergar os fatos como eles sao apresentados. Querem provas, e apesar de tantas que sao dadas, nunca se sentem satisfeitos. Querem ser seus proprios deuses. Se dizem autodidatas e pensadores livres. Superiores na forma de pensar, porque nao acreditam em mitos e outras tolices.
      Mas no que acreditam? No que se baseiam? No que argumentam?
      Criaram um novo deus e uma nova religiao, que dizem ser baseada em fatos comprovados pela Ciencia. A mesma Ciencia que diz uma verdade hoje e desmente amanha, que afirma antes de comprovar, que descarta qualquer experiencia que nao se alinha com o que queira ser provado.
      Deus é real, mas como voce mesmo disse eu concordo, minha experiencia com Ele nao vai nunca ser suficente pra outra pessoa. Ela teria que experimentar tambem.

    42. Renato Gaara disse:

      Cesar Cunha , cristianismo é baseado em evidencias? vc só pode estar brincando, se elas existissem eu seria um

    43. Cesar Cunha disse:

      Renato Garcia,

      Eu nao brinco. Ë a mais pura verdade, alias a mais pura de todas as verdades.
      Se voce realmente quisesse ser, voce buscaria e acharia.
      Tenta.

    44. Avelino De Almeida Bego disse:

      Cesar Cunha experiência pessoal, sem evidências, é apenas uma ideia, opinião.

      Quanto à sua afirmação de que o Cristianismo é um privilégio, bem, novamente temos uma opinião, que eu respeito mas não concordo.

      Todas as mitologias baseadas no deus de Abraão (Judaísmo/Cristianismo/Islamismo) tem essa ideia de privilegio.

    45. Renato Gaara disse:

      Cesar Cunha , ja tentei, oq q vc pensa? ninguém quer ser ateu, ninguem quer acreditar q ira morrer e ir pro nada, simplesmente se aceita essa realidade. Eu estava me referindo ao fato d q não existe evidencia alguma para o cristianismo, principalmente quando se fala d jesus

    46. Cesar Cunha disse:

      Renato Gaara,

      Tenta ler "The Case for God"e "The Case for Christ" de LeeStrobel, no original, em ingles se voce dominar a lingua.

      Lee Strobel foi ateista e se tornou cristao.

    47. Cesar Cunha disse:

      Avelino De Almeida Bego

      Avelino, as evidencias existem, com a experiencia pessoal voce acredita nelas ou nao.

      Eu, por exemplo, nao aceito a Teoria de Evolucao, dizem que existem evidencias, mas ninguem nunca me mostrou uma se quer.

    48. Avelino De Almeida Bego disse:

      Cesar Cunha como você disse uma experiência PESSOAL, é algo que você acredita ou não, pra evidenciar isso à outras pessoas você precisa de evidências (óbvio, não?).

      Quanto à Teoria da Evolução temos inúmeras evidências, que extrapolam a mera experiência pessoal.

      Algumas pessoas a rejeita pelo simples fato de que ela tira a ideia de que o Homem é especial, fruto da criação de um deus. Essa ideia tem e muito à ver com a vaidade Humana.

      Mas vamos à documentação sobre a Evolução, eis um link com algumas delas:

      29+ Evidences for Macroevolution: http://www.talkorigins.org/faqs/comdesc/default.html

      A genética mostra como temos e muito genes em comum com nosso ancestral mais próximo, que seria o Pan toglodytes (chimpanzés).

      Além da morfologia (que mostra que as nadadeiras das baleias, que não são peixes, e que são membros modificados de um animal terrestre).

      Graças à deriva continental, que afastou a Austrália do resto do continente, fez com que os animais que ali ficaram, evoluírem de forma independente, tanto que temos ali o Canguru e o mais estranho de todos, o Ornitorrinco.

    49. Avelino De Almeida Bego disse:

      Cesar Cunha tanto que, pra ser aceita como Teoria Científica, a Teoria da Evolução foi (e continua sendo) posta à prova.

      Graças ao que se chama revisão-por-pares (peer-review) ela foi aceita, não porque era legal, mas porque as evidências apontam pra isso.

      Nenhuma Teoria Científica é aceita só porque é legal, bacana ou bonita. Somente com evidências são aceitas.

      Você tem o direito da dúvida, mas não de negar os fatos. Teoria Científica é baseada em evidências.

      Foi assim com a Teoria Gravitacional de Newton, com as Teorias da Relatividade Restrita e Geral de Einstein e assim por diante.

    50. Cesar Cunha disse:

      Avelino,

      Isso tudo é muito bom, mas eu nao vi as experiencias serem feitas, eu nao estava lá, eu nao presenciei nada.
      A nao ser que voce seja cientista, e os cientistas tambem nao concordam em si, tudo o que sei da Teoria da Evolucao é o que se encontra nos livros, ou experiencia dos outros.
      Como no Cristianismo, eu tenho que acreditar, que estas experiencias sao verdades, apenas lendo sobre elas.
      Se a Teoria de Evolucao fosse assim tao universalmente aceita, ou se ela fosse tao infalivel, tambem nao seria tao protegida como é. Na verdade, se tornou uma especie de religiao, que nao pode ser contestada. Qualquer cientista que ousar falar contra ela, pode até ter o registro cassado.
      Na inglaterra ouve até um caso, onde um cientista foi demitido, por sugerir que tambem se estudasse o "Inteligent Design" nas escolas. Porque este medo todo? Só pode haver uma razao pra isso, nao há evidencias concretas, eles, os evolucionistas, sabem que qualquer cientista creacionista, pode facilmente refutar logicamente e cientificamente qualquer "prova" que eles apresentem e entao se escondem atras de jargoes como estes de que a "teoria" é a mais testada e blablabla.
      Voce ve, O Dawkins, que sai pelo mundo pregando o ateismo e a Teoria da Evolucao, j's foi varias vezes convidado para participar em debates com cientistas creacionistas e nunca aceitou, agora debater com pastores, jornalistas e outros leigos, ele quer e sabe bem e faz um grande alarde. Debater com quem tem a capacidade de refuta-lo cientificamente ela nao quer. Porque? Voce me responde.
      Em suma, para crer na Teoria da Evolucao, precisa-se de muito mais fé do que crer em Cristo e no Cristianismo. E essa fé eu nao tenho.

    51. Cesar Cunha disse:

      Avelino,

      Com relaçao a Australia, eu moro nela e os animais aqui nao sao tao diferentes assim nao dos outros. O canguru, o koala, o wombat sao todos um tipo de marsupial que se originaram da mesma familia. Selecao Natural e nao evolucao pode ter sido responsavel pelas diferenças encontradas hoje.
      Tambem cada continente tem seus animais unicos, mas se voce for ver bem, eles de alguma maneira sao relacionados por familias, o que prova que no inicio se teve um ancestral comum.
      Evolucionistas dizem que todos viemos do nada, creacionistas dizem que fomos criados, o que é muito mais logico.

    52. Avelino De Almeida Bego disse:

      Você não precisa estar presente em nenhuma dessas experiências.
      E ao que parece, você não entendeu meu comentário: a Teoria da Evolução não é protegida, ou a mais bonitinha.

      É tudo questão de evidências. Toda e qualquer Teoria Científica tem de ter a possibilidade de ser falseada. É uma premissa que toda teoria científica precisa ter.

      Não existem dogmas em ciências. E a Teoria da Evolução também se enquadre neste termos.

      E como tal, a Teoria da Evolução pode e é questionada. O que se refuta é a qualidade dos argumentos postos como contra-ponto.

      Somente pelo fato de você não estar lá, presente em determinadas experiências, não significa que ela não são reais ou críveis.

      Você pode perfeitamente solicitar a presença de alguma experiência onde a evolução é provada.
      Tais experiências são reproduzíveis.
      Como o sequenciamento genético, visitar um museu, solicitar provas em Universidades.

      Como eu disse, ceticismo é ótimo, mas, tomar algo como improvável apenas porque não presenciou tais experiências não é um argumento válido.

    53. Avelino De Almeida Bego disse:

      Cesar Cunha sobre o Design Inteligente, ele não é sequer uma Teoria e portanto, não tem caráter científico.

      Teorias Científicas são a melhor explicação pra algo, sempre, repito, sempre baseadas em evidências.

      São as evidências que mandam. Sem elas, no máximo, uma ideia é uma hipótese.

      Quanto ao fato de um professor ter sido demitido de um escola por dizer que se devia estudar o D.I. foi uma decisão local que não serve como parâmero global.

    54. Avelino De Almeida Bego disse:

      Cesar Cunha e Design Inteligente é apenas uma conjecutra (ideia).

      Design Inteligente é sempre baseado na falácia do apelo á ignorância e no senso comum.

      Tendo posto tudo isso, você pode escolher uma ideia que lhe agrade, apenas por que lhe da a sensação prazerosa de se sentir fruto do desejo de um deus, ou procurar provas, que estão disponíveis por aí.

      Como eu disse, você tem o direito de duvidar, e tentar negar algo, mas vai precisar de evidências em contrário pra utilizá-las.

      Apenas achar que é absurdo ou não crível, não ajuda muito nas evidências.

    55. Avelino De Almeida Bego disse:

      Cesar Cunha mas Evolução (eu acho essa palavra errada) é a Modificação passadas aos Descendentes, filtradas pela Seleção Natural.

      A Seleção Natural é parte importante da Teoria da Evolução.

      Os animais na austrália, um dia, tiveram contato com os animais do continente, mas, a deriva continental os separou dos demais, e eles Evoluíram em separado.

      O Canguru, justamente, por ser marsupial como o gambá e outros, mostra que um dia, tiveram um ancestral em comum, mas, com a separação da Austrália do resto do continente, evoluíram de forma separada, com a Seleção Natural agindo sobre eles.

      A separação dos continentes impediu o fluxo gênico com os outros animais.

    56. Cesar Cunha disse:

      Avelino, nao existem provas ou evidencias, o que existe sao experiencias baseadas no que o cientista pressupoe e quer descobrir. Ele ou ela testam e toda e qualquer resultado contrario é imediatamente descartado como errado. Somente se o resultado confirmar o que se quer, é que ele é aceito. Dois cientistas, fazendo os mesmos experimentos, sendo um evolucionista e um creacionista vao chegar a resultados diferentes. Porque querem chegar a resultados diferentes.
      Voce diz que eu nego evidencia, mas voce já pesquisou e leu os argumentos cientificos do creacionismo? Nao sao absurdos. Sao muito mais logicos do que os do evolucionismo.
      Eu ja fui a museus e ja participei de experiencias dadas em sala de aula. Os muses so contem replicas, mal construidas e na maioria das vezes ali dispostas somente para se provar o que se quer provar. O mesmo com as experiencias em sala de aula, nao sao idoneas, sao cuidadosamente escolhidas para provar um ponto. Se inteligente design fosse permitido as experiencias seriam outras e as replicas nos muses seriam outras.
      Outra coisa, como eu disse, natural selection é tambem aceita e é parte do inteligente design, o que é diferente é que um acredita que viemos do acaso, por acidente e outros que fomos inteligentemente criados.
      Tenho 56 anos e ainda nao vi alguma coisa nascer do nada. Transformacao é possivel, criaçao do nada nao.
      Quanto ao inteligente design nao ser teoria, eu penso que o fato maior é o fato dele revidar a teoria da evolucao que é a religiao de muitos.
      Mas muitos cientistas tem chegado a um ponto onde eles se encontram no dilema que nao pode ser explicado pela teoria da evolucao e estao aceitando o que é muito mais logico e cientificamente provavel. Quando este numero for a maioria ou pelo menos influente o bastante para reverter o que se ensina hoje como o fato, o inteligente design, ou creacionismo voltara a ser parte da Ciencia, como foi por muitos seculos antes do secularismo tomar posse da Ciencia.
      Como voce disse e eu concordo, todos temos o direito de acreditar no que queremos. Acreditar. Ter fé, etc.

    57. Avelino De Almeida Bego disse:

      Não, não são apenas provas experimentais. Há predições que são mostradas pro experiências.

      Uma delas é a similaridade genética.

      Dá pra traçar uma árvore evolucionária com ela.

      Os argumentos do Criacionismo são apenas ideias moldadas pelo senso-comum e a falácia do apelo à ignorância.

    58. Avelino De Almeida Bego disse:

      Cesar Cunha "Tenho 56 anos e ainda nao vi alguma coisa nascer do nada. Transformacao é possivel, criaçao do nada nao."
      ———————

      Este é outro erro que Criacionistas cometem com muita facilidade: confundir Teoria da Evolução com origem da vida.

      A Teoria da Evolução não visa dar explicação sobre a Origem da Vida. Isto a gente ainda não sabe como ocorreu.

    59. Avelino De Almeida Bego disse:

      Cesar Cunha "Mas muitos cientistas tem chegado a um ponto onde eles se encontram no dilema que nao pode ser explicado pela teoria da evolucao e estao aceitando o que é muito mais logico e cientificamente provavel. Quando este numero for a maioria ou pelo menos influente o bastante para reverter o que se ensina hoje como o fato, o inteligente design, ou creacionismo voltara a ser parte da Ciencia, como foi por muitos seculos antes do secularismo tomar posse da Ciencia.
      Como voce disse e eu concordo, todos temos o direito de acreditar no que queremos. Acreditar. Ter fé, etc."
      ——————————

      E novamente aqui, outro erro de avaliação: em ciências, não há dogmas nem verdades absolutas.

      A Teoria da Evolução, assim como todas as Teorias são sempre a melhore explicação pra um fato.

      Nós temos um fato científico, muito bem evidenciado e muito bem documentado: a Evolução.

      Como um bem da Ciência, tudo é questionado, até mesmo a Evolução.

      Muitos estudos foram feitos e sempre são colocados à prova, graças ao que chamamos de revisão-por-pares.

    60. Avelino De Almeida Bego disse:

      Cesar Cunha revisão por pares é você colocar sua ideia pra que todos possam duvidar e questionar.

      A Evolução também passa por isso.

    61. Avelino De Almeida Bego disse:

      Cesar Cunha você, como qualquer pessoa pode duvidar da Evolução, mas precisa apresentar argumentos válidos e que possam ter predições testadas.

      Conheço todos os argumentos Criacionistas. E todos eles tem o mesmo teor que o seu:

      "- Eu acho um absurdo"
      "- A vida não vem nada"
      "- Olhe à sua volta! A Perfeição do mundo não pode ser obra do acaso"

      E assim vai.

      Isso não tem peso de evidência.

    62. Avelino De Almeida Bego disse:

      Cesar Cunha e uma Teoria Científica pode mudar ou ser anulada, caso evidências possam mostrar isso, o mesmo ocorre com a Teoria da Evolução.

    63. Avelino De Almeida Bego disse:

      Cesar Cunha e, muitos Criacionistas cometem dois erros que posso ver que você comete na sua avaliação:

      1) Achar que Evolução explica a origem da vida (não é o caso)
      2) Achar que, derrubando a Teoria da Evolução, automaticamente o Criacionismo ganha credibilidade.

      Pra que você mostre que o Criacionismo seja crível, você TEM de prová-lo positivamente, e não achando que, derrubando uma ideia rival ele alcance status de crível.

    64. Avelino De Almeida Bego disse:

      E quando uma experiência científica é fraudulenta, a própria comunidade científica se encarrega de desmenti-la, através da revisão pro pares.

      Temos o famoso caso do Homem de Piltdown, da Fusão à Frio, e da recente notícia das bactérias que teriam assimilado enxofre em sua composição básica.

      E muitos outros papers (divulgação científica).

    65. Avelino De Almeida Bego disse:

      Cesar Cunha e pra terminar por hoje, só pra você ver que a Evolução não é uma questão de fé, até mesmo o Vaticano e a Igreja Anglicana, aceitam a Evolução:

      Vaticano aceita evolução, mas não se desculpa com Darwin
      http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL761923-5603,00.html

      Igreja Anglicana deve desculpas a Darwin, diz clérigo
      http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,igreja-anglicana-deve-desculpas-a-darwin-diz-clerigo,242077,0.htm0

    66. Cesar Cunha disse:

      Vamos por parte:

      "Não, não são apenas provas experimentais. Há predições que são mostradas pro experiências."

      Se existem predicoes e porque se quer chegar a algum resultado. Neste caso o resultado que se quer chegar é se confirmar o que se foi predisposto. Entao, a experiencia nao é valida, já que o proprio cientista descarta os resultados que nao sao favoraveis ao que se quer chegar. Eu li sobre um cientista que estava tentando comprovar a idade de um fossil que ele ou ela tinham determinado ter milhoes de anos, e os resultados vinham sempre como na casa dos milhares, o que ele ou ela fez, aceitou os resultados? Nao, alegou que o especime estava contaminado.
      Enquanto nao haver imparcialidade, resultados vao sempre beneficiar quem fez. É como pesquisa de opiniao publica, dá o que se quer.

      "Uma delas é a similaridade genética

      Dá pra traçar uma árvore evolucionaria com ela."

      Interessante voce citar isso, já que alguns cientistas usam o mesmo argumento para desmentir isso, que as diferencas deneticas, sao tantas que é impossivel se criar este relacionamento, como no caso do ser humano e dos primatas.

      De qualquer maneira um ancestral comum, em certos casos, nao é prova de que a teoria da evolucao é valida poirque o creacionismo tambem fala a mesma coisa, que nos e todos os animais viemos de um ancestral comum.

      Estou anexando um artigo do creation.com sobre similaridade genetica, apesar de que au já fiz isso anteriormente com um outro ateista que se negou a ler dizendo ser um site de "ciencia falsa". Assim fica facil ser ateista.

      http://creation.com/decoding-the-dogma-of-dna-similarity

      "Os argumentos do Criacionismo são apenas ideias moldadas pelo senso-comum e a falácia do apelo à ignorância."

      Nao sao nao. Se fossem nao haveria um numero tao grande de cientistas com doutorado e phd que sao criacionistas. Na verdade quanto mais o cientista estuda mais convencido ele fica de que evolucionismo nao explica e que o criacionismo faz. O dificil é vencer o preconceito.

      http://creation.com/creation-scientists

      "Este é outro erro que Criacionistas cometem com muita facilidade: confundir Teoria da Evolução com origem da vida.

      A Teoria da Evolução não visa dar explicação sobre a Origem da Vida. Isto a gente ainda não sabe como ocorreu."

      Se voce e muitos cientistas nao sabem, eu posso te dizer:

      Deus criou a vida.

      E quem criou Deus?

      Se Deus tivesse sido criado nao seria Deus, seria apenas um outro deus qualquer.

    67. Cesar Cunha disse:

      Avelino De Almeida Bego

      Continuando…

      "Vaticano aceita evolução, mas não se desculpa com Darwin"

      A igreja catolica tambem no passado queimou varios cientistas que afirmaram que a terra era eredonda e que girava em torno do sol.

      O fato dela ou de um clerigo da igreja anglicana aceitarem a teoria de evolucao nao prova que esta seja verdade.

      Que tal todas as outras denominacoes cristas, que nao aceitam?

    68. Ser ateu para quem não é, é errado, assim como ser crente para quem é ateu, também é errado. Só o respeito pode ajudar a lidar com as diferenças, as vezes falta ao crente e as vezes falta ao ateu, sobretudo em uma disputa de opinião – Recentemente vc viu isso na prática. Por isso que constato que para nossa humanidade , o melhor não se mede tanto pela lógica, pela ciência, por argumentos, mas sobretudo, precisamos valorizar e medir a bondade ou maldade, o respeito e o desrespeito, o amor e o grau de ódio que uma posição ou outra carrega.
      .

    69. Avelino De Almeida Bego disse:

      Concordo com você Sodre.

    70. Avelino De Almeida Bego disse:

      Sodré Gonçalves Jesus Neto Brasil o D.I. não é Teoria, é uma conjectura. Uma ideia, que pra ser crível, precisa ser evidenciada através da revisão-por-pares.

      Sobre o vídeo, ele usa as já refutadas afirmações da Complexidade Irredutível, o flagelo bacteriano…

      Ficar sempre duvidando da Teoria da Evolução, ficar apenas supondo que precisamos de um designer pra que tudo que está à nossa tivesse surgido, não ajuda muito.

      Toda essas ideias tem como base uma falácia: a falácia do "apelo à ignorância", pra ser mais preciso, usam a versão religiosa dessa falácia, que é chamada de "falácia do deus das lacunas".

      Sempre encaixam um deus/criador em tudo que não tem explicação, e apostam que o Universo foi feito PRA abrigar vida.

      E pra provar isso, eis a pérola do Marcos Nogueira Eberlin: "a Bíblia está certa, que fatos podemos tirar disso?".

      Viu só? Criacionismo por enquanto é proselitismo. Baseia-se na crença de um livro dito sagrado, numa divindade, usando a falácia do "apelo à ignorância".

      Não há até agora NADA que fundamente o Criacionismo, apenas julgamentos baseados no senso comum.

      Trocando em miúdos: tudo que o Marcos Nogueira Eberlin apresenta é o que se usa pra tentar sustentar o Design Inteligente: a suposta Complexidade Irredutível, o flagelo bacteriano, senso comum, apelo à ignorância (a famosa pergunta: "Olhe à sua volta, quem fez tudo isso") e no final, o que resume tudo isso: proselitismo.

      Marcos Nogueira Eberlin simplesmente parte do conceito que a Bíblia está correta e nela ele se baseia, usando outro argumento horrível, que "devemos tirar os óculos naturalistas".

      Desculpa, isso é muito pouco pra tentar tornar crível a ideia do Design Inteligente.

    71. Jairo Luis Jairo disse:

      Kamila Rocha CRENTE NÃO FAZ ESCOLHAS, SOFRE LAVAGEM CEREBRAL.

    72. Kamila Rocha Um dos maiores quimicocos do mundo responde as causas http://www.youtube.com/watch?v=rJ5Ai0sX9dk&feature=b-vrec e como ciencia virou aferidora da verdade: eis a causa maior explicada por ele.."a ciência fez um pacto"…desde Darwin…excelente e esclarecedora
      palestra

    73. Avelino De Almeida Bego disse:

      Sodré Gonçalves Jesus Neto Brasil então, temos uma conspiração da maioria dos cientistas do Mundo contra os Criacionistas? Como eles podem fazer isso?

    74. Jairo Luis Jairo disse:

      COMO DISSE Stephen Hawking>>> "A CIÊNCIA VAI VENCER A RELIGIÃO PORQUE FUNCIONA."

    75. Jairo Luis Jairo disse:

      Sodré Gonçalves Jesus Neto Brasil A BOBAGEM DA CRIAÇÃO DIVINA >>> http://www.scribd.com/doc/82624185/Colecao-Fabulas-Biblicas-Volume-29-A-Bobagem-da-Criacao-Divina

  2. Hoje em dia os evangelicos podem fazer tudo.

    pode dançar funk, pois pra eles nao é pecado, ja que ele é evangelico

    pode lutar MMA , nâo é pecado ja que ele é evangelico

    1. Absurdo, não poderia nada disso: nem funk, nem pagode…Sai uma mulherona rebolando um LOUVOR na frente de um crente? Esse negócio d pode tudo é "evangelio", é falso.

    2. E o "dar a outra face" como fica na luta MMA? É FALTA DE APROFUNDAMENTO NA PALAVRA. A igreja tem formado papagaios de pastores.

  3. Não acho que a culpa seja das igreja, a culpa é das pessoas que tem preferido o mundo! Até pq é muuuito mais fácil viver os prazeres do mundo, do que seguir os ensinamentos de Cristo! Acho que a igreja (na verdade os frequentadores né) devia ser mais tolerante, amigável, sem julgamentos que acabam afastando as pessoas…. agora mudar p/ atrair mais pessoas??? Isso serve p/ comercio!!! Igreja tem é que pregar o que é certo da forma mais tradicional possível…. mas como eu disse, acho que o que acaba afastando as pessoas são os "santos" que só sabem julgar, mas são os primeiros a viver de hipocrisia.

  4. Avelino De Almeida Bego disse:

    Primeiro, vamos colocar um ponto aqui pra eu iniciar minha análise: ser ateu não é algo ruim e/ou depreciativo. Nunca foi.

    Talvez a consciência da pessoa em perceber que não é a crença em um determinado deus e/ou o medo de ir pra hipotético inferno não é garantia de ser bom ou lhe trará felicidade.

    E também o caráter segregador que algumas vertentes religiosas estão usando esteja afastando as pessoas de tais congregações.

    1. Félix Ivete disse:

      Tudo foi feito por ELE E PARA ELE. A culpa na minha opinião não está nas "igrejas" ou crer ou não crer! e crer não significa ser religioso.

    2. Nunca tive problemas com ateus. O problema são os ATEÍSTAS MILITANTES, que são muitas vezes beligerantes, intransigentes e intolerantes para com o teísmo. Depois de Dawkins, toda merda se fez.

    3. Emerson Oliveira, nunca tive problemas com cristãos. O problema são os NEO-CRISTÃOS MILITANTES, que são beligerantes, intransigentes e intolerantes para com a descrença dos outros. Depois de Ratzinger, toda merda se fez.

  5. João Hernane disse:

    jesus nao é religiao e muitos menos placa denominacional e nao está preso aparedes de um templo, pois religiao nao salva ninguem, mas jesus sim…ele é o caminho a verdade e a vida, se nao vier por ele ninguem de nós nao somos nada!!! hj todo mundo é dono razao, mas biblia diz bem clara ninguem deve ser juiz..o que tem charlatoes e picaretas nas igrejas brasileiras é acima do nivel toleravel, mas biblia ja alertava para isso 2 mil anos atras..muito seram chamados e poucos viram…+ importante ser firme na rocha e fé no redentor ate jesus cristo voltar

  6. Avelino De Almeida Bego disse:

    Muito provavelmente, o receio da The Pew Forum on Religion and Public Life, seja a perda de adeptos do cristianismo.

    O que deixa uma pergunta: pode a ideia de um deus sobrevier sem adeptos de sua mitologia?

    Isso se repetiu com religiões mais antigas, hoje mortas.

    As principais são: Cristianismo, Islamismo e Judaísmo (todas baseadas no deus de Abraão)
    E temos a Hindu (baseada em Brahma, Vishnu e Shiva)

    1. O ateísmo também está decaindo a NÍVEL GLOBAL, a uma taxa de 300/dia.

    2. As religiões podem acabar, mas outras sempre surgem no lugar! Uma prova de que o ser humano não consegue viver sem Deus, e de que Deus sempre se faz presente em nossas vidas, seja da forma que for.

    3. Avelino De Almeida Bego disse:

      Emerson Oliveira não sei, e não me importo, não sou ateu pode "moda".

    4. Avelino De Almeida Bego disse:

      Kamila Rocha isso tem seu fundo de verdade, existe um estudo que mostra porque nossos cérebros aceitam lendas e mitos.

      Por que você acredita em Horóscopo, espíritos, ETs e religiões?

      http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI320171-17579,00.html?fb_action_ids=4334146904468&fb_action_types=og.likes&fb_source=aggregation&fb_aggregation_id=288381481237582

      Artigo deveras interessante.

    5. Avelino De Almeida Bego disse:

      Emerson Oliveira e bem, sua afirmação vai de encontro com a preocupação do tema deste tópico.

    6. Jairo Luis Jairo disse:

      Avelino De Almeida Bego , NÃO É ISSO, É QUE GENTE BURRA SEMPRE VAI TER PARA SER MANIPULADA POR ESPERATLHÕES.

  7. Tomara que nos próximos 100 anos igreja e religião sejam apenas coisas de gente velha e chata.

    1. É? Que triste. Generalizar não é preciso. Além do mais, desde o século I estão tentando acabar com o cristianismo. Vai tentando, champs:)

    2. Renato Gaara disse:

      Emerson Oliveira , a muitos seculos o cristianismo acabou com outras religiões, na fogueira, na espada, no sangue, a unica tentativa d proporções gigantescas d tentar acabar com o cristianismo, se deu no reinado d Nero, q viveu pouco tempo c vc comparar com os 1 seculo e meio de matança em nome de cristo

    3. Renato Gaara disse:

      Isaque Portilho, eu acho, para o bem ou para o mal, que isso só vai acontecer na Europa

    4. Emerson Oliveira, "acabar com o cristianismo"? hahahahahahaaha! Quem? Os descrentes? ahahahahahaha…Como? Na época praticamente nem haviam descrentes proporcionalmente suficientes para tal! Haviam MUITAS religiões pagãs (do campo) e seu cristianismo era uma delas. Leia sua bíblia, também consta nela que os primeiros grupos cristão eram de gente: pobre do campo e pescadores. Dâh! Os únicos que fizeram cagada para acabar com o cristianismo foram os próprios cristãos: 1 – Começaram puxando briga com os crentes de outras religiões e credos. 2 – Perseguiram e mataram estes anteriores. 3 – Puxaram briga com os muçulmanos e foram cutucar onça com vara curta na terra deles. 4 – As reformas, contra-reformas sucessivas. 5 – Os concílios loucos onde rolava briga e condenações de morte por divergências teológicas. E aí? Vai dizer que os ateus fizeram isso? Só se for loucura da sua cabeça. Pois hoje, apenas 13% da população mundia é "não religiosa" – supondo que fossem todos Ateus…ainda assim – hoje – tem-se 87% do planeta como pessoas religiosas das mais diversas crenças – 33% são cristãos. E….isto não te diz nada?

    5. Esse povo tem uma deficiência muito grande de interpretação de texto viu! Por isso levam suas Bíblias ao pé da letra. Desde quando eu disse que o cristianismo ia acabar? Claro que não vai acabar. Eu disse que espero que isso se torne coisa de gente velha e chata.

    6. eu não contaria com isso…Um dos maiores quimicocos do mundo responde as causas http://www.youtube.com/watch?v=rJ5Ai0sX9dk&feature=b-vrec e como ciencia virou aferidora da verdade: eis a causa maior explicada por ele.."a ciência fez um pacto"…desde Darwin…excelente e esclarecedora
      palestra

    7. Realmente, a ciência tem um pacto. Um pacto com a razão, com a lógica.

    8. Excelente e simples explicação de que a ciência desde os movimentos antireligiosos da frança, embalados por um iluminismo extremamente radical, e fortalecida pelo dúbio trabalho de Darwin (ora experimental (seleção natural) e ora conjectural no tempo uniformista geologico de Lyell), acabaram por fazer pacto com o demonio, ou melhor, com o materialismo. Sou amigo do Dr Eberlin e cada vez mais que o ouço mais admiro sua coragem de enfrentar o estabelecimento cientifico atual. É isso ai Eberlin!!! Só faço aquela velha observação que lhe fiz pessoalmente e por e-mail quanto a especiação , lembre-se sempre que o criacionismo aposta em subespeciações adaptativas rapidas em pouco tempo explicando assim quase toda a biodiversidade, Abraçãohttp://www.youtube.com/watch?v=rJ5Ai0sX9dk&feature=b-vrec

    9. Eu vi, trata-se de uma pseudociência chamada pelos criacionistas de "Design Inteligente'. Não passa de uma maneira frustrada de tentar dar uma explicação científica para o criacionismo. É claro que isso já foi refutado pelos cientistas e até mesmo proibido por lei de ser ensinado em escolas públicas já que isso não é ciência.

  8. Eu respeito o Ateu que não crê num Deus criador por falta de evidencias mais claras ao seu ponto de vista, e que não descara a possibilidade em hipótese alguma de que se um dia isso for alterado passará a acreditar.
    Tenho sérias dúvidas de pessoas que se dizem ateus que não importam o quanto lhes é apresentado indícios de vida após a morte, e um Deus criador, mas ainda sim ignora tal fato, esses eu acredito que sejam ateus por protesto, por culpar Deus por suas perspectivas de vida terem sido destruídas por algum motivo qualquer: morte na família, doença incurável, ciência de que um dia terá que morrer isso tudo pode gerar, falsos ateus.
    O argumento do Pastor está equivocado, ele deveria entender que a própria bíblia nos adverte que no fim a fé e o amor se esfriaria, se isso não estivesse acontecendo eu teria sérias dúvidas sobre a bíblia.

    1. Também tenho séria dúvidas de um ateu que só se preocupa em defender seu pensamento dentro de comunidades evangélicas e principalmente tratando as com desprezo e desrespeito, o movimento evangélico leia se "protestante" por mais que haja problemas em suas instituições físicas, não pode ser motivo para a refutação sobre Deus, os verdadeiros ateus circulam em todas comunidades religiosas que dizem existir Deus, não estou me referindo a facções Cristãs estou me referindo a todas as religiões do mundo.
      Por isso eu creio que esse tipo de comportamento é um indicio de quê por mais rebuscado que seja a argumentação sobre Deus pela humanidade os evangélicos sejam os que mais se aproximam de uma verdade.

    2. Não entendi pq os evangélicos são os que mais se aproximam da verdade! Não tem logica nenhuma nisso ai que vc falou.

    3. Dê uma relida na sua bíblia se é que você têm uma, e verá que Jesus ensinou que seriamos perseguidos por causa do seu nome.E a lógica é bem simples, o evangélico sempre é o mais perseguido e difamado por todos, não vejo muita perseguição com as outras classes de religiosos se precisar que eu desenhe o meu comentário, ai sim talvez será mais difícil.

    4. Realmente Jesus falou isso! Mas ai vc tem que ver que tipo de perseguição é essa!!! A religião evangélica é muito respeitável…. mas muitas seitas que se dizem evangélicas não merecem o menor respeito, justamente por fazer tudo ao contrario do que Jesus nos ensinou. Essas seitas são perseguidas pq fazem o mal!!! E infelizmente mancham tantas igrejas evangélicas que são exemplos de Cristo.
      Outra coisa, não se sinta O ÚNICO PERSEGUIDO! Se for pensar assim todas as religiões do mundo são corretas, já que a grande maioria está sendo altamente perseguida por grupos extremistas de ateus. E se for parar p/ analisar… não vejo nenhum evangélico morrendo por causa de sua fé! Já católicos, estão sendo perseguidos E MORTOS mundo afora, é só olhar os noticiários.
      Como eu disse, no Brasil a religião evangélica é altamente perseguida pq causa comoção nacional por conta dessas seitas diabólicas, mas são apenas essas seitas!!! Os ateus atingem os católicos com a mesma intensidade que os evangélicos, não tem diferença. Agora pelo resto do mundo… a religião católica é altamente atingida por todos os lados, pelos ateus, pelos evangélicos, muçulmanos… e muitos outros grupos,a igreja católica é mundialmente "odiada" por nada! Cada dia que passa surgem mais e mais conspirações contra a minha igreja, graças a Deus que eu moro no Brasil, pq se eu morasse em outro lugar seria altamente julgada pela escolha que fiz.. Ta duvidando? Vá à alguma Jornada Mundial da Juventude realizada na Europa! Meu amigos sentiram na pele o que é ser altamente odiado só por conta de sua religião, muitos com suas fraquezas humanas, escondiam que eram católicos! Não os julgo… só vivendo na pele p/ saber o que é realmente ser perseguidos! Perseguido por palavras de ódio, por agressões físicas, por humilhações, por ameaças….O que vivemos no Brasil é moleza, pois graças a Deus esse mundo ateu AINDA não chegou aqui com tanta intensidade.
      Então meu querido, ao invés de se sentir melhor do que pessoas de outras religiões Cristãs, perceba que estamos juntos nessa… TODOS POR CRISTO! Ainda iremos sofrer muito nas mãos desse mundo, e é por isso que devíamos nos unir, não nos achar superiores.. ou mais próximo de Cristo do que o outro. O que nos faz santos não é a igreja que escolhemos… são nossas atitudes!

    5. Infelizmente a igreja católica prestou um desserviço enorme a causa de Cristo no passado, perseguindo e assassinando aqueles que não professassem a mesma fé, que hoje não podem reclamar muito de serem hostilizados, devem primeiro reconhecer seu erro e não cansar de pedir desculpas para que um dia possam ser perseguidos por estarem verdadeiramente servindo a Cristo, mas concordo que deveríamos, todos nos unir por um objetivo comum e mais nobre para levarmos ao mundo a mensagem da cruz, como eu disse a bíblia nos ensinou sobre o afastamento completo da fé, e é isso o que estamos presenciando nos dias de hoje, com os neo ateus que não perdem um única oportunidade de vir em um forum tentar descredibilizar a fé das pessoas.

    6. Bem… se está falando da inquisição, saiba que estudos intensos e de grande seriedade levaram à conclusão de existiram sim as mortes, mas primeiro devemos levar em conta que esta era uma forma de julgamento… naquela época a igreja também funcionava como tribunal (assim como na época de Cristo!) e diferente dos nossos costumes atuais, aquela era uma outra época, completamente diferente!!! Não podemos julga-los… se for assim estamos dando toda a liberdade para ateus julgarem a bíblia dizendo que ela é cruel e sanguinária! Mas sabemos dividir os contextos históricos certo? A mesma coisa acontece com a inquisição!
      Além disso, o que a mídia anti-cristã faz questão de contar é que foram milhares de mortes… quando na verdade foram milhares de JULGAMENTOS, onde pouquíssimos (menos de 2%) levaram realmente a morte, que mais uma vez deve ser vista analisando o contexto histórico!
      Mesmo assim ainda tem aqueles que não se contentam e dizem… MAS MATARAM DO MESMO JEITO! Bem… ai sou obrigada a dizer que não devemos julgar para não sermos julgados! Se pesquisarem mais um pouco irão descobrir que também existiu a inquisição protestante, a maior delas (sim, não foi só uma) realizada por João Calvino com o único objetivo de implantar a reforma protestante em seu território.
      E se achar que estou mentindo… é só pesquisar! Eu mesma posso indicar sites, documentos e livros!
      Mesmo assim não julgo evangélicos nem ninguém pq aquela era outra época, e só faço questão de contar essas coisas para mostrar que não tem dessa de ficar julgando religião de ninguém, só nossas atitudes vão dizer quem somos. Mesmo assim me sinto sim incomodada quando falam mal da religião que eu escolhi p/ caminhar (tenho certeza que se eu estivesse falando mal dos evangélicos vc estaria me detonando), e por isso me sinto do dever de defender minha crença.

    7. Eu não detono quem defende os ideais de Cristo, se estiver fora dos parâmetros que eu entendo como sã doutrina bíblica ai sim vou protestar seja com católicos, protestantes, espiritas o que for.A igreja não tinha autonomia doutrinária biblicamente para influenciar o Estado a matar pessoas, por essas se recusarem a aceitar a fé em Cristo, que foi o que aconteceu.Nos países em que há pena de morte instituídos, pelo Estado eu particularmente respeito e entendo até biblicamente que isso pode ser executado, mas nunca por alguém professar um fé ou a falta dela.

    8. Tanto é que o Papa João Paulo II pediu perdão pelos erros da inquisição, e mesmo assim essa mancha dificilmente será esquecida principalmente por quem já não vê com bons olhos a religião.

    9. Sem dúvida, não são poucos os exemplos de intolerância religiosa nos variados espaços que vivenciaram a Reforma Protestante, mas nada que representasse o equivalente dos estruturados tribunais inquisitoriais católicos.A reforma serviu apenas de base para quebrar paradigmas e levantar uma classe de pessoas que ousaram dizer não ao Papado, hoje quando se vê milhares de facções evangélicas é devido a isso, muitos por protesto acabam, migrando para outras denominações ou criando, justamente por que aprendeu a nunca confiar no HOMEM e a verdadeira igreja sempre será perseguida mesmo, mas essa não é feita de tijolos e nem tem uma hierarquia falha, essa igreja é a única que subirá aos céus pois ela é a verdadeira noiva de Cristo, quer saber o nome dela? "todos que professam e andam segundo os estatutos de Cristo."

    10. Como eu já disse, naquela época a igreja tinha sim total ligação com o Estado. Outra coisa, não entendo pq vc acusa a igreja católica de ter condenado pessoas por não acreditarem em Cristo, se a sua igreja fez muito pior! Matou inclusive cristãos, pelo simples motivo de implementar a reforma protestante… mas não só cristãos, mataram também "bruxas", crianças… acabaram sendo muito mais sangue frio do que os católicos, mais uma vez posso te comprovar os fatos! Não estou aqui inventando mentiras! A igreja protestante matou muito mais do que a igreja católica naquela época! Na verdade a igreja catolica mais salvou pessoas da morte… do que matou.
      Quanto ao Papa João Paulo II… ai esta mais uma manipulação da midia! P/ vc vê como gostam de manchar a igreja catolica… e pelo visto todos caem no papo!
      Primeiro que o Papa nunca pediu desculpas pela inquisição, ele somente pediu perdão pelos erros cometidos neste tribunal. Sim, é uma diferença de texto sutil, mas que altera muito o sentido da coisa! Em nenhum momento o beato condenou a Inquisição como um todo, e nem poderia… A verdade é que, por meio da Santa Inquisição, a Igreja salvou muitas pessoas de uma morte horrível. Pq como eu tentei explicar… a igreja servia como tribunal, e na idade media as penas eram torturas absurdas!!! Foi a igreja quem tentou amenizar essas situações… enfim! O assunto aqui é o papa né! Voltando… João Paulo II não só pediu perdão, como também alertou que a imagem que as pessoas em geral têm sobre a inquisição pode estar errada. Também convidou a todos a buscar a verdade dos fatos. E, para isso, ele abriu os arquivos do Vaticano a um comitê de 30 historiadores internacionalmente reconhecidos, que acabaram por derrubar todas essas mentiras! Ta vendo como as coisas são totalmente diferentes do que nos passam? Obra de quem?

    11. Se os arquivos do Vaticano fossem, realmente abertos o mordomo do Papa não teria sido preso.Qual é o medo de alguns segredos terem sido divulgados, os primeiros reformadores estavam ainda atrelados ao Estado, que os protegiam da implacável perseguição de Leão X mas entenda uma coisa, não confunda as coisas nem todos protestantes são os reformadores, como já falei a reforma foi a base para outros grupos também, se auto proclamarem, contra qualquer tipo de heresias e foi o que aconteceu, quando os Anabatistas "protestantes" não "reformadores" pois esses não tinham a intenção de reformar a igreja católica como os reformadores principalmente Lutero. e por proclamarem uma visão de separação por completo da igreja e estado esses foram perseguidos pelo Estado, Católicos e Reformadores portanto os evangélicos em sua grande maioria se enquadram como PROTESTANTES.

    12. Claro o assunto aqui não é esse fugiu de mais, mas alguns esclarecimentos são importantes, pois esses por menores fazem os ateus tirar proveito de fatos do passado e assim tentar legitimar o fato de não crer em Deus por causa dos religiosos, mas ainda que os Católicos, Reformadores e Protestantes falhem em sua tentativa de transmitir uma mensagem sobre Deus ainda assim isso não elimina o fato da existência de um criador e mantenedor do Universo.

    13. Só respondendo sobre os arquivos do vaticano… qualquer situação minima a mídia e os anti-católicos dão seus jeitos de contorcer a verdade e julgar a igreja como errada! Os Documentos Católicos não podem ser assim liberados com toda a facilidade do mundo por conta disso! Um exemplo é esse do papa! Ele diz uma coisa… mas TODAS as noticiais veiculadas, foram completamente manipuladas. A midia é tão manipuladora que até uma simples entrevista que dei p/ um jornal aqui de Brasilia (nada a v com religião, era sobre o facebook) modificaram toda a minha forma de falar para que mostrasse o que eles queriam. Então já pensou se o Vaticano (que já é explicitamente perseguido) libera tudo assim de mão beijada? Vai ser tudo manipulado!!! Se fala que castigou um padre por tal motivo… dizem que a igreja é má e não tem consideração nem pelos seus, se fala que o protegeu… dizem que a igreja não pratica a justiça. E vai ser sempre assim!
      Quanto à inquisição protestante, só quis mostrar que estamos no mesmo barco… não pq os católicos e os protestantes são malvados! Mas pq naquela época as coisas eram diferentes, e tanto católicos quanto protestantes tiveram seus motivos p/ fazer o que fizeram, alguns motivos inclusive que deviam ser vistos com bons olhos, ao invés de condenação.

  9. Esse é o resultado puro e simples do marxismo cultural, do maldito humanismo secular, do afrouxamento da boa formação intelectual cristã, do avanço do neopentecostalismo e sua anti-intelectualidade e outros fatores. Quando se deixa de exercitar os músculos cristãos, só pode dar nisso.

    1. Com toda a certeza, a esmagadora maioria dos ateus no Ocidente, são individuos batizados…Nascem em lares "cristãos", e um dia, desejando expurgar de suas vidas o mero formalismo religioso de um falso cristianismo, abraçam a negação do que pensam ser o cristianismo. O neopentecostalismo é um efeito da crise, e não uma causa.

    2. E o pior é que muitos neo-ateus são ex-evangélicos ou ex-neopentecostais. Nesse último caso, trocaram a demência por algo pior: a militância antiDeus.

    3. Trocaram a demência pela racionalidade e o bom senso, você quis dizer.

    4. Emerson Oliveira, a culpa da existência do protestantismo é puramente dos católicos. Lutero não teria existido – nem sua reforma – se a igreja católica não fosse uma instituição imunda e criminosa. Da mesma forma foi o surgimento dos evangélicos pentecostais e neopentecostais no Brasil – sua igreja os trouxe aqui. Agora, fodam-se. Virem-se. Quanto ao marxismo cultural – dá no mesmo. Leia sua bíblia – Jesus, seu messias, é um marxista imundo. Leia sua bíblia. Já a "boa formação intelectual cristã" …hahahahaaha….piada. Onde você viu isso? Na sua testa? Só pode estar drogado.

    5. Um dos maiores quimicocos do mundo responde as causas http://www.youtube.com/watch?v=rJ5Ai0sX9dk&feature=b-vrec e como ciencia virou aferidora da verdade: eis a causa maior explicada por ele.."a ciência fez um pacto"…desde Darwin…excelente e esclarecedora
      palestra

    6. Adelino De Santi Júnior disse:

      "..maldito humanismo secular"…Estranho esperar respeito tratando com desrespeito.

    7. Adelino De Santi Júnior, maldito? Porque seria maldito? Você sabe do que está falando?

      O "maldito" que defende que: Um governo não deva ter predileções por credos ou religiões específicas ( secular ). O "maldito" que defende seus direitos apenas por você ser humano e não por estar em um lugar diferente ou condição diferente ( humanismo )

    8. Adelino De Santi Júnior disse:

      Quem disse ser maldito não fui eu. Foi o camarada ai em cima.

    9. Adelino De Santi Júnior, desculpe…não havia entendido seu comentário. Confundi.

  10. …E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos; Atos 2:17

    1. Silv Robert disse:

      Muito grato pela cortesia,gostei da nota! Shalom!

  11. carlos alberto pessoa de abreu disse:

    avelino de almeida bego ,gostei do seu comentario eu acrediva em um deus quando lie a biblia jesus mim ensinou que existe um pai.porquer ele falava muito á palavra pai?e não deus!

  12. EMERSON VC ESTA COM TODA RASÃO, OS NEO PETENCOSTAIS ESTÃO DESILUDINDO OS FIEIS COM PROMESSAS QUE NEM ELES ACREDITAM

  13. James Benson disse:

    religião se supera a cada dia, pessoas com tendencias religiosas vão demonstrando cada vez mais que não são normais.

  14. Emilio Reno disse:

    Sera' que um muçulmano ou um judeu vira ateu?

  15. lideres reliosos inescrupulosos, encontraram na religião um meio escuso obter riquezas, prestigio e poder, ainda que para isto produzam a morte da fé, e como diz nitz, a morte de Deus no coração dos homens e no seio da sociedade.
    pr. israel

  16. os maiores guerreiros do diabo, são os supostos mensageiros e servos de Deus. pr. israel.

  17. Quanto mais religião tradicional, formal e intelectual, quanto menos Deus se manifestar em nossas vidas, mais o ateísmo irá crescer.

    1. Ser ateu para quem não é, é errado, assim como ser crente para quem é ateu, também é errado. Só o respeito pode ajudar a lidar com as diferenças, as vezes falta ao crente e as vezes falta ao ateu, sobretudo em uma disputa de opinião – Recentemente vc viu isso na prática. Por isso que constato que para nossa humanidade , o melhor não se mede tanto pela lógica, pela ciência, por argumentos, mas sobretudo, precisamos valorizar e medir a bondade ou maldade, o respeito e o desrespeito, o amor e o grau de ódio que uma posição ou outra carrega.

    2. Sodré, a pesquisa e a notícia dizem exatamente o contrário do que você disse. A Igreja emburrecida por uma ênfase em pseudo- experiências não conseguirá jamais apresentar-se relevante para um diálogo com o mundo moderno, demonstrando a validade da mensagem.

    3. Penso q precisamos manter um equilíbrio entre os dois pontos. A religião se firma enquanto religião, sem invalidar o ateísmo. Assim tbem, este ultimo se valida sem renegar a religião. Mas é certo q precisamos derrubar as barreiras impostas um ao outro. Quem é seguro se si não se preocupa com a existência do outro.

    4. Vc vai ver brotar ateus de uma religiosidade intelectual,formal e tradicional, mas nunca de uma religiosidade viva e repleta de experiencias com o sobrenatural, nem que seja aquela macumbeira. Essa constante critica que ateus fazem em consonancia com religiosos tradicionais, dos movimentos religiosos mais simples e grosseiros , encontra eco com as palavras de Cristo: Graças te dou oh Pai porque revelaste estas coisas aos pequeninos mas as escondenstes dos sabios e entenddidos

    5. Excelente e simples explicação de que a ciência desde os movimentos antireligiosos da frança, embalados por um iluminismo extremamente radical, e fortalecida pelo dúbio trabalho de Darwin (ora experimental (seleção natural) e ora conjectural no tempo uniformista geologico de Lyell), acabaram por fazer pacto com o demonio, ou melhor, com o materialismo. Sou amigo do Dr Eberlin e cada vez mais que o ouço mais admiro sua coragem de enfrentar o estabelecimento cientifico atual. É isso ai Eberlin!!! Só faço aquela velha observação que lhe fiz pessoalmente e por e-mail quanto a especiação , lembre-se sempre que o criacionismo aposta em subespeciações adaptativas rapidas em pouco tempo explicando assim quase toda a biodiversidade, Abraçãohttp://www.youtube.com/watch?v=rJ5Ai0sX9dk&feature=b-vrec

  18. Jairo Luis Jairo disse:

    COMO RELIGIÃO É 100% MENTIRA, AS IGREJAS NÃO TEM RESPOSTAS ÀS PESSOAS QUE QUEREM SABER EM VEZ DE CRER CEGAMENTE. QUANTO MAIS PESSOAS QUISEREM SABER EM VEZ DE CRER CEGAMENTE, PIOR PARA A RELIGIÃO, POIS MENTIRA JAMAIS SE TRANSFORMARÁ EM VERDADE.

  19. Jairo Luis Jairo disse:

    Como disse Stephen Hawking>>> "A CIÊNCIA VAI VENCER A RELIGIÃO PORQUE FUNCIONA."

  20. Quando a igreja para no tempo, ou seja, fica petrificada, a tendência é perder fiéis. Não em razão do cresimento do ateismo, mas porque fica desacreditada perante novas gerações. É o fenômeno que acontece na Europa e nos EUA.

    1. paulo alves de oliveira disse:

      No Brasil também,não só na Europa e América do Norte,o testemunho das igrejas,mormente as neo-pentecostais,está contribuindo para o descrédito na fé cristã.Quase não se vive uma fé autêntica,mas sim uma fé de resultados,uma verdadeira barganha com a Divindade.A maioria ão está preocupada em juntar tesouros no céu ,como Cristo ensinou;quer apenas luxo,poder,prosperidade material,sucesso na vida amorosa.Se as esperanças do homem em Deus se resumirem a esta vida,tal homem é o mais miserável dentre seus semelhantes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *