Após beijo gay e boicote de evangélicos, Babilônia despenca em audiência e preocupa Globo

137

A novela Babilônia vem registrando péssimos índices de audiência para o padrão que a TV Globo se acostumou a alcançar no horário das 21h com seus folhetins, e boa parte dos jornalistas especializados atribui o fato a um boicote dos evangélicos.

A substituta de Império estreou no dia 16 de março com 33 pontos de audiência, e na terça-feira, marcou 32 e no dia seguinte, 29 pontos segundo medição do Ibope. Como comparação, o último episódio da novela do comendador e sua trupe havia marcado 44 pontos. Cada ponto equivale a 67 mil domicílios em São Paulo.

Segundo o site TV Foco, os números alcançados no terceiro episódio de Babilônia são inferiores até mesmo aos da novela Em Família, de Manoel Carlos, que foi considerada como a de mais baixa audiência na história da Globo. Em seu terceiro capítulo, Em Família havia alcançado 29,2 pontos, já Babiônia conquistou apenas 26,4 pontos de média, com 28,2 de pico.

“Não é um número bom para a semana de estreia.  Dizem (nos bastidores) que o público mais conservador está fugindo da novela, principalmente os evangélicos (que já estariam organizando um boicote à trama). A cena do beijo entre Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathália Timberg) teria sido o principal problema”, escreveu a jornalista Janaína Nunes, no portal Yahoo!.


O título e o conteúdo da novela escrita pelo trio Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes recebeu muitas críticas de alguns dos principais líderes evangélicos pentecostais, como os pastores Silas Malafaia e Marco Feliciano.

Malafaia disse que a TV Globo “é a principal patrocinadora do homossexualismo” no Brasil, criticando a cena em que duas personagens lésbicas se beijam. Já Feliciano destacou que “não assiste novela” e observou que poderia processar a emissora: “A Globo já demonstrou seu apadrinhamento ao movimento gay. Virou moda. O público é adulto, eu ficaria preocupado e agiria nos rigores da lei caso fosse passado em horários onde crianças tivessem acesso”.

Nas redes sociais, começam a circular imagens incentivando os evangélicos a boicotarem a novela justamente por causa de seu conteúdo. “Apologia ao mal. Produzida para destruir famílias. Compartilhe, não dê espaço para esta ameaça com cara de diversão. Não assista”, incentivou o senador Magno Malta (PR-ES).

boicote babilonia

ATUALIZAÇÃO: No último sábado, 21 de março, após vários pedidos de boicote feito por figuras proeminentes do meio cristão e de diversos internautas em campanhas nas redes sociais, a novela Babilônia obteve apenas 22 pontos de audiência segundo os dados prévios do Ibope, decretando a primeira semana da nova novela das 21 horas como a pior semana de estréia de uma novela na história da Globo.


137 COMENTÁRIOS

  1. Boicotar uma Rede de TV podre como a Rede Globo é simples, basta não acessar o canal
    Agora, boicotar a hipocrisia, é a grande missão.
    Grande parte dos irmãos tem um discurso baseado no livro sagrado e defendem com unhas e dentes a palavra, porém, na prática, o comportamento e os pensamentos que contradizem o que é tido como “certo” permeia grande parte da Igreja.
    Quem nunca ouviu sobre o Pastor que pretende casar com a irmã mais nova para constituir família? (Quando na verdade, o que ele quer é desfrutar de uma novinha)
    E a família, que repreende a filha de todo o mal do mundo e acaba forçando as coitadas a descobrirem a vida tarde? (Vai querer descontar o tempo perdido e se descobre a “fogosa recatada”)
    Estes exemplos toscos, podem ferir a índole de muitos, mas tenho certeza de que são recorrentes em várias comunidades.
    Deixemos de ser hipócritas e passemos a cuidar de nossas vidas baseados na verdade. Se você não consegue educar um filho ensinando que a TV é ficção e que os valores da família e de todas as diretrizes da vida são um conjunto de vivências e escolhas sábias, você estará contribuindo para a prosperação de gerações de hipócritas religiosos.
    Acredito em Deus, acredito no bem e nunca defenderia os princípios que fere os ensinamentos que me foram passados, mas cansa ver a hipocrisia escondida atrás dos “irmãos”.
    Coloquem a mão na consciência e quando estiverem de joelhos clamando pelo perdão, aproveitem e peçam que seja liberto das amarras de ensinamentos retrógrados e cobertos de preconceitos.
    Deixem as crianças viverem para que no futuro sejam adultos de valor, com pensamentos e escolhas próprias.
    O jovem repreendido hoje é o adulto frustrado e carente de amanhã.
    Que Deus abençoe a todos.

  2. Caro Pr Feliciano e demais excelentíssimos deputados da frente parlamentar,talvez esta seja a hora apropriada para fazer uma investigação aprofundada no impréstimos bilionários do BNDES À rede esgoto, que em 2014 Já ultrapassou de 1.9 bilhões.vamos esquentar a fornalha e engrossar o caldo!

  3. Carissimo Pr Feliciano e demais excelentíssimos deputados da frente parlamentar,talvez esta seja a hora apropriada para fazer uma investigação aprofundada no impréstimos bilionários do B-N-D-E-S À rede esgoto, que em 2014 Já ultrapassou de 1.9 bilhões.vamos esquentar a fornalha e engrossar o caldo!

  4. ENTÃO os evangélicos que davam tanta audiência, assistindo assassinatos, chantagem e outras baixarias SEM NENHUM problema ? E reclamam de um beijo ? Se for isso mesmo é um povo imbecil, manipulado e hipócrita !

    • Infelizmente a maioria dos cristãos nao são conscientes, são os ditos cadeirantes das reunioes. Não vejo isso com boicote cristão, muitas pessoas nao querem mais ver esse tipo de novela que só difunde o pior do ser humano.
      Já vivemos em um pais todo corrompido onde os ladroes riem da cara da naçao porque sabem que nao vão sofrer punição.
      essa acusação que sao os crentes que estão boicotando essa emissora é infundada, espero que essa novela seja um fracasso.

  5. Viram o filho matando o pai e TUDO TRANQUILO ? Vêem um beijo e fazem protesto ?
    Agora entendo porque o Feliciano e o Malafaia estão ficando ricos às custas desses imbecis manipulados.

    • O povo tem que boicotar também os produtos das empresas que anunciam no horário dessa novela porca. Aqui já começamos essa campanha e ta começando a dar certo. Elas vão sentir os prejuízos. BOICOTE GERAL À GLOBO!

  6. O povo tem que boicotar também os produtos das empresas que anunciam no horário dessa novela porca. Aqui já começamos essa campanha e ta começando a dar certo. Elas vão sentir os prejuízos. BOICOTE GERAL À GLOBO!

  7. Não vi fundamentalista escandalizado pela morte de menino pelos amigos da escola por ser adotado por um casal gay. Não vi ninguém escandalizado, não vi ninguém contestar e buscar culpados para a formação daquelas crianças, que mataram um colega de escola. E vão se escandalizar com o beijo casto de duas atrizes experimentadas de quase cem anos de idade?”
    Povo hipócrita.

    • quem disse que não houve revolta ,o menino morreu por problema de saude não pela discursão na escola ,e ai eu volto ,porque obrigar as pessoas a serem bissexuais ,pois para eles todos nos nascermos sem definiço de orientação sexual,porque tirar deus das escolas e proibir um profressor de expressar sua fé ,porque se pode falar dos evangelicos e não se pode discordar dos gay .Querermos ter o direito de orientar niosos filhos e não que eles digam o que é certo e errado ,o a Gobo é dona da verdade ?

    • Alguns esclarecimentos importantes:

      1. O casamento gay é facultativo. Ninguém no Brasil é obrigado a casar com um gay. Se você não é gay, a lei não lhe diz respeito.

      2. O Beijo gay é o mesmo que qualquer Beijo. Ser gay é uma característica de pessoas, não de Beijos. Não existe Beijo negro ou Beijo gordo. Ah, e também é facultativo. Ninguém é obrigado a beijar alguém do mesmo sexo.

      3. A adoção de crianças por casais gays é quando um casal gay adota uma criança de um orfanato, não uma criança da sua casa. Se você não é gay e não é uma criança num orfanato, essa lei não lhe diz respeito.

      4. A Globo é só uma emissora dentre muitas. Eu, por exemplo, só tenho Sky e na Paraíba a Sky não tem Globo. Ninguém no Brasil é obrigado a assistir a Novela das 9. Se assiste, é porque quer ver. Então veja.

      5. Todos os programas no Brasil têm classificação indicativa. Nenhuma novela é aconselhável pra crianças de 6 ou 7 anos. Então você estiver preocupado com seu filho ver Beijo de novela das 9, então a Globo não é o seu maior problema. Vá ler o Estatuto da criança e do adolescente.

      6. Se você é cristão, saia do Levítico e do Deuteronômio e vá ler o Sermão da Montanha e aprender o que é tolerância.

      Parafraseando a Pitty: nenhuma mulher vai voltar pra cozinha, nenhum negro vai voltar pra senzala e nenhum gay vai voltar pro armário.

      Entendam isso.”

      Texto: Emmanuelle Lira

  8. Muito tempo atrás já assisti novelas como Marrom glacê, Irmãos coragem etc, pois não eram tão agressivas e imorais como hoje. Convido a todos as pessoas de bom senso, e não apenas cristãos, não assistam a essas imoralidades de novelas, BBB e filmes, que não acrescentam nada de bom aos seus conhecimentos.

  9. Nossa cara como vc é burro ,,,pra não dizer ignorante ,gosto de observar o que sai da boca de certos evangelicos ,,,2 talentosas e grandes atrizes do pais ,e vc fica nessa sua lingua suja ,,,,,
    Obs: os “adjetivos” que vc citou pra essas atrizes ,,,deve servir pra “senhora” sua esposa

  10. Cara você está todo errado, melhor parar de obrar pela boca, palavras sem efeito algum, nao sei como tem gente que ainda discute com alguém com o cérebro embotado.
    Voces nao querem aceitar as palavras do criador, ótimo jeguinho, mas nada do que voce fale vai alterar a lei de Deus, voce deveria buscar sair desse poço escuro e tentar mudar sua vida para salvar tua alma, mas como a maioria é estúpida servem apenas para ofender, mas nao diga que nao foi avisado, depois que morrer já era jeguinho.

  11. Falou tudo!!
    Que dama ???? Duas velhas beijando por dinheiro!! É isso mesmo por dinheiro, ou vcs acham que elas fariam isso por amor a arte ?? É pq tudo que se fala aqui é homofobia, ninguém pode mais expressar a opinião que é taxado de homofóbico !! Menos drama e mais racionalidade cada um é livre pra se expressar e tem o controle na mão para desligar ou mudar de canal, nao sou evangélica mas e dai, tb não gosto dessas novelas, não gosto da cara de pau desse povo que diz que é tudo pela arte, arte de fazer dinheiro só se for.

  12. Alguns esclarecimentos importantes:

    1. O casamento gay é facultativo. Ninguém no Brasil é obrigado a casar com um gay. Se você não é gay, a lei não lhe diz respeito.

    2. O Beijo gay é o mesmo que qualquer Beijo. Ser gay é uma característica de pessoas, não de Beijos. Não existe Beijo negro ou Beijo gordo. Ah, e também é facultativo. Ninguém é obrigado a beijar alguém do mesmo sexo.

    3. A adoção de crianças por casais gays é quando um casal gay adota uma criança de um orfanato, não uma criança da sua casa. Se você não é gay e não é uma criança num orfanato, essa lei não lhe diz respeito.

    4. A Globo é só uma emissora dentre muitas. Eu, por exemplo, só tenho Sky e na Paraíba a Sky não tem Globo. Ninguém no Brasil é obrigado a assistir a Novela das 9. Se assiste, é porque quer ver. Então veja.

    5. Todos os programas no Brasil têm classificação indicativa. Nenhuma novela é aconselhável pra crianças de 6 ou 7 anos. Então você estiver preocupado com seu filho ver Beijo de novela das 9, então a Globo não é o seu maior problema. Vá ler o Estatuto da criança e do adolescente.

    6. Se você é cristão, saia do Levítico e do Deuteronômio e vá ler o Sermão da Montanha e aprender o que é tolerância.

    Parafraseando a Pitty: nenhuma mulher vai voltar pra cozinha, nenhum negro vai voltar pra senzala e nenhum gay vai voltar pro armário.

    Entendam isso.”

    Texto: Emmanuelle Lira

    • Eu tolero e entendo, pessoas são únicas, o que eu nao tolero é a imposição, do governo e de uma emissora, detesto ver um casal se comendo na rua, e ao buscar minha filha da escola, me deparei com uma cena lamentavel de quase sexo entre duas meninas, como nessa sociedade vc nao pode falar sobre isso, me limitei a sair logo dali,nao sentir que perdi o direito de me expressar, queria falar se agarrem assim num motel, porem iriam confundir pudor com preconceito,então nao voto em psol, nem pt e nem assito a globo.

  13. O mundo está ficando cada vez mais difícil para os homofóbicos, kkkk, ” nenhuma mulher vai voltar pra cozinha, nenhum negro vai voltar pra senzala e nenhum gay vai voltar pro armário”.

  14. Samuel josé,a família marinho,proprietária da poderosa rede globo,são donos de fortunas
    estimados em 25 bilhões de reais cada um.Basta uma novela ser líder de audiência para
    que eles faturem 7 bilhões de reais.Babilônia está na liderança e,com certeza faturarão
    os 7 blhões ou mais.Todos os canais juntos são uns nada diante da Rede Globo que,além
    do poder,tem dinheiro, boa fama e prestígio nacional e internacional a nível de mundo.Ela
    só tem mais poder do que todos os evangélicos do Brasil.Todos os gays unidos também
    são mais poderosos que os evanjegues.Os evanjegues são rejeitados pela sociedade geral
    porque são famigerados.

  15. Samuel,o malacraia,o infeliciano e as assembléias de balaão,perto da Rede Globo são uns pobres
    miseráveis.E pode juntar toda a bancada evanjeca,pode e corrupta junta,seu tolo.A globo tem fortuna igual a um grande banco.E poder,boa fama,moral e credibilidade superam todos o
    banqueiros.Ela derruba Presidentes ,Governos,Prefeitos,Deputados e todos que não prestam
    e não valem nada.Ela é apoiada ,protegida e usada por DEUS para destruir os corruptos
    confundindo-os e cobrindo-os de horror,terror,opróbio e vergonha.É que corruptos não tem
    cartáter e nem vergonha.Também a justiça aqui no Brasil não funciona para ricos corruptos
    que tem bons advogados e estes sempre encontram brechas nas Leis e impunidade fica.Vocês não gostam da REDE GLOBO porque vocês defendem a corrupção e já foram
    desmascarados várias vezes.Assim que vocês crescerem e assustar o Brasil,DEUS usará
    a Rede Globo para denunciar a pretensão de vocês,que querem o poder,mas terão o mesmo
    fim do falso profeta balaão.Façam o bem e ande no reto caminho de DEUS que,com certeza
    vocês não terão o que temer.Você não conhece os segredos de estados e de igreja
    (a católica),vá ler a Bíliba,seu nércio seguidor dos malacrianos.

  16. Nos anos 80 foi criado um dispositivo eletrônico, o qual foi largamente implementado nas televisões na década de 90, o funcionamento é bem simples, é composto por teclado numerico e teclas de + e – para volume e para cima e para baixo, para trocar os canais, foi batizado de controle remoto, basta apertar qualquer numero que logo sai do canal da novela e dai você não verá mais o que não quer, ou também você pode se utilizar da gato net, que muitos pseudos evangélicos utilizam nos bairros como se isso não fosse pecado enganar a SKY e ir até o camelô, instalar duas antenas no teto e se achar o puro.

  17. Noosaaaaa…é o fim do mundo…sodomia e Gomorra. Nesse caso acho melhor vc pegar sua filha e sua família e ir morar no Estado Islâmico, lá vc não vai ter que ver duas meninas se beijando. Kkkk
    Vai cozinha feijão..mulher!

  18. Não é evangélicos que estão boicotando Babilônia. Católicos praticantes e que respeitam os valores familiares e morais também não concordam com a temática e o modo como a Globo vem conduzindo suas novelas. O que você chama de boicote nós, chamamos de compromisso com os valores que acreditamos. Não tenho que concordar com a nova forma da rede Globo em conduzir a TV. Seus novos princípios não representa a população brasileira. Queremos voltar a ter histórias interessantes como a que víamos antes. Repetir a vida real não condiz com a frase que colocam no final quando dizem que a novela nada tem a ver com fatos reais. Sonhar, vivenciar belas e criativas histórias era uma coisa que me chamava a atenção. Hoje esse besteirol só me causa náusea. Ah, não posso esquecer que agora a globo quer também mostrar, na novela das seis, às pessoas que é normal irmão se apaixonarem e manterem um relacionamento e usa o argumento que isso é um tabu religioso e familiar. Que viva os tabus e que o respeito pelas famílias permaneça

DEIXE UMA RESPOSTA