[Entrevista] Pastor Ariovaldo Jr. fala sobre livro “666 Perguntas Que O Seu Pastor Não Responde”: “Pessoas discordam da liderança”

31

O pastor e colunista do Gospel+, Ariovaldo Jr. está às vésperas do lançamento do livro 666 “Perguntas Que O Seu Pastor Não Responde”, com temas recorrentes que geram dúvidas a respeito do cristianismo, liturgias, doutrinas e passagens bíblicas.

Ariovaldo concedeu uma entrevista à Redação do Gospel+ falando sobre o livro, e segundo o pastor, a ideia surgiu a partir da interatividade com fiéis de diversas denominações nas redes sociais.

Para o pastor, as perguntas que ele recebia eram “relevantes e que acabavam não sendo respondidas na igreja”. Dessa interação, mais de duas mil perguntas serviram de base para o livro, e num determinado momento, foi necessária uma seleção para reduzir a quantidade entre 600 e 700. A escolha por 666, segundo Ariovaldo, foi simples: “Puro marketing”.

– É claro que não são perguntas sem respostas, mas alguns assuntos (por motivos óbvios) não são tratados por falta de confiança na liderança ou por puro medo do constrangimento gerado – explica o polêmico pastor da Igreja Manifesto, em Uberlândia, MG.


O lançamento do livro ainda não tem data definida, por estar numa fase de pré-lançamento, onde uma campanha de arrecadação busca levantar um valor específico para que o livro seja editado, e a partir daí, o livro seria vendido por um valor mais acessível a todos, pois o custo de produção estaria coberto.

Confira a íntegra da entrevista com o pastor Ariovaldo Jr. abaixo:

Como surgiu a ideia de criar o livro e como juntou as perguntas?

Na verdade comecei a trabalhar em outro livro primeiro, sobre evangelização e a dificuldade de trabalhar processos criativos dentro de igrejas “estabelecidas”. Só que no meio do caminho meu Formspring começou a ser bombardeado com perguntas muito relevantes e que acabavam não sendo respondidas na Igreja. É claro que não são perguntas sem respostas, mas alguns assuntos (por motivos óbvios) não são tratados por falta de confiança na liderança ou por puro medo do constrangimento gerado. Então decidi coletar este material (foram mais de 2000 perguntas) e selecionar o que havia de melhor. Não copiei apenas o que respondi no Formspring, mas melhorei perguntas e respostas.

Como teve a ideia e porque esse projeto colaborativo para lançar o livro? Não se interessa em apresentá-lo a uma editora evangélica?

Procurei alguns contatos com editoras mas não gostei das condições de publicação. Pra começar nem todas topariam lançar um material polêmico assim. Só que o que mais incomodava mesmo era que o preço final do livro ficaria muito alto. Acho um absurdo um livro cujo custo fica em menos de 10 reais chegar no varejo a 30 ou 40 reais. Do mesmo modo que as Gravadoras foram destronadas nos últimos anos, creio que as Editoras serão as próximas nessa revolução da Internet. O fato é que se um livro impresso custar 10 reais, por que alguém iria piratear? Por 10 reais nem o xerox você paga. O projeto colaborativo é interessante por que cada leitor se torna sócio da produção. Inclusive ainda estou estudando a possibilidade de colocar o nome de cada colaborador impresso no próprio livro. Pra que fique registrada minha gratidão por todos que se envolveram.

Porque 666 perguntas e não 665 ou 667?

Eu tinha que escolher um número entre 600 e 700 perguntas (que é o que dá aproximadamente 200 páginas). Quando pensei nisto, o primeiro número que veio a cabeça é o 666. Puro marketing mesmo, sem nenhuma segunda intenção. Aí é claro que os crentes chegaram matando, me chamando de anticristo e blablabla. Mas não estou preocupado com isso. Enquanto o que falarem a meu respeito for MENTIRA, tá tudo bem. Vou me preocupar quando o que falarem for VERDADE.

Que exemplos de perguntas e respostas podem ser encontradas na obra? Tem coisa meio absurda ou estranha?

As interessantes eram sobre supostas contradições bíblicas, sobre sexo em diversos contextos, limites da liberdade cristã, bebida, drogas e música. Absurdas eram as perguntas sobre sexo na perspectiva que revelavam que muitas pessoas acabam concordando com o que a Igreja ensina, mas na prática exercem sua sexualidade de maneira longe do que afirmam concordar. Isto acontece simplesmente por que questionar a opinião do pastor não é uma ideia muito aceitável. Mas a verdade é que há respostas MUITO SATISFATÓRIAS para todas estas questões. Tanto que já vi mais de uma vez casais serem levados à reflexão correta e optarem por se casarem rapidamente para viver o correto segundo o padrão de Deus.

Você é um pastor diferente da maioria, não usa terno, não faz a barba, não passa gel no cabelo (risos)… O livro reflete um pouco desse seu lado diferente (e para alguns, polêmico) ou é mais voltado para todo e qualquer leitor evangélico?

Eu sou pastor de uma Igreja que antigamente dizíamos ser “alternativa” por que trabalhávamos com metaleiros, punks e outras subculturas. Chama-se Manifesto, parte do Ministério Sal da Terra em Uberlândia-MG. Mas esta fase inicial passou há muitos anos e hoje somos uma igreja que atende todo tipo de gente. De certo modo percebo que atualmente recebemos convites para pregar não por causa de nosso estereótipo, mas sim pela contundência da MENSAGEM ensinada. Essa tem sido nossa bandeira. Coerência teológica, sólidos fundamentos reformados, uma consciência missiológica profunda e ampla interação com a cultura para que tudo isto possa ser compreendido pelas pessoas desta geração.

Qual foi o assunto que gerou mais perguntas não respondidas? Tem ideia do motivo?

Os temas mais recorrentes foram sexo antes do casamento, masturbação, jejum, dízimos e tatuagem. Sexo e masturbação dá pra perceber que a razão é que boa parte das pessoas discordam da explicação da liderança (quando há uma explicação, né) e praticam. Jejum e dízimo são coisas que não são esclarecidas devidamente por falta de ensino bíblico coerente. E tatuagem reflete a dificuldade de muitas igrejas em lidar com a cultura.

Depois de tomar conhecimento de 666 perguntas que os pastores não respondem o que você conclui do livro e dos pastores brasileiros?

Há muitos bons pastores no Brasil. Muitos mesmo! Tenho viajado bastante e em todas as igrejas que fui (e olha que fui em algumas bem estranhas) tenho conhecido gente que ama Jesus e que busca desempenhar seu trabalho com excelência. O problema na verdade é falta de relevância. Não adianta eu ser o maior pregador do mundo se apenas pessoas VELHAS compreendem o que eu digo. Também é preciso considerar que não há fórmulas de sucesso. Copiar pastores estadunidenses na tentativa de ser “cool” não é garantia nenhuma de que conseguirá ter um ministério relevante.

Existe mais alguma coisa que gostaria de acrescentar ou divulgar nesta entrevista?

Agradeço a oportunidade e em breve estarei publicando mais textos na minha coluna do Gospel+. Desde que passei a escrever para o portal, choveu gente xingando minha mãe e precipitadamente me acusando de ser liberal ou herege. Sinceramente não me preocupa esse carnaval todo que os crentes fazem quando uma opinião diferente é publicada. Isto acaba me animando a produzir mais coisas. Quem sabe outros livros em breve, visto que enquanto alguns estão inclusive “orando contra mim” (o que eu chamo carinhosamente de macumba gospel), seus filhos estão aprendendo mais sobre as escrituras e sobre os reais fundamentos que sustentam a fé no Senhor Jesus Cristo.

Assista ao vídeo de divulgação da campanha para o lançamento do livro 666 Perguntas Que O Seu Pastor Não Responde:

Assine o Canal

Para participar da campanha de arrecadação do livro, acesse ariovaldo.com.br/666.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

31 COMENTÁRIOS

  1. Me parecem coerentes, por um pouco dos exemplos,que ele deu,do conteúdo do seu livro;
    A questão é, mesmo, o título polêmico que ele,para efeito de marketing, escolheu.

  2. Sexo é um assunto proibido dentro das igrejas, os pastores em sua grande maioria não estão preparados e nas igrejas tradicionais, que deveriam dar o exemplo, os pastores muitas vezes se negam a falar do assunto.

  3. pois é infelizmente existe pessoas que se acham sábios, como esse senhor mas a Biblia diz que a sabedoria humana sem Deus é terrena e diabólica, e o pior que ele mesmo esta se enganando e perdendo seu tempo no dia do juízo final se ele não se arrepender ele verá que a sabedoria dele não valeu nada

  4. Ele quer aparecer,ta na kra que estar sendo usado por forcas demoniacas,”vigie”pastor, nem tdos que dizem Senhor,Senhor entrarao no reino do ceu,e nao e vc q tem q responder as perguntas dos homens,e Deus e se vc for usado por ele,ele falarar a verdade no seu coracao e vc nao precisa dar descupas com tamanho deboche,as coisas de Deus nao criam polemicas,porque tudo e justificado pla Fe quem crer sera Salvo quem nao Crer sera condenado,vivemos os tempos de Deus e as respostas pro momento que o mundo passa vai vir atraves de seus Escolhidos,e O Pai ja estar escolhendo os seus….

    • Meu querido quem responde é Deus mesmo. Através das pessoas. Isso é ser Cristão, pequeno Cristo. E se Cristo respondia a pergunta de todos, é nossa obrigação responder todas as perguntas que nos fizerem. Todo mundo sabe que o Google, Facebook, Foursquare, responde mais perguntas sobre a vida crista que muitos pastores por aí, pois os mesmos tem medo de responder perguntas como: Como faço para parar de me masturbar, ou não gosto de mulheres, sou Gay. E aí?????

  5. O livro parece interessante, mas preferia que o titulo fosse 777. Se eh pelo marketing, que fosse um que nao causasse escandalo- o que nao agrada a Cristo, que causemos escandalo entre os irmaos, e que nos levasse logo a pensar em Cristo, e nao…

  6. Esse Ariovaldo Ramos é o melhor. Lembro-me de estar em um congresso e um líder contestava o direito sobre o corpo para usar uma tattoo, que era templo do Espírito e tal…. Ele disse q a pessoa tinha tanto direito sobre o corpo dela quanto ele tinha de ser gordo… kkkkkkk Calou o congresso em meio minuto.

  7. O estilo comportamental “Underground” de Ariovaldo Jr. já demonstra a sua postura anti-cultura em relação a cultura tradicional, podemos dizer consagrada. Não sabemos com certeza o conteúdo do seu meia, meia, meia; mas, o tom irônico de sua fala na entrevista gera certa preocupação das suas “didáticas” respostas.
    Só para comparar: Quando aconteceu a “blast” (explosão) do movimento gospel no Brasil, em 1995, certo precursor do movimento e cultuador das bandas gospeis disse: “Vamos acabar com todo o evangelho estereotipado do Brasil”; e, em parte acabou mesmo: Com a ética, bons costumes, fidelidades ministeriais, limites nas barganhas com Deus etc. “Estereotipo” para eles não era a postura sóbria comportamental dos então chamados “crentes”, por que agora somos “evangélicos”, bom esse já é assunto para outro dia. Voltando: Para os da contra cultura cristã, era necessário amoldar-se aos padrões seculares para ganha-los para Cristo. E deu no que deu.
    Com relação as respostas que só o Ariovaldo domina; vamos esperar para ver.

  8. NA VERDADE ELE , ATÉ RESPONDE SOBRE O APOCALIPSE, SEM SE COMPROMETER MUITO, MAS SEU FOCO FOI REALMENTE, SOBRE QUESTÕES EM QUE OS CRENTES TEM VONTADE DE ESCAPAR DO EVANGELHO DE CRISTO, E PROCURA ALGUÉM QUE APOIE SUES PECADOS, ALGUÉM QUE NÃO OS CONDENEM POR NÃO DAR DIZIMO QUE NÃO OS CONDENE POR SUA LIBERALIDADE QUANTO AO SEXO E OUTROS ASSUNTO QUE NO EVANG, TRADICIONAL, É PAUTADO EM CIMA DA PALAVRA, NÃO ACHANDO BRECHA, PROCURAM QUEM AS ACHE, SENDO ELE UM CARA QUE TRABALHAVA COM OS NÓIAS, SEMPRE PREGOU LIBERDADE, ESTA SEM DOGMAS E PRECEITOS QUE CONDENEM, É SÓ ME DA ME DA ME DA

  9. Que nome estranho de igreja. Mas realmente tem cada pastor falando besteira, coisa de homens e não de Deus, a coisa tá feia. misericordia.
    E tem um aqui que adora escrever em caixa alta ou em maiusculo. Sem educação esse heim, na linguagem da net escrever em caixa alta voce esta gritando, que coisa feia heim. falta de educação.

    • veja bem achas que escrever em caixa alta , uma falha tão grande, que dizes ser falta de educação, já o que me veio de berço, e conquistado junto ao senhor, só me veio a mente um vers. que CRISTO disse que com a mesma medida que julgares, será julgado….acho que mais falta de educação e se intrometer em negócio alheio, e por falar em bobagens……quando é que voce vai começar a falar lé com cré hahahahah e veja só para te agradar escrevi em caixa baixa

  10. ontem hoje e sempre a luta do crente, para permanecer em tempos tão dificeis, onde satanas já não mais tem nenhuma preucupação de se disfarçar. só me deixa mais claro que próxima esta a vinda do salvador

  11. MENSAGEM DE AMOR, JUSTIÇA, PERDÃO E PAZ

    VINDE A MIM, TODOS OS QUE ESTAIS CANSADOS E SOBRECARREGADOS, E EU VOS ALIVIAREI. (Mateus:11-28)

    Dentre mais de 07 bilhões de pessoas no mundo inteiro, Eu escolhi você; para receber a minha mensagem de amor, justiça, perdão e paz. Porque Eu conheço sua vida, suas angústias, seus sofrimentos, seus problemas diários, suas dificuldades para enfrentar os desafios da vida e sei também da sua carência de amor, carinho, compreensão e paz interior. De nada adianta você tentar preencher o vazio da sua alma buscando a solução para sua inquietação e para os seus problemas na diversão, em viagens, na aquisição de bens materiais, na corrida para ganhar dinheiro, na sua vaidade pessoal, na bebida, no sexo, nas drogas ou na sua dedicação profissional.

    Eu sou o único que conhece o seu íntimo, conheço toda a sua vida, mesmo antes do seu nascimento. Eu já lhe conhecia, sei quantos fios de cabelo você tem, sei a sua idade, os segredos mais bem guardados no fundo do seu coração, posso vê-los claramente agora mesmo. Pois acredite-Me, Eu conheço você, melhor do que você mesmo se conhece e sei tudo sobre a sua vida. Afinal!.. Eu criei você à minha imagem e semelhança e sou o único que pode fazer você feliz nesta vida e ainda conceder ao seu espírito, vida eterna e paz, por toda a eternidade junto comigo e os meus santos anjos.
    Uns julgam você pelo seu estilo de vida e por sua aparência pessoal, mas Eu não julgo a ninguém segundo as aparências e sim segundo a reta justiça de Deus. Eu sou a porta; Se alguém entrar por mim, salvar-se-á. O ladrão, o diabo, satanás, seu eterno inimigo, não vem senão a roubar, matar e a destruir todos os seus sonhos de prosperidade e felicidade; Eu vim para que você tenha vida, e a tenha com total abundância, de maneira que nada falte para você e toda a sua família durante sua vida aqui na terra.

    Eu tenho todo o poder do universo. Posso curar todas as suas doenças físicas e espirituais, mágoas, ressentimentos, palavras injustas que lhe feriram o coração, posso libertar da prisão dos vícios, posso lhe conceder saúde perfeita, posso realizar sonhos, posso abrir mares. Enfim!..Eu continuo curando, salvando e libertando vidas no mundo inteiro. Eu posso fazer tudo em seu favor e lhe ajudar no que você precisar. Dentre 07 bilhões de pessoas no mundo inteiro; Eu fiz esta mensagem de amor, justiça, perdão e paz chegar as suas mãos. Esta mensagem é uma prova do meu eterno e sincero amor por você. Sou Eu mesmo, Jesus de Nazaré a falar com você neste momento e vou lhe ajudar a sair com a vitória completa desta situação que você está vivendo hoje. Eu amo você com amor puro e verdadeiro e quero que você saiba de uma vez por todas que você não está só nesta jornada da vida. Eu estou sempre ao seu lado, pronto para ajudar-lhe, perdoar-lhe por todos os seus pecados praticados até agora e o mais importante:
    Aceitar você exatamente como você é. Eu vim a este mundo para salvar você e sou o único que pode e quer dar-lhe a vida eterna.

    Mas, tudo isso depende do seu querer, pois meu Pai lhe deu o livre arbítrio e você tem o direito de escolher a vida ou a morte, o céu ou o inferno, viver na luz ou nas trevas. Eis aqui a sua grande oportunidade de começar uma vida nova. Faça a sua escolha certa. Está agora em suas mãos a decisão que mudará a sua história por toda a eternidade: Portanto, aceite-me, como seu único Deus e suficiente Salvador da sua vida.
    Eu quero que você desfrute de alegria em seu coração, paz, prosperidade, para que você possa desfrutar, por direito, de todas as maravilhas que criei neste mundo e deixei para aqueles que me aceitaram e entregaram a direção de suas vidas a mim. Eu morri numa cruz por você e já APAGUEI com o meu sangue, todos os seus pecados. Todos os seus pecados já estão perdoados por mim; siga seu caminho em paz e procure não pecar mais.

    EU AMO VOCÊ COM AMOR PURO E VERDADEIRO, VOCÊ É MUITO IMPORTANTE E ESPECIAL PARA MIM.
    Eu quero ver você alegre e feliz. Eu quero inserir você no meu reino de infinita paz, justiça e luz. Para que isto seja possível, tome agora a decisão mais importante de toda a sua vida. Onde você estiver, agora mesmo, neste minuto, convide-me para entrar em sua vida. Ao fazer isto com suas próprias palavras, a sua voz chegará nítida aos meus ouvidos, pois Eu estou bem aqui ao seu lado. Eu lhe atenderei com prazer e lhe concederei a salvação e a vida eterna que meu Pai prometeu a todos os que me aceitam. Está em suas mãos a minha Mensagem de Amor, Justiça, perdão e Paz e o convite para a salvação de sua alma. Pense muito nestas santas palavras, pois o mundo em que você vive é passageiro e tudo nele é ilusão.

    NÃO DESPREZE ESTA MINHA MENSAGEM, PORQUE EU JAMAIS ME ESQUECEREI DO DIA EM QUE A ENVIEI A VOCÊ!
    “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”. ( João:5.24 )

    “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? ou que dará o homem em troca da sua alma?” Jesus Cristo – Príncipe da Paz

    Se esta mensagem lhe foi útil; faça uma doação e ajude-nos a divulgá-la IMPRESSA para mais pessoas:
    Bradesco – Ag. 3077 – C.C: 1711-6 – E-mail: pastormedina91@yahoo.com.br

    QUEM AJUDA A OBRA DE DEUS JAMAIS FICARÁ SEM RECOMPENSA!
    Pr. Izaltino Medina – MG 08405 JP
    Tels.: (31) 3082-1265 / 9967-0111

    DEPOIMENTOS no facebook:

    Simone:
    Boa noite, Izaltino, obrigada pela abençoada mensagem. Sua mensagem foi realmente enviada por Deus, pois tenho orado e pedido a Ele uma pessoa abençoada. Mas somos humanos e as vezes ficamos ansiosas. Mas tenho a certeza de que Ele te usou pra me acalmar e esperar no tempo D'Ele. Obrigada por ser este Anjo, este instrumento que Deus enviou através de sua mensagem. Eu confio e creio que Deus tem alguém muito especial para mim! Amém! Assim seja! Glória a Deus! Obrigada! Deus te abençoe!

    Poeza:
    Parece que foi Deus falando comigo, porque precisava ouvir isso, acredito muito em Deus e sei que a hora dele não é a minha, e creio que tem coisas lindas para minha vida eu creio, abraços e obrigada pelas palavras lindas, fica com Deus!!!

    Lucia Maria:
    Obrigado Izaltino!Li a sua mensagem e sei que Deus usa as pessoas pra falar do amor dele por nós.Ele é e será sempre o dono e Senhor de minha vida, ELE tem guiado os meus passos e protegido meus caminhos.Sua mensagem é muito especial! Deus te proteja!

    Luzia:
    Nossa Izaltino, você foi um enviado por Deus, a medida que ia lendo chegava a arrepiar, porque era tudo que eu precisava ver nesse momento.

  12. Pr. Ariovaldo Jr., é um dos pastores que levo no meu coração! Admiro muito sua coagem, sua disponibilidade de ensinar as escrituras sem as inverdades, e loucuras que muitos ensinam. Continue ensinando a palavra, aquele que tem a Cristo de verdade, não estar nem aí pra preconceitos com aparência, e admira quem tem coragem de ser o que é de verdade!

    Parabéns! Ler suas postagens, ouvir suas pregações são agradáveis, engraçadas e nos faz ter desejo de guardar a palavra em nossos corações!

    Obrigada! Você me ajudou a entender a Liberdade e a Graça do Evangelho!!!

  13. O povo preocupado com numerologia 666, em vez de mergulhar nos ensinamentos de Cristo, reconhecendo sempre os pecados cometidos, arrependendo-se de verdade, amando ao próximo, ajudando quem precisa, respeitando as pessoas…. Buscando ter os corações puros e pacíficos para que o Grande Eu Sou, possa achar lugar em nossas vidas, e fazer parte dela.

DEIXE UMA RESPOSTA