Ariovaldo Ramos diz que impeachment é o “mal assumindo o poder” e promete “reação”

15

O pastor Ariovaldo Ramos esteve, há pouco, no centro de uma onda de críticas por sua defesa incondicional do governo Dilma Rousseff (PT), e agora, em uma entrevista, voltou a falar que o processo de impeachment é um golpe e a aprovação de sua abertura na Câmara significa “o mal assumindo o poder”.

Ramos, que até pouco tempo atrás era pastor-adjunto da Igreja Batista da Água Branca (IBAB) e é um dos principais líderes da Teologia da Missão Integral, afirmou que, caso o impeachment seja levado adiante, haverá reação dos militantes de esquerda.

“Não estamos mais na década de 1960 e nem somos alienados. As forças sociais, as organizações democraticamente estão aí. E em nome da democracia, do direito, do trabalho, vão reagir à perda de direitos, ao golpe, a uma elite retrógrada, subdesenvolvida. E isso só Deus sabe onde pode vai parar. Se a elite brasileira acha que esse movimento é simples e acabado, está redondamente enganada. Vai haver reação, vai haver tomada de posição”, prometeu, em entrevista ao site Rede Brasil Atual.

Sobre a menção a Deus feita por parte dos deputados que votaram pela abertura do processo de impeachment, Ramos entendeu que esse é um direito garantido, embora discorde: “A liberdade de todo ser humano para justificar sua ação como desejar, inclusive citando Deus, não está em questão. E sim que os congressistas que professam a fé evangélica – a maioria dos que justificaram o voto citando Deus – votaram baseados em princípios ou preceitos de moral em vez de aterem-se aos preceitos civis”, criticou.


Para Ariovaldo Ramos, “há um sem-número de parlamentares incriminados e acusados de, no mínimo, não terem noção de ética em relação à coisa pública”. O pastor, inclusive, reiterou seu pensamento de que a Operação Lava-Jato comete excessos: “Esse problema se manifesta de maneira angustiante nos poderes constituídos, como na seletização dos julgamentos das operações na Polícia Federal, por exemplo”.

O impeachment contra Dilma, na visão de Ariovaldo Ramos, é a imposição de um pensamento conservador sobre a alegada agenda progressista da esquerda: “A pauta moral prevaleceu sobre a legal. E essa era uma maneira de esses deputados, sobretudo os evangélicos, deixarem claro ao governo que abririam mão do cumprimento à Constituição em nome do respeito a princípios da família, tão comuns na fé cristã, ainda mais numa nação que se confessa majoritariamente cristã. Tanto que a questão das pedaladas só apareceu na voz de uma meia dúzia”.

Ramos afirma que “essa campanha moral vem de longa data”, com a divulgação de ideias conservadoras por parte dos líderes evangélicos: “O governo que não foi hábil para detectar, entender e dar uma resposta. Um equívoco histórico que está cobrando seu preço agora. Todos que votaram pelo impeachment, muitos até com razões estapafúrdias, desrespeitaram a Constituição e o Estado democrático de direito. Essa ênfase moral, explícita nos votos em nome da família é a mesma que aparece na extrema-direita em todo o mundo, não só no Brasil. E pode até influir na escolha do eleitorado evangélico alinhado ao PT, mesmo aquele beneficiado pelos programas sociais. A força do líder religioso não pode ser subestimada. Independentemente da confissão religiosa, o líder está em contato com o fiel. E o governo não”, comentou.

Nesse ponto, o pensamento de Ariovaldo Ramos se aproxima do discurso adotado pelo ex-ministro da Casa Civil, Gilberto Carvalho, quando em 2012, no Fórum Social de Porto Alegre (RS), defendeu que o governo precisaria disputar com as igrejas evangélicas a formação de opinião das classes C, D e E. À época, muitos pastores reagiram à tentativa de interferência, e Carvalho se viu obrigado a recuar.

Por fim, Ariovaldo Ramos diz que o cristianismo define o mal como “tudo aquilo que atenta contra o bem da humanidade, do ser humano como pessoa e a humanidade enquanto comunidade”, e que o atual processo de impeachment se encaixa nisso: “Na minha opinião, essa ação que avança, sem que haja motivo jurídico nem sequer para a denúncia, atenta contra a democracia, contra um projeto de emancipação do pobre, do negro, da mulher, do indígena, do quilombola, de todos que estão à margem da sociedade brasileira”, opinou, deixando subentendido que a única maneira de atender as necessidades dos menos favorecidos é mantendo o governo petista – ou qualquer outro que siga seus ideais -, o que contradiz a alegada defesa que ele faz da democracia.


15 COMENTÁRIOS

  1. PREZADO PASTOR ARIOVALDO RAMOS, SEMPRE LHE ADMIREI POR SUA POSTURA, PELA SUA EXPLANAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS, PORÉM SOU OBRIGADO A DISCORDAR DE VOSSA SENHORIA NESTE CASO, POIS UM GOVERNO QUE ENVIA 500 BILHÕES DE REAIS, PARA ESTES PAISES DE ESQUERDA, ROUBA BILHÕES E BILHÕES DA PETROBRAS, NOSSOS HOSPITAS, NOSSA SEGURANÇA, NOSSA EDUCAÇÃO TUDO ESTÁ UM CAOS, SENDO ASSIM O IMPEACHMENT É A DOSA MAIS LEVE QUE A CAMARA PODE DAR PARA O PT., E QUE DEUS ARRANQUE O PT DO BRASIL PARA NUNCA MAIS VOLTAR.

  2. Esse pastor deve estar tomando pelo coisa ruim. Muita ignorância num pastor SÓ. No mínimo deve estar levando vantagem com esse governo corrupto, incompetente e mentirosa. Como alguém pode defender esse governo quadrilheiro com os maiores ladrões do mundo. Estão acabando com o país e o seu povo. Ninguem acredita mais nesse governo porco que destrói a econômica e leva o pai de família ao desemprego, destrói a moral e a dignidade da nação. ESTÃO DESTRUINDO O BRASIL e esse pastor de nível PT falando besteira. SE QUEREM IR PARA O PAU, PODEM COMEÇAR COM VOCÊ pastorzinho MEQUETREFE. Você é igual aquele que ameaça do MST e o primeiro a correr. Lula então, covarde e traidor dos companheiros. ESSE É O FIM DOS SALAFRAIOS.

  3. Tem que botar o EXÉRCITO encima desses bandidos. Não como nos anos 70 que deixaram esses comunistas chegarem até aqui e dando anistia. Tem que ser para finalizar mesmo e fim de incomodacao.

  4. A história é sempre deixada de lado quando se emite uma posição.

    Ora, todos os países do mundo passaram por governos ora de esquerda e ora de direita.

    O pastor fala como se não tivesse nunca mais neste país as discussões sobre o que ele entende de pautas da esquerda.

    Deve o pastor aprender com as ondas do mar, daí interpretar os movimentos sociais num vai e vem, sendo que nada é feito de um momento para o outro.

    Quem garante que o pt que ora vem sendo apiado do poder não seja o grande vencedor das eleições de 2018?

    Quem garante que os atuais governos tidos como da direita não venham agir como se esquerda o fosse ou até melhor?

    Ora, o ilustres pastor sabe e bem que para Deus nada é impossível.

    Calma pastor, ponha sua fé em Deus.

  5. Estão selecionando comentários, seus VIRA LATA??. Cadê o que comentei e tiraram?? Parece esse pastor que não respeita o povo, aí vocês noticiam essa imbecilidade.

  6. Sr pastor, como qualquer homem é você, se Deus usou um jumento por que não usaria uma mula como você para fazer a obra dele, um partido declaradamente inimigo do cristianismo que se espelha no comunismo, sei que de comunismo você não entende nada por não ter sofrido a verdade dos nossos irmãos mártir vitimas do comunismo, deveria estudar melhor a historia do comunismo, das cortinas de ferro do sofrimento atual de nossos irmãos da coreá do norte, na china e em outros paises e você defendendo governo que quebrou um pais como o nosso, para seu governo o roubo da Petrobras do governo que você defende e apenas a ponta do iceberg , toma juízo e vergonha cara,,

  7. Parabéns pela sua resposta a este Pastor. No mínimo deve estar levando vantagem para defender essa mulher na Presidência, e o Governo nas mãos do PT. Uma mulher comunista, covarde, ateia e terrorista.

  8. Sempre respeitei a opinião dos outros ao nível do meu entendimento como um ser humano passível de defeitos e que não admite interferência no livre arbítrio de seu convencimento. É muito triste ver um pastor, mesmo como um cidadão qualquer, descer às profundezas do absurdo para defender um partido político sob a égide do comunismo e considerado o mais corruPTo da história do Brasil. Não acredito que o ilustre pastor Ariovaldo Ramos tenha o poder, até mesmo por analogia, de fazer uma aliança entre Deus e Satanás. Se ele conseguir essa façanha é porque o fim do mundo está muito próximo e pode acontecer até mesmo antes de 2018, época de eleições.
    Que o Supremo Criador do Universo ilumine a mente do nosso irmão Ariovaldo Ramos, pois é muito difícil e até temerário acreditar que um cristão defenda um partido de ideologia comunista que em 13 anos destruiu o que foi construido em 503 anos.
    Quando observo em segmentos religiosos cristãos fazendo a defesa do comunismo, lembro-me da Teoria Psicanalítica de Freud que diz:
    1) “Os processos psíquicos são em sua maioria inconscientes, a consciência não é mais do que uma fração de nossa vida psíquica total”.
    2) “Os processos psíquicos inconscientes são dominados por nossas tendências sexuais”.
    No Brasil, os casos de pastores e padres que defendem o comunismo, nem Sigmund Freud saberia explicar.

    Ambrósio da Cruz Viana
    Goiânia – GO.

  9. O PASTOR ARIOVALDO RAMOS DEFENDENDO UM GOVERNO QUE DESTROI AS FAMÍLIAS, QUE DESTROI O BOLSO DOS BRASILEIROS, QUE DESTROI A PETROBRAS PATRIMONIO DO BRASIL, QUE DESTROI A SEGURANÇA, QUE DESTROI A SAUDE PUBLICA, QUE DESTROI A EDUCAÇÃO SERÁ QUE O ILUSTRE ESTÁ EQUIVOCADO? OU DESVIADO?

  10. Só cego não enxerga que os mandatários do PT, na sua maioria, usurparam o dinheiro do povo – porque nunca tantos foram roubados por tão poucos.

  11. O pastor está coberto de razão esse impeachment “GOLPE”, ORQUETRADO POR EDUARDO CUNHA E UMA BANCADA EVANGÉLICA DE DEPUTADOS CORRUPTOS COMPRADOS POR ELE, VAI SER O MAL TOMANDO DE CONTA DO GOVERNO SÓ QUEM E CEGO NÃO ENXERGA MAS ATÉ UM CEGO CONSIENTE ENXERGA O QUE ESTÁ AVONTECENDO. CERTOS EVANGÉLICOS QUE SEGUE EDUARDO CUNHA SÃO FALSOS EVANGÉLICOS VENDEDO À ALMA PARA SATANÁS A MAIORIA QUE ESTÃO HOJE E ONTE PARA JULGAR À PRESIDENTA DILMA ESTÃO ATOLADOS NUMA CORRUPÇÃO PROFUNDA. ESSES GOVERNOS DO PT FOI O ÚNICO À INVESTIGAR , DA LIBERDADE PARA PF FAZER SEM INTROMISSÃO O COMBATÊ À CORRUPÇÃO. NOS GOVERNOS ANTERIORES CORRUPÇÃO NESSE PAÍS ERA JOGADA PARA DEBAIXO DO TAPETE O PRESIDENTE E O RELATOR DO PROCESSO NO SENADO SÃO ACUSADOS DE PARTICIPACÃO NA CORRUPÇÃO NA LAVA JATO COMO OUTROS SENADORES ENVOLVIDOS, ISSO SIGNIFICADO QUE ESSE GOLPE FOI TRAMADO PARA SE ARQUIVADO PARA ELES LIVRAREM À CARA. TANTO DOS CORRUPTOS DEPUTADOS COMO DE SENADORES.

    MANDOU BEM PASTOR EM EXERGAR À VERDADE. E OUTRA Michel TEMER . JÁ SINALISOU QUE EDUARDO CUNHA VAI INDCAR PROCURADOR DA república CARGO QUE JANOT OCUPA REMETEDO PROCESSO PARA O STF. ISSO É UM GOLPE PARA PARAR ÀS INVESTIGAÇÕES DAS CORRUPÇÕES.

DEIXE UMA RESPOSTA