O posicionamento progressista de Ed René Kivitz, ganhou um novo capítulo com seu posicionamento favorável ao aborto. Questionado sobre o assunto, o pastor Yago Martins afirmou que é positivo que o líder da Igreja Batista de Água Branca (IBAB) seja franco sobre sua visão antibíblica.
Ed René recebeu o ministro de Direitos Humanos e Cidadania do governo do PT, Silvio Almeida, no evento “Conversas Pastorais”, realizado pela IBAB, além de outros convidados. Na ocasião, a oposição ao PL 1904 foi evidente por parte dos participantes, com aplausos dos membros da igreja.
A postura de Ed René sobre o aborto foi comentada por Yago Martins no canal Dois Dedos de Teologia, pontuando que outras lideranças progressistas também tenham sido expostas em suas crenças, como nos casos de Ariovaldo Ramos e Ricardo Gondim:
“Fico muito feliz que pelo menos hoje, 2024, a gente sabe quem é todo mundo. Porque 5 anos atrás, 10 anos atrás, a gente não sabia quem era ninguém. O Ariovaldo Ramos ainda fingia que não era comunista, o Ed René ainda fingia que não era liberal, do progressismo teológico absoluto. O Gondim fingia um pouco menos”, comentou Yago.
O pastor da Igreja Batista Maanaim, de Fortaleza (CE), afirmou que agora as pessoas não serão mais enganadas pelas sutilezas, já que os posicionamentos dessas figuras é explícito: “Agora ninguém mais finge. Todo mundo é muito claro sobre as loucuras do que pensa, todo mundo é muito claro sobre as heresias que defende. É mais fácil identificar o herege: ‘Está aqui a heresia, linda, vistosa, pungente, pulsante, a heresia’. Aí você acredita se quiser, ou não”.
“Finalmente o Ed René Kivitz decidiu deixar claro a sua heresia pujante e frequente. Todo mês tem uma polêmica nova, todo mês tem uma heresia nova saindo da boca do Ed René Kivitz. Que bom! Pelo menos agora eu posso parar de ficar brigando para convencer os outros que o homem é herege. […] Se você seguir, é porque você quis, não é porque você foi enganado”, finalizou.