Arquidiocese divulga relatório sobre casos de pedofilia praticado por padres; Cardeal é acusado de esconder dinheiro de indenizações

3

Em meio a um processo de falência devido a inúmeros processos, a Arquidiocese de Milwaukee, no Estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, divulgou um relatório sobre os casos de pedofilia praticados por 42 padres que lideravam paróquias sob sua liderança.

Na época em que os escândalos vieram à tona, a Arquidiocese era dirigida pelo cardeal Timothy Dolan, atual arcebispo de Nova York, e um dos cotados para substituir o papa Bento XVI no último conclave.

Atualmente dirigida pelo arcebispo Jerome Listecki, a Arquidiocese revelou informações sobre os casos dos sacerdotes que abusaram de crianças e adolescentes. A juíza federal de falências Susan V. Kelley, que acompanha a investigação, afirmou que “há algumas coisas terríveis descritas em muitos dos documentos”.

Kelley disse que os relatos dos dez adolescentes que foram abusados pelo padre Franklin Becker durante os anos 1960 são chocantes. “Toda vez que eu tenho que ler esses arquivos, eu fico completamente arrasada”, declarou a juíza.


Jeffrey Anderson, advogado da maioria das 575 vítimas que pedem reparações por danos, afirmou que a iniciativa de tornar públicos os documentos sobre os abusos representa um passo vitorioso, pois a única maneira de proteger as crianças de hoje “é ter uma revelação completa do que aconteceu no passado”.

Charles Linneman, que foi uma das vítimas do padre Becker quando tinha 14 anos, disse que a divulgação dos relatos não traz vergonha ou qualquer outro tipo de dor: “Liberar esses documentos não vai nos machucar. O dano já foi feito. Nós não podemos sofrer mais do que nós já sofremos”.

Nos documentos, segundo informações do Yahoo!, há detalhes das ações de bastidores da Arquidiocese de Milwaukee, que transferia os padres sem aviso prévio, como forma de encobrir os casos de pedofilia.

Foi revelado ainda que na época em que era arcebispo de Milwukee, o cardeal Timothy Dolan pediu e recebeu autorização do Vaticano para transferir US$ 57 milhões da Arquidiocese para um fundo de cemitérios, com a intenção de garantir “melhor proteção” do dinheiro.

Na carta escrita em 2007, a ideia de Dolan era que a transferência “garantiria uma melhor proteção dos bens de toda reclamação e responsabilidade legal”, e assim, os valores não seriam comprometidos com o pagamento de indenizações das ações judiciais movidas pelas vítimas de abusos.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

3 COMENTÁRIOS

  1. O catolicismo é um dos braços do cristianismo.

    Tudo que ocorreu de ruim, de mal, de perverso, de soberba, de discriminação com os discípulos de Cristo, foi objeto de divulgação, aliás de igual modo como todos os personagens da bíblia.

    A igreja católica por tempos procurou esconder, pôr de debaixo do tapete, ficando muitos dos seus fiéis a julgar os outros seguimentos, isso visando manter um hegemonia que Cristo nunca ensinou, todavia isso somente fez ampliar a gravidade dos problemas, onde se passou a agir contra criancinhas.

    Todo e qualquer seguimento humano é composto das mais variadas faces de crimes, o errado é se achar santo, por consequência deixar de investigar gerando o que hoje o Brasil mais contesta, a impunidade.

    Desde o princípio venho parabenizando esse papa por adentrar e pôr em destaque tais temas. Sempre chamei atenção da igreja para com a desatenção às crianças, pois deveria baixar normas impedindo o clérigo permanecer a sós com crianças, sim acompanhado de pessoas leigas; o assassinato de João Paulo I, a tentativa contra João Paulo II por decorrência dos Banco do Vaticano já em 1978, ou seja, trinta e cinco anos.

  2. VAMOS por as coisas nos seus devidos lugares -um pastor verdadeiramente comprometido com a palavra de DEUS não e ladrão nem tampouco anda nos caminhos errados sempre e um defensor da palavra e procura cumpri-la na integra -para ser um exemplo a ser seguido –do mesmo modo o padre também zela do mesmo jeito –na igreja católica teve no passado muitos erros –na igreja protestante também em todos os casos católicos ou protestante ou seja -pastor ou padre nenhum estão comprometido com suas verdades –não devemos ficar alegres com os erros nem de um nem de outro -todos temos nossos problemas –uma família tem dois filhos os pais são exemplares para os dois -um segui os exemplos dos pais e se torna um bom homem –o outro se invereda para os caminhos do mal –por ventura aquele pai de família tem culpa de um dos filho ter escolhido o caminho do mal –estes acontecimentos seja na igreja católica seja na igreja evangélica e sim motivo para a tristeza não para a alegria –sejamos corretos eu as vezes me deixo levar por emoções que me leva a cometer injustiça como crente –do mesmo modo um católico também –então sejamos sensatos esta e que e a verdade –sejamos sensatos uns com os outros deixemos o julgamento para DEUS

  3. EM minha cidade natal por nome de santo antonio do monte estadão das minas gerais -no passado havia um padre que todos nos santantonienses ate hoje o chamamos de padre Paulo –na realidade ele era conego –easte padre era um que podemos dizer sem sombras de duvidas um verdadeiro padre –porque ele era um zelador firme dos bons costumes do pudor -se na igreja dele adrentar uma mulher mal vestida ele a tiraria para fora –e jamais alguém contestaria pelo respeito incontestável que o mesmo tinha pela boa conduta –foi ele quem em tempos difíceis fundou a santa casa de misericórdia –foi ele quem fundou o colégio estadual dr alvaro brandao –sempre fez e lutou por coisas boas para a cidade —foi um verdadeiro sacerdote por isso sua memoria ate hoje esta viva —também conhece e ainda conheço um pastor por nome amado –pastor amado -um homem exemplar em todos os sentidos -um implantador de igrejas um zelador dos bons costumes e da boa conduta do mesmo jeito que fora o padre Paulo –ora isto não e conto nem historia e real como o sol que nos lumeia– agora eu pergunto os dois estão certos -ou errados –e evidente que vocês vao dizer que os dois estão certos cada um no seu lugar –correto como diz o Rezende -repórter –o que eu quero dizer e que em todos os lugares tem os certos e os errados -tem os aproveitadores os deturpadores -não tem jeito isto existe desde que o mundo e mundo BIBLIA NOS MOSTRA ISTO CLARAMENTE esta na natureza do homem o pecar –cabe ao homem refreiar seus istintos para o mal –temos em nossa frente o bem eo mal 24 horas por dia dia a dia –FOI POR ISTO QUE JESUS NOS DEU O ALERTA –vigiai para que não entreis em tentação para que não caia –esta advertência esta posta tanto para o pastor quanto para o padre quanto para todos os seres humanos então cabe a cada um VIGIAR por isso e que eu confirmo que não adianta ficar acusando uns aus outros rindo do cair de um ou de outro –poque hoje foi um pastor ai todos jogam na cara dos crentes como se todos fossem errados –amanha um padre cai a e vai a crentaiada jogar nos católicos como se todos os católicos fossem errados –eu sou crente mas vamos por os pingos nos is –como sem duvidas o melhor em julgamento E DEUS POIS SOMENTE ELE DETEM A VERDADE

DEIXE UMA RESPOSTA