O Grupo Abril, antigo proprietário da Ideal TV (ex-MTV), teria ignorado a legislação vigente e vendido a emissora sem autorização do governo federal para o Grupo Spring numa operação que teria como objetivo, abrir espaço para o apóstolo Valdemiro Santiago voltar à TV.
A tese foi noticiada pelo portal Brasil 247, que citou a negociação de R$ 290 milhões entre os grupos Abril e Spring e informou que a outorga do Ministério das Comunicações.
Apesar da falta de documentação necessária, os valores da venda da licença de operação da concessão pública já constam no balanço contábil de 2013 do Grupo Abril.
Com a venda da emissora, o atual proprietário locou quase a totalidade da grade de programação para a Igreja Mundial do Poder de Deus, promovendo assim uma retomada da denominação em canais abertos.
O apóstolo Valdemiro Santiago vem sofrendo dificuldades financeiras para manter os programas de sua denominação no ar. O motivo da decadência seriam os desvios de dízimos e ofertas que um grupo de bispos e pastores teriam mantido por um longo período.
Com dívidas, a Mundial perdeu o espaço que tinha nas emissoras do grupo Bandeirantes para a maior concorrente, a Igreja Universal do Reino de Deus, liderada por Edir Macedo. Desde então, a Universal vem ampliando sua presença em emissoras como CNT, Gazeta, Band, Canal 21 e Record TV, que pertence a Macedo.
Além desses espaços, Valdemiro também perdeu uma das faixas de sinal que alugava da RedeTV! para transmissão da programação da IMPD TV para antenas parabólicas.
A saída encontrada por Valdemiro foi arrendar até o fim do ano a grade de programação da Ideal TV, numa operação semelhante à da Universal com a CNT, e que poderá ser contestada pelas autoridades, uma vez que a legislação não permite que os concessionários terceirizem a maior parte da programação.