“Arte e fé”: artista italiano ilustra Bíblia Sagrada à mão ao longo de uma década; Veja imagens

3

Um artista italiano passou os últimos dez anos ilustrando passagens bíblicas, distribuídas em 1.500 páginas de um livro publicado com o texto da versão da Comunidade Cristã da Bíblia.

Dino Mazzoli, 80 anos, fez o trabalho manualmente após se aposentar, e o resultado é um livro com 5 mil ilustrações que usam o texto da versão da Comunidade Cristã da Bíblia como legenda. As técnicas usadas pelo artista foram aquarelas, lápis de cor e colagens.

Segundo informações do Catholic Herald, Mazzoli conta que seu trabalho começou despretensiosamente: “Comecei desenhando – e então, de repente, eu levei uma página A4 e comecei a escrevê-la”, contou, lembrando como começou.

Sua filha, Laura Mazzoli-Smith disse que os desenhos se tornaram parte da rotina de seu pai: “Ele estava tão inspirado que as ilustrações se tornaram tão importantes quanto a leitura da Bíblia”, afirmou.


A versão própria e ilustrada do aposentado virou notícia internacionalmente. As ilustrações, que permeiam o texto bíblico original, possuem traços bastante marcantes e peculiares.

“Ele é muito bom em desenhos animados e caricaturas, mas vê-se como um ilustrador”, disse sua filha. “Ele tem um estilo muito exuberante e divertido”, acrescentou Laura, que revelou que seu pai homenageou outros artistas, como Pablo Picasso, em algumas de suas pinturas.

A filha do artista disse que a intenção de seu pai é comunicar o que sente através das pinturas: “Sempre houve algo de infantil e apaixonado sobre o trabalho do meu pai. Ele está extremamente empenhado. Ele tem uma visão infantil do mundo, que sai em sua arte. Ele quer chegar e falar com as pessoas através de sua arte. Ele reúne sua arte e sua fé”, disse ela.

Laura contou que em maio de 2014 Dino Mazzoli estava gravemente doente no hospital, e expressou preocupação: “Eu não terminei a Bíblia”, disse à sua filha. A força de vontade, no entanto, o fez conseguir terminar o projeto: “Fiquei absolutamente espantada” que ele tenha chegado ao fim, afirmou Laura.

biblia dino mazzoli

biblia dino mazzoli2

biblia dino mazzoli3

biblia dino mazzoli4

biblia dino mazzoli5

biblia dino mazzoli6

biblia dino mazzoli7

biblia dino mazzoli8

biblia dino mazzoli9

biblia dino mazzoli10


3 COMENTÁRIOS

  1. Louvável é excelente., merece com toda a certeza a admiração dos cristãos., cabe a santa sé o reconhecimento.,e com certeza será dado este aval., para que seja impresso em larga escala., pois pelas gravuras e empenho teve inspiração divina., com a palavra o santo magisterio da igreja.,

    Para que esta obra seja ., base para a evangelização ., pois a imagem é tão edificante quanto a leitura., paz e bem

    • Interessante, é outra forma de atrair olhares de outros povos e culturas para a crença. É uma evangelização muda, simples, mas inteligente, que relembra obras da alta Idade Média para representação do cristianismo em seu início, como forma de catequizar os analfabetos e barbaros de outras línguas, até a a Baixa Idade, onde o poderio da ICAR está em queda com a acensão do antropocentrismo (o homem como centro do universo), mas a função dos vitrais perpetua-se pelos anos, não tentando persuadir o público pela vulgar representação e normatização do profano no periodo Renascentista.

      Quem quiser também, tem total liberdade, como um muçulmano faria, de denegrir as imagens, mesmo sendo do próprio profeta, pois direito de expressão é isso, mostrar a visão pessoal acerca do mundo.

      • O direito de expressão e louvável desde que nao ofenda o direito e os sentimentos dos outros ., cada cidadão segue as regras estipuladas pela legislação do seu país., caso contrário já tem viajem para a lua e só comprar um passaporte e ir pra lá., serás rei e estando sozinho não terás q questionar., paz e bem

DEIXE UMA RESPOSTA