Um artista italiano passou os últimos dez anos ilustrando passagens bíblicas, distribuídas em 1.500 páginas de um livro publicado com o texto da versão da Comunidade Cristã da Bíblia.
Dino Mazzoli, 80 anos, fez o trabalho manualmente após se aposentar, e o resultado é um livro com 5 mil ilustrações que usam o texto da versão da Comunidade Cristã da Bíblia como legenda. As técnicas usadas pelo artista foram aquarelas, lápis de cor e colagens.
Segundo informações do Catholic Herald, Mazzoli conta que seu trabalho começou despretensiosamente: “Comecei desenhando – e então, de repente, eu levei uma página A4 e comecei a escrevê-la”, contou, lembrando como começou.
Sua filha, Laura Mazzoli-Smith disse que os desenhos se tornaram parte da rotina de seu pai: “Ele estava tão inspirado que as ilustrações se tornaram tão importantes quanto a leitura da Bíblia”, afirmou.
A versão própria e ilustrada do aposentado virou notícia internacionalmente. As ilustrações, que permeiam o texto bíblico original, possuem traços bastante marcantes e peculiares.
“Ele é muito bom em desenhos animados e caricaturas, mas vê-se como um ilustrador”, disse sua filha. “Ele tem um estilo muito exuberante e divertido”, acrescentou Laura, que revelou que seu pai homenageou outros artistas, como Pablo Picasso, em algumas de suas pinturas.
A filha do artista disse que a intenção de seu pai é comunicar o que sente através das pinturas: “Sempre houve algo de infantil e apaixonado sobre o trabalho do meu pai. Ele está extremamente empenhado. Ele tem uma visão infantil do mundo, que sai em sua arte. Ele quer chegar e falar com as pessoas através de sua arte. Ele reúne sua arte e sua fé”, disse ela.
Laura contou que em maio de 2014 Dino Mazzoli estava gravemente doente no hospital, e expressou preocupação: “Eu não terminei a Bíblia”, disse à sua filha. A força de vontade, no entanto, o fez conseguir terminar o projeto: “Fiquei absolutamente espantada” que ele tenha chegado ao fim, afirmou Laura.