Assassinato de pai de santo em Manaus teria sido motivado por intolerância religiosa

31

Na noite do último sábado, o pai de santo Rafael da Silva Medeiros, de 28 anos, foi morto a facadas ao tentar separar uma briga entre vizinhas no bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus (AM). O crime foi discutido na manhã dessa segunda feira na sede do Governo do Amazonas, e tem sido considerado como fruto de intolerância religiosa.

Segundo informações do portal UOL, Rafael tentava apartar uma briga entre duas vizinhas que mantinham um desentendimento devido a escolhas religiosas, quando acabou atingido com dois golpes de faca no pescoço e nas costas deferidos por um homem identificado como “Raizinho”, que seria filho de uma das vizinhas. Ele chegou a ser levado ao Hospital e Pronto Socorro Platão Araújo, mas não resistiu aos ferimentos.

– Há mais de duas semanas essa situação estava bastante tensa. A mãe do assassino fez muitas confusões com a vizinhança. Ela é evangélica e a dona da casa onde aconteceu o assassinato é do candomblé. Ele (‘Raizinho’) estava alcoolizado e drogado, e se meteu na discussão da mãe com a vizinha. E deu nisso – afirmou Alberto Jorge, da Articulação Amazônica dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (Aratrama).

O representante da Aratrama afirmou que os membros da entidade se reuniram no domingo (4) e decidiram cobrar uma atitude do poder público sobre o assassinato de Rafael.


– Entramos em contato com o Evandro Melo (secretário de Governo do Amazonas) e denunciamos essa situação de inoperância do Estado, de total falta de interesse e falta de resposta. É uma situação de guerra religiosa, reflexo do que acontece em todo o Brasil – afirmou Alberto Jorge.

– Esse seria apenas um caso se não fosse somado aos três outros incidentes de 2012 e aos dois assassinatos de 2013. Isso foi só o grosso que pegamos – completou, afirmando que houve ainda um caso de ameaça de morte por intolerância religiosa em 2011, outro de ameaça e um de agressão física em 2013 e um caso de ameaça já em 2014.

Alberto disse ainda que houve omissão do poder público no caso, afirmando que a polícia não prestou o socorro necessário ao rapaz.

– Ele (Rafael) pediu socorro da polícia e esse socorro não chegou. É omissão do aparelho policial. O Estado tem se feito de inocente. A gente pede ajuda e não tem resposta – relatou, afirmando que há omissão do Estado brasileiro sobre crimes de intolerância religiosa, e que o poder público estaria com os olhos voltados para os evangélicos, por serem um número maior de eleitores.

– O povo de matriz africana vem sofrendo e não tomam providências por conveniências políticas. Quem hoje é curral eleitoral? Os evangélicos. O Estado se diz laico, mas no fundo é teocrático – completa.

O assassinato está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios e Sequestros (DEHS), que ainda não localizou e nem tem o nome completo de “Raizinho”.

Por Dan Martins, para o Gospel+

31 COMENTÁRIOS

  1. Nunca entre em uma briga, pra que arranjar problemas para você mesmo? Agora acho que ele foi morto por entrar na briga, e não por religião, se fosse assim, a briga seria com ele. Agora eu me lembro de um caso de um pastor que entrou na briga e acabou gravemente ferido, eu li aqui neste site.

  2. Pura OCIOSIDADE, de ambas as partes.se tivessem trabalhando, produzindo algo bom
    , isso não aconteceria!!!
    As brigas acontecem por pura falta do que fazer, independente do credo religioso, ou estou errada?
    Brasileiro esta tomando um rumo muito estranho, sempre conviveram e agora estão com essa frescura.

    • olha o preconceito racial ,olha o bairrismo..rapaz…aqui em manaus esta cheia de sulistas,nordestino, que vem se dar bem aqui…conosco amazonenses…um dia que sua cidade nao estiver dando nada..e voce for à banca rota..pode vir pra ca irmao..que tu vais sair daqui gordo que nem porco…seu preconceituoso…tu nao és brasileiro não?..o Brasil é de todos nós viu?!! pare de preconceito..ô filho do Hitler..ah é o hiltler junior…tu deve bem ser algum nordico ne? ou quem sabe algum extraterrestre que caiu de algum ´´planetoide´´…eu ein!

    • olha o preconceito racial ,olha o bairrismo..rapaz…aqui em manaus esta cheia de sulistas,nordestino, que vem se dar bem aqui…conosco amazonenses…um dia que sua cidade nao estiver dando nada..e voce for à banca rota..pode vir pra ca irmao..que tu vais sair daqui gordo que nem porco…seu preconceituoso…tu nao és brasileiro não?..o Brasil é de todos nós viu?!! pare de preconceito..ô filho do Hitler..ah é o hiltler junior…tu deve bem ser algum nordico ne? ou quem sabe algum extraterrestre que caiu de algum ´´planetoide´´…eu ein! capitao linch kk

  3. A matéria não diz qual Cidade Nova. Estive na Cidade Nova II no ano passado e fiquei impressionado com a quantidade de igrejas evangélicas na região. Em uma mesma quadra, cheguei a contar 5 igrejas, inclusive uma do Waldomiro Santiago. Realmente é curral evangélico, onde pai de santo é minoria.

  4. O camarada aparta uma briga que nem era com ele e é morto. Aí os gênios dizem “foi morto porque era pai de santo e o crime teve origem na intolerância religiosa”

    Tá “Serto”

  5. Meus pesar a familia do morto! Mas essa confusão nao tem nada a ver com evangelicos, esse senhor Alberto Jorge é o jean Wilis da Amazonas, todo crime contra homossexual e quem é do caamdoblé ,ele acusa os evangelicos, é um anti cristao-evangelico, JEOVÀ vai ainda pegar ele!

  6. Isso é briga de vizinho oq ele foi fazer la si trometendo na briga dos outro e isso oq dar
    ai aparece um monte de babacas falando besteira vao se converte seus babacas

  7. ” Evangélica brigando com macumbeiros” ?
    Espera um pouco , estão querendo se aproveitar de uma caso desses para tentarem levar vantagem como os ativistas gays ?
    Essa doida não é evangélica nem aqui nem na China. Agora , perto de minha casa , uns macumbeiros mataram um rapaz evangélico e cortaram sua cabeça , ai pode né ?
    Não vi mídia nem macumbeiros se manifestando contra , apenas trataram como um crime comum .

  8. Engraçado , vemos diariamente crimes cometidos por pais de santo , agora quando o crime é causado ( não cometido ) por uma maluca de se diz evangélica , ai sim merece destaque até da mídia internacional .
    Engraçado , né ?

    • Para os fundamentalistas amantes da crente lunática Sherazade, ela e todos vocês vão prestar contas do sangue desta mulher, morta covardemente.

      Efeito Sherazade: Mulher linchada no Guarujá carregava Bíblia com fotos das filhas

      Dona de casa voltava da igreja quando foi atacada por assassinos; durante enterro, familiares se mostravam horrorizados com a ‘falta de amor no coração’ dos responsáveis pela morte

      De acordo com o ex-marido, ela era portadora de transtorno bipolar e foi acusada injustamente em rede social (© Reprodução YouTube)
      Reprodução YouTube
      O corpo de Fabiane Maria de Jesus de 31 anos, foi enterrado às 10h15 desta terça-feira, 6, no cemitério Jardim da Paz, no Guarujá (SP), em meio a gritos por justiça e forte comoção das cerca de 200 pessoas que acompanharam a cerimônia. Fabiane morreu nessa segunda depois de ficar dois dias internada. Ela foi linchada por moradores do Guarujá depois de ser acusada, por meio de uma página na rede social, de sequestrar crianças.
      O cemitério Jardim da Paz, onde ela foi enterrada, fica entre um lixão e um depósito de contêineres. Seu corpo foi depositado em uma gaveta nos fundos do cemitério, em lugar cercado de entulhos e insetos. Seu nome foi escrito com pregos no cimento fresco na gaveta por coveiros. Muito religiosa, segundo familiares e amigos que estiveram presentes, Fabiane morreu depois de ter ido buscar uma Bíblia na igreja São João Batista, também no Guarujá. Esse foi um dos principais assuntos discutido entre os familiares durante a cerimônia, que também se mostravam horrorizados com a “falta de amor no coração” por parte das pessoas que a espancaram até a morte depois de arrastá-la por vielas do bairro.
      Os amigos contaram ao Estado que Fabiane havia emprestado a Bíblia para uma amiga na quarta-feira passada, ocasião do aniversário da amiga. Fabiane recomendou a leitura de um salmo. No sábado, ela foi buscar o livro que havia ficado na igreja. No caminho de volta para casa, a dona de casa parou em um supermercado para depois prosseguir viagem, quando então foi atacada. A Bíblia, que tinha também uma foto das filhas dela, foi rasgada pelos assassinos. O livro, no entanto, foi recuperado e entregue para a mãe de Fabiane.
      Manifestação. Depois da cerimônia de sepultamento, uma passeata pedindo paz e justiça saiu do cemitério em direção ao centro do Guarujá. A polícia deve ouvir nesta segunda os responsáveis pela página no Facebook “Guarujá alerta”, acusada de publicar fotos que levaram a multidão a apontar Fabiane como suposta sequestradora de crianças. Na segunda, a Polícia Civil do Guarujá divulgou que suspeita que pelo menos 10 pessoas teriam participado do crime.

      • Cara tu é um maluco! quem tú quer acusar pela morte dessa mulher? O chefe dos camdoblé do Amazonas já está acusando os evangelicos de terem matado um membro da seita, agora dessa mulher voce vem insinuar tambem que é os evangelicos! sai pra lá capeta!!!!!

      • ela foi acusada de praticar sequestros e magia negra, típico boato de neo-pentecostais que se dizem evangélicos, cristãos, etc mas FELIZMENTE DEUS AMA A TODOS CRISTÃOS EMBORA ABOMINE SUAS PRÁTICAS..

      • Se você quiser eu listo dezenas de linchamentos que houveram antes do comentário da Raquel que inclusive não incita à isso em momento algum.

        Utilizar esse fato como pretexto para uma relação entre o comentário dela é coisa de gente leviana.

    • Verdade Wagner, essas religiões afro deviam era desaparecer do mapa, fazem muita sujeira com seus trabalhos de macumba pela cidade, sacrificam animais e bebem o sangue, e a magia negra que é farinha do mesmo saco sacrifica até crianças para beberem o sangue, essas religiões são vergonhosas, uma pessoa que defende uma prática dessas deveria se doar para ser sacrificadas no lugar das crianças que eles sacrificam.
      Pode ver que todos os pais de santo são gays e doente, isso quem me confirmou é um amigo que é da umbanda.

  9. Olá povo leitor, engraçado é, a economia vai mal a culpa é dos cristoes, o governo vai de mal a pior a culpa a é dos cristoes, passeatas contra oa copa a culpa é dos cristoes, assassinatos em familia a culpa é dos cristoes, sabe de quem é a culpa??? O homem esta deixando DUS para ultimo plano e se deleitando em sua propria força. Tirando DUS de suas familias, de seus sonhos, dos seus casamentos…. Tente culpar Deus??? Tente!!!

    • É mesmo pastor, essas religiões afro deviam era desaparecer do mapa, fazem muita sujeira com seus trabalhos de macumba pela cidade, sacrificam animais e bebem o sangue, e a magia negra que é farinha do mesmo saco sacrifica até crianças para beberem o sangue, essas religiões são vergonhosas, uma pessoa que defende uma prática dessas deveria se doar para ser sacrificadas no lugar das crianças que eles sacrificam.

    • Verdade pastor, e essas religiosos afro são um bando de porcos, enchem a cidade de macumba, usam animais para fazer trabalhos e na magia negra que é o mesmo ramo sacrificam até crianças e bebem o sangue.
      Sujam a cidade e as encruzilhadas com seus trabalhos com intenção de destruir a vida dos outros, isso ninguém fala…
      Agora uma criminosa que se diz evangélica tem todo o crédito…,o povinho é mediocre mesmo, acredita em tudo.

    • Verdade pastor, e essas religiosos afro são um bando de porcos, enchem a cidade de macumba, usam animais para fazer trabalhos e na magia negra que é o mesmo ramo sacrificam até crianças e bebem o sangue.
      Sujam a cidade e as encruzilhadas com seus trabalhos com intenção de destruir a vida dos outros, isso ninguém fala…
      Agora uma criminosa que se diz evangélica tem todo o crédito…,o povinho é mediocre mesmo, acredita em tudo.

  10. Nossa tudo agora é intolerância religiosa partindo de evangélicoas qualquer um pode se dizer evangélico e fazer o que quiser e até praticar crimes, apesar que essas religiões afro são uma nojeira, sacrificam animais, fazem macumbas pelas ruas e em alguns lugares sacrificam até crianças e bebem o sangue, interessante que isso ninguém nota, isso sim é um crime e deveria ser banido da face da terra uma cultura imunda dessas.

    Esse papinho de”intolerância” religiosa é coisa de veados.

      • Não, também seria crime do mesmo jeito, mas nesse caso aí já querem taxar como intolerância religiosa, e outra essas religiões afro só trazem sujeira, sujam pontos da cidade com trabalhos de macumba, matam animais para beber o sangue, e no caso da magia negra que é uma das principais religiões afro eles sacrificam até crianças com um punham no peito, uma cultura dessas não seria crime?

    • Lellison. 1º O que esperar de uma pessoa com esse nome? Um babaca intolerante! Alias, você sabe demais sobre os sacrificios né?! Acredito que você seja um novo evangélico, ex mago, redimido. Otário!
      Que tipo de cristão é você? Leu a Biblia já? Ahhh não deu. Você deu todo seu dinheiro no dizimo! Jesus nunca julgou ninguem, muito pelo contrario, amou a todos até o fim! Por culpa do seu pecado! Você o sacrifica todos os dias quando pensa e deseja mal de alguem dessa forma. Um crime é você incita a intolerancia.

  11. Eu acredito que quem gosta de defender essas religiões afro deveriam se doar pra ser sacrificado no lugar das crianças que alguns segmentos sacrificam.

DEIXE UMA RESPOSTA