Duas pessoas foram mortas e várias outras gravemente feridas na noite de domingo em um ataque à faca na Igreja Batista da Graça, em San Jose, cidade na Califórnia (EUA), revelaram as autoridades locais.
A Polícia de San Jose usou sua conta no Twitter às 20h47 da noite do último domingo, 22 de novembro, para informar que os policiais estavam atendendo a uma ocorrência na igreja localizada numa rua chamada San Fernando, próximo ao campus estadual da faculdade de San Jose.
Em seguida, outra postagem às 21h30 dizia que “podemos confirmar que temos várias vítimas de esfaqueamento; alguns com lesões fatais”. O prefeito de San Jose, Sam Liccardo, confirmou que pelo menos duas das vítimas do ataque morreram, conforme informações da emissora KPIX 5, afiliada da rede CBS.
“Nossos corações estão com as famílias dos dois membros da comunidade que sucumbiram a feridas no ataque à faca desta noite à Igreja Batista da Graça, no centro”, escreveu o prefeito no Twitter
Ele também disse inicialmente que a polícia mantinha o suspeito sob custódia. Pouco tempo depois, ele excluiu essa publicação, afirmando que o Departamento de Polícia de San Jose forneceria uma atualização.
A confirmação de duas mortes foi feita pela Polícia de San Jose em uma publicação feita mais tarde: “Duas vítimas sucumbiram aos ferimentos [a faca ] e foram declaradas mortas” e, posteriormente, corrigiu a declaração do prefeito dizendo que “não houve confirmação de uma prisão”.
As vítimas podem ser pessoas sem teto que tiveram permissão para entrar na igreja para se refugiar do frio intenso que já começou no hemisfério norte. “Nenhum serviço religioso estava sendo realizado no momento do esfaqueamento. Indivíduos sem casa foram trazidos para a igreja para tirá-los do frio”, resumiu o porta-voz da Polícia.
Um vídeo que foi veiculado pela emissora de TV mostra que diversas viaturas da Polícia foram mobilizadas para o local, assim como ambulâncias. A CBS SF conseguiu confirmar que havia duas cenas de crime sendo investigadas pela polícia e que uma estava dentro da igreja e a outra fora.
As duas vítimas fatais do esfaqueamento se somam a outros 39 assassinatos na cidade de San Jose apenas em 2020, afirmou a Polícia, que até as 23h00 ainda coletava evidências e colhia depoimentos de testemunhas do ataque.
As investigações sobre o crime apenas foram iniciadas, e a Polícia prometeu atualizar os detalhes com um comunicado à imprensa tão logo “mais fatos forem conhecidos” das autoridades da cidade na Califórnia.
No confirmation of an arrest. Please refer to our feed for updates. This is a very active scene. Thank you for your patience.
— San Jose Police Media Relations (@SJPD_PIO) November 23, 2020
Homicide number 40 and 41 for 2020. Media Advisory/Press Release in the morning when more facts are known.
— San Jose Police Media Relations (@SJPD_PIO) November 23, 2020