Ativistas ateus protestam contra uso da frase “Feliz Natal” em ônibus do transporte coletivo

13

A frase “Feliz Natal” em espaços públicos vem sendo contestada por ativistas ateus que a associam a um suposto proselitismo religioso, uma vez que a origem das comemorações de Natal é a celebração do nascimento de Jesus.

Em Manaus (AM), a estudante de psicologia Elaine Regina, 20 anos, ateia, se posicionou contra a presença da frase “Feliz Natal” no letreiro dos ônibus na capital amazonense, classificando-as como uma transgressão do princípio do Estado laico.

“As frases dos ônibus são públicas”, argumentou, uma vez que o transporte coletivo é uma concessão do Estado.

A queixa da ativista ateia foi apoiada pela advogada Joice Bernardo. Em entrevista ao jornal A Crítica, Joice afirmou que “o Estado precisa ser laico”, e portanto, as autoridades municipais deveriam zelar pelo equilíbrio entre o direito de liberdade religiosa e a crença da maioria das pessoas numa sociedade majoritariamente cristã.


Para a advogada, deveria haver uma discussão entre representantes da sociedade civil e as autoridades sobre o uso de uma frase que faz alusão ao cristianismo, mas reconhece que é difícil que o governo satisfaça a população em 100% de seus anseios.

As queixas contra o uso da frase “Feliz Natal” nos ônibus inclui até a dificuldade por descobrir qual o destino que o coletivo tem, uma vez que a alternância de exibição da linha e da mensagem natalina é automática. A enfermeira Vanessa Calmont, 25 anos, diz ter perdido um ônibus porque não deu sinal a tempo, justamente porque não sabia para onde ele iria devido à frase.

Outra visão

Recentemente, uma ação do Ministério Público motivada por queixas de ativistas ateus foi julgada improcedente no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O MP da cidade de Sorocaba (SP) pedia a remoção de um totem na entrada da cidade com a frase “Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo”.

O desembargador Ricardo Dip, relator do processo, afirmou que “a laicidade estatal não é fundamento para a práxis do ateísmo”, e acrescentou que concordar com a remoção do totem “seria a mesma coisa, justificada em razões similares, que pedir a demolição da deusa pagã da Justiça, que ornamenta o prédio do Supremo Tribunal Federal”.

Essa decisão deverá ser estabelecida como um precedente legal em futuros debates sobre a laicidade do Estado e a liberdade religiosa.


13 COMENTÁRIOS

  1. O estado é laico, mas não é laicista, a concessão para uso público de passageiros não retira a propriedade de seus proprietários, nem muito menos os obriga, se guardar de quarquer publicidade feita neles, ou seja podem fazer a propaganda para quem quiser, cueca carro picolé, não importa.
    Devem sim e isto são obrigados a cumprir toda legislação do transporte coletivo.

  2. FELIZ NATAL para Mary,Sandro, Felipe,Marcelo,Stadust e outros comentaristas do bem.Feliz
    natal para os comentaristas do mal que nem preciso citar os nomes,pois todos já sabem
    quais são,sendo que eu também,em pé de guerra contra eles,me incluo como comdentarista
    de linguagem vulgar ( por descer ao nível deles) e do mal também.Mas a diferença é que eu
    não sou crente,sou do mundo,não sigo doutrinas de igrejas,mas a minha consciência e não
    estou dando mal testemunho aos evangélicos como aqueles que se dizem serem de JESUS,mas não são.Eu sou cristão católico,mas não sigo a placa da igreja e nem idolatro
    padres e nem santos de barro.Mas um santo como o apóstolo Paulo de Tarso eu aceito a
    intercessão para se chegar a JESUS CRISTO.

  3. Aqui onde moro há uma empresa de ônibus que divulga com letras garrafais o comercial de uma loja de produtos eróticos.
    Desejo a todos um Feliz Natal e inclusive aos ateus que visitam este site.

  4. É simplesmente uma bobagem de tirar a frase, até por que ela não foca fixa no Itinerário Eletrônico, e mal chega a aparecer por 2 seg. Além disso, TODOS os coletivos de Manaus tem uma placa fixa no para-brisa informando o número da linha, e mesmo que o estado seja ‘laico’, uma frase não vai mudar a religião d e um ateu, por exemplo.

  5. Feliz Natal a todos !
    Afinal hoje comemoramos o nascimento de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, q veio pra salvar todo aquele q nele crê, Ele morreu em nosso lugar.
    Glória a Deus por isso, Ele morreu, ressuscitou e está assentado ao lado do Pai, o nosso Deus, mas não nos deixou órfãos, enviou o Consolador, o Espírito Santo.
    Isso é que é DEUS !
    Aleluia !!!

  6. Tem que avisar para essa cambada de ateus que o estado é laico, NÃO ATEU.
    Estado laico é para quem crê e quem não crê, num país onde 90% da população é cristã, a maioria tem que ser respeitada

  7. Não compreendo este incomodo com algo que eles acham que nem existe.
    No fundo um sentimento de crença profunda, inerente a vontade humana,pulsa dentro da alma de cada ateu.

DEIXE UMA RESPOSTA